terça-feira, 10 de março de 2015

O «politicamente correto»

Insuportável a expressão bem como o conceito do «politicamente correto». À semelhança da «assertividade» (de que falarei noutra altura) soa a hipocrisia, soa a falso. 

Encontrei uma definição de «politicamente correto» que acho por de mais completa; dizem ser de um aluno da Universidade de Griffith, na Austrália e diz assim: «Politicamente correcto é uma doutrina, sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos meios de comunicação, e que sustenta a ideia de que é perfeitamente possível pegar num pedaço de merda pelo lado limpo.»

Admiro os articulistas que, nos jornais, fazem o seu comentário ou dão a sua opinião da forma mais escorreita possível sem problemas de «politicamente correto». Admirava as opiniões de Baptista-Bastos como admiro a forma desassombrada com que Pedro Marques Lopes, um PSD assumido, todos os domingos "derrete" (quase) todos os políticos, ou melhor, aquela espécie de políticos, em que ele próprio votou.


Esta semana, ataca (aquela espécie de) primeiro-ministro apresentando uma dualidade entre o Passos Coelho primeiro-ministro e o Passos Coelho cidadão concluindo: «Ao Passos cidadão, homem consciente das suas imperfeições, humilde, avesso ao puritanismo, com noção de que a importância dos pecados muda com o tempo, não perdoaria o Passos Coelho primeiro-ministro. Estou aliás convencido de que ultimamente quando olha para o espelho e vê o cidadão Pedro Passos Coelho lhe diz: "És um piegas, pá."»


Entretanto, e a propósito do caso das dívidas à Segurança Social do dito pm, aponta o dedo ao ministro da Segurança Social e a Cavaco que vieram, pressurosos, defender "o seu menino"...

Só uma coisa com a qual não posso concordar: é que termina a crónica dizendo: «Ao que Cavaco Silva chegou.» Por mim penso que Cavaco Silva sempre assim foi. Pequenino, mesquinho, tendencioso, pretensioso, preconceituoso. Vil.

11 comentários:

  1. Quanto mais me aproprio do termo: "politicamente correto", mais concordo com a definição acima!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. excelente definição, Graça. :)

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Permita que me sente para concordar com o que escreve.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ssssssstress, pelo comentário e pela visita. Pode vir sempre e sentar-se à vontade.... O prazer será todo meu.

      Cump.

      Eliminar
  4. Concordo com a sua discordância

    ResponderEliminar
  5. Qualquer dia recebem uma medalha...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Amiga Graça, há muito tempo que não lia uma definição tão perfeita duma frase !
    Aliás até a copiei para memória futura :)
    Aplaudo de pé tudo o que aqui publicou !

    beijinho

    ResponderEliminar