segunda-feira, 23 de outubro de 2017

De quando os animais falavam...

Dizem que já noutra idade
falaram os animais,
e eu creio que por sinais
inda hoje falam verdade.

Ouvi contar como então
se fez valente e temido
um vil jumento, escondido
nos despojos de um leão.

Enquanto de longe o viam
os outros fugiam dele:
eram milagres da pele
do rei, a que eles temiam.

Quis falar, buscou seus danos,
que os outros, com raiva crua,
fazem pagar pela sua
da outra pele os enganos.

Quantos há, na nossa aldeia,
leões e lobos fingidos,
que houveram de andar despidos,
se não fora a pele alheia!


Francisco Rodrigues Lobo, Éclogas, I

Francisco Rodrigues Lobo (Leiria, 1580 – 4/11/1620)

Poeta e prosador, considerado discípulo de Camões e o iniciador do Barroco em Portugal, 


Sempre atual...

20 comentários:

  1. Ao longo dos tempos, sempre houve quem gostasse de se fazer passar por quem não é!
    Eu sou mais da opinião de que "mais vale sê-o que parecê-lo"!

    Beijinhos na Tua pele
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. Parece ter sido escrito por estes tempos.
    Obrigado pela partilha. Eu não conhecia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Qualquer semelhança com a realidade não terá sido mera coincidência??
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Um poema que me parece bem actual, mas que desconhecia.
    Hoje ao ler este poema lembrei-me da praça com o nome dele na nossa cidade.

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem bonita! É o coração da cidade e tão amorosa, tão agradável, com o castelo sobranceiro... Muito lindo!

      Beijinhos leirienses

      Eliminar
  5. eu tenho duas gatas que falam.
    e não são fábulas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miau... as minhas também falam comigo... Um carinho por de mais...

      Eliminar
  6. Perfeito para os tempos atuais!!!
    Gostei de ler ... bj

    ResponderEliminar
  7. Gracinhamiga

    Eu aposto no comentário da Afroditamia. Com os tempos que vão correndo - Ò Lobo tu és o maior!

    Bjs da Raquel e qjs do Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  8. muita sabedoria tinha esse homem para alertar sobre o "perigo" das mentes humanas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era muito sabido, sim senhor. Mas acabou perseguido e afogado no Tejo. Le pauvre...

      Eliminar
  9. Ora bem, o nosso Rodrigues Lobo topava-os à légua. Até hoje nada mudou a não ser o penteado. Por isso se afogou? Ainda hoje assim é.

    Bj.

    ResponderEliminar
  10. Para quem sabe compreender bem os animais,sabe que eles falam connosco e têm sentimentos como nós!! Lindíssimo poema!! Tudo de bom para ti,feliz resto de mês de Outubro!!

    ResponderEliminar