domingo, 23 de fevereiro de 2014

Até para ser cão é preciso ter sorte!



Digo isto muitas vezes. Porque, ao contrário do que muita gente diz – que «a sorte se constrói» e assim – eu acredito mesmo na sorte. Indiscriminada. Aleatória. Desaparelhada. Sorte apenas!

Há muitos anos, lá para os finais de 80/ inícios de 90, assisti, de muito perto, ao desfazer de uma fraude de alguma envergadura no meio. No meio profissional e social. Um professor de carreira, na direção de uma escola C+S, como se dizia à época, dando provas de bom desempenho profissional,  de quem se provou ter forjado as habilitações e que não tinha feito mais do que o antigo 5º ano (actual 9º). Foi um caso sério como devem calcular. Não tenho como desculpar o seu feito, nem é desculpável, naturalmente. Mas nunca mais me esqueço da “armadilha” que um grupo de colegas lhe armou, nem o olhar de gáudio – senão mesmo de algum ódio – de uma delas ao apresentar a denúncia.

Nunca mais ouvi falar dele, nem sei o que lhe aconteceu. Nem me interessou saber, face à humilhação da pessoa – que até nem era das minhas maiores simpatias.

E é aqui que entra a sorte. Aquela com que comecei o texto de hoje. O «dr» Relvas não fez mais do aquele meu ex-colega de que falei: aldrabou, forjou, aproveitou-se. Só que enquanto o meu ex-colega teve um grupo de colegas que o cercou e abateu, naturalmente com justiça, o «dr» Relvas, depois de ser cercado e denunciado, saiu pelo seu próprio pé, refugiou-se no Brasil desempenhando um qualquer cargo (para o qual não tem habilitação, nem saber) e agora é resgatado pelo grande amigo (que por acaso é o primeiro-ministro de Portugal) que muito lhe deve (ou direi tudo?) e volta para a ribalta política, pela porta grande – mesmo sendo a porta grande de um palco pequenino como é o da vida politico-governamental deste país. Também pequenino.

Estão a ver porque é que eu digo que ate para ser cão é preciso ter sorte?

15 comentários:

  1. "Mesmo no meio da testa. Não comerá mais crianças no caminho da floresta."
    Há mesmo sorte! O farsante foi atingido, como o lobo mau, mas afinal o tiro foi de pólvora seca. Uma verdadeira vergonha. O exemplo que os nossos "líderes" dão é terrível para as novas gerações.
    Que raio de sociedade é esta?

    ResponderEliminar
  2. Relvas, tem uma missão:
    polarizar ódios
    desviando-os do odioso das políticas e medir até onde vai a capacidade de encaixe do povo.

    ResponderEliminar
  3. Tem razão, Rogerito. O pior é que o poder de encaixe deste povo mísero é infinito... Foram 48 anos de ditadura e 300 de Inquisição e tudo aguentaram...

    ResponderEliminar
  4. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Os coelhos tem que comer relva e como tal faminto estava esse que infelizmente nos governa e abriu a porta para poder pastar à vontade, mas será por pouco tempo, o mau tempo político vai a caminho desse jardim à beira mar.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Amanhã espero escrever umas linhas sobre o assunto.
    Acho que percebo porque é que fizeram esta cachorrada.
    Beijinhos e votos de boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Que me desculpem os Coelhos e os leporídeos, mas este Coelho gigante com todas as características asininas, não pode realmente passar sem Relvas.
    Diz-me com quem andas ... ...

    Votos de uma semana luminosa e, para dar continuidade à inauguração do Coliseu de Lisboa; bom Carnaval.

    ResponderEliminar
  7. Um tiro no pé do coelho...penso eu...
    Até os apaniguados não gostaram!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. De facto , para tudo na vida é preciso sorte.Espero que o povo abra os olhos e não se deixe embalar pelas palavras do coelho...quem qualquer dia come sopa de relva somos nós.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  9. Estes fulanos já tinham deixado a sua marca no tempo do "Cherne fujão", e do seu sucessor o Santana. Felizmente nesses dias estava na P.R. o Prof. Jorge Sampaio, que não pactuou com os desmandos destes cromos. Agora temos lá aquele embrulho!...

    ResponderEliminar
  10. Esperava que houvesse novidades nesta "receção". Porem, não me passava pela cabeça que este fosse ressuscitado. Só tem uma explicação: Os favores ainda não estão totalmente liquidados...

    ResponderEliminar
  11. Já dizia Hitler :

    "Que sorte para os ditadores que os homens não pensem."


    E o povo português não pensa minha amiga.

    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Engraçado. Minha avó dizia uma coisa bem mais forte. Costumava ela dizer "até para se ser p*** é preciso ter sorte"
    Mas o Dr(?) Relvas vai voltar para o governo? Desculpe a minha ignorância, ultimamente recuso-me a ouvir os politicos, e depois nem sei das últimas.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  13. E fazes muito bem, Elvira, em não ver os telejornais porque uma pessoa fica doente!

    O «dr» Ervas não vai para o "governo" (por enquanto...) mas foi apresentado pelo Coelhinho de Massamá como cabeça de lista para a Comissão Nacional.

    ResponderEliminar
  14. ignorando Relvas, esse ser que não adjetivo, e nem é por falta de opções, apenas digo, que a sorte, tal como é aqui relatada, faz parte das minhas convicções.bom domingo, apesar desta tristeza atmosférica.

    ResponderEliminar