sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Noite Europeia dos Investigadores


Então hoje tem lugar a NoiteEuropeia dos Investigadores que pretende celebrar a Ciência divulgando-a junto dos cidadãos. Acontece esta noite no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa e no Museu de História Natural e da Ciência no Porto.

Muito bem! Vi há pouco no Telejornal e de imediato me lembrei da divulgação da Ciência lá na “minha” escola. (Parece que não tiro a dita “minha” escola da ideia, desculpem-me mas foram 36 anos da minha vida que dei àquela escola e a vida que ela me deu a mim!)

Foi nos idos de 96 que foi lançado o Programa Ciência Viva que tinha por objetivo promover a ciência nas escolas secundárias e dos 2º/3º ciclos convidando-as a apresentar projetos do âmbito científico que envolvessem os alunos. Como era nosso hábito no meu Conselho Executivo começámos logo a incentivar os nossos colegas para entrarem no Ciência Viva e conseguimos que o nosso jovem colega coordenador do Clube de Astronomia (a quem eu carinhosamente apelidava de “cientista maluco” dado o entusiasmo que punha em tudo o que se envolvia no âmbito das ciências) apresentasse um projeto de tal maneira bem feito que ganhámos dois mil contos e uma série de telescópios para equipar o Clube de Astronomia. Escusado será dizer que esse equipamento serviu para o nosso “cientista maluco” desenvolvesse toda a espécie de palestras e ateliers para alunos de outras escolas do concelho.

Um dos eventos que o nosso colega montou foi uma Noite das Estrelas em que alunos, pais e professores iriam observar uma chuva de estrelas usando os telescópios. A coisa foi divulgada pela comunidade escolar e pelas outras escolas. A concentração foi prevista para a Senhora do Monte, o monte mais elevado da serrania das Cortes, ali onde, tímido e pequenino, nasce o Rio Lis.

Tudo a postos. O nosso colega e os alunos do Clube lá transportaram os telescópios para a Senhora do Monte e, depois do jantar, lá fomos nós, todos os elementos co Conselho Executivo, para o mais belo subúrbio da cidade de Leiria. Grande entusiasmo para ir ver as estrelas!

Quando lá chegámos… onde estavam os alunos e os pais e os telescópios? Não se via nada! Sobre o monte tinha caído um cerrado nevoeiro que não dava nem para nos vermos uns aos outros…


Foram dias e dias de risota sobre a observação das estrelas…

A Senhora do Monte


Capela da Senhora do Monte

9 comentários:

  1. E como a zona de Leiria é propensa a nevoeiros!

    ResponderEliminar
  2. Na minha terra chama-se a isso, ir ao Vaticano e não ver o Papa.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Uma viagem à senhora da asneira» diz-se por aqui...

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Que falseta, hein, Graça! Sua narrativa me fez rir...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. A natureza é que manda amiga Graça.

    Deve ser pelas fotos um local magnífico.
    Um beijinho e boa semana... sem nevoeiro :)

    ResponderEliminar
  5. Só agora dei conta deste teu post...
    Tenho de o mostrar ao meu filhote pois ele ainda hoje está ligado à astronomia. Ele deu 3 anos (and still counting) da vida dele ao clube de astronomia da escola onde fez o ensino secundário. E graças ao bichinho da astronomia, foi o ano passado representar o nosso país às IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) na Indonésia e este ano bisa a "brincadeira", só que desta vez vai à Índia com a bandeira do nosso país ao peito.

    A peripécia que contas foi um flop, como dizes, mas ainda hoje é motivo de boas memórias! :)

    Beijinhos estrelados
    (^^)

    ResponderEliminar