terça-feira, 18 de junho de 2013

A notícia do dia

Num país – aqui e agora – vergado ao peso de um “governo” que, apesar de (cegamente) democraticamente eleito, já quase ninguém quer nem tolera; numa altura em que a economia está completamente arrasada; em que o desemprego e a miséria subiram a números nunca antes registados; em que a (clerical) Caritas apresenta um relatório em que declara que um quarto da população vive abaixo do limiar da pobreza e como saída para esta constatação sugere (na linha do empreendedorismo do inefável Relvas) que as pessoas criem o seu próprio emprego como sendo engraxador ou vendedor de castanhas; em que duas semanas depois de terminarem as aulas os alunos não conhecem as suas avaliações porque os professores têm de lutar pelos seus postos de trabalho e mantêm uma greve como nunca antes se viu; em que o ministro que se diz da Educação, de cabeça completamente perdida, dá ordens contraditórias e compele as escolas a procedimentos inacreditáveis e ilegais para tentar “ganhar” o braço de ferro que mantem contra os professores, forçando muitos por meio do medo a porem-se contra os próprios colegas; em que grande parte dos idosos nem aos hospitais já consegue ir por não poderem pagar as galopantes taxas moderadoras; em que a Justiça tem dois pesos e duas medidas conforme se trate de ricos ou de não ricos e fecha os olhos a todos os corruptos que desfalcaram o estado em milhões só porque…; em que o presidente da República que, depois de afirmar que o dinheiro não lhe chega, declara rendimentos no montante de um milhão de euros; em que, tal como fazia Salazar, o primeiro-ministro convoca os ministros para um dia de reflexão e não divulga o lugar onde se vão encontrar porque não podem sair à rua sem forte aparato de segurança policial;

Num país em que, em que, em que…

… há um pequeno deputado da maioria (veio-me à cabeça aquela palavra que o dr Catroga utilizou há dois anos, mas há que respeitar os meus possíveis leitores…) que se levanta impante na Assembleia da República e apresenta um relatório – ao que me parece elaborado por ele próprio – de uma tal comissão de inquérito às parcerias público-privadas em que culpa o anterior governo por mais não sei o quê e que os responsáveis devem ser responsabilizados e que o dito relatório deve ser enviado para o Ministério Público! 

Não me cabe a mim estar a defender aqui as decisões do anterior governo. Mas o facto é que perante o descontentamento (quase) geral da população e face à oposição que o anterior primeiro-ministro faz ao governo e ao dito presidente da República apenas em meia hora por semana – aliás a mais forte, senão mesmo a única, que se faz sentir publicamente do lado do PS – há necessidade de fazer reviver no povo o ódio que tanto o animou contra ele. 

Não sei se o homem tomou decisões erradas ou não – algumas deverá ter tomado porque, do que conheço dele e conheço-o pessoalmente, não foi tocado pela divindade – mas pegar num relatório preliminar, fazer aquele aparato todo em plena Assembleia da República e mandá-lo para a comunicação social que, obediente – ai, não! Há que zelar pelo emprego, pois claro! – fez dele a notícia do dia, é de mestre! E nisso estes pequenos PSD(s) – lá me vem outra vez aquela palavra do dr Catroga!... – são mestres!

É que já passou muito tempo desde que disseram que o homem vivia com o Diogo Infante; que tinha enchido os bolsos com o dinheiro do Freeport; que o tio e o primo (e o gato) tinham não sei quanto dinheiro em offshores; que tinha feito a licenciatura ao domingo; que vivia “à grande e à francesa” em Paris; etc. etc. E como tudo isso se foi provando não ser verdade, há que agitar outra vez o papão do ladrão do Sócrates para reavivar no povo o ódio por ele e por  aqueles fulanos do PS. Sim, porque como agitar o povo contra inócuos como o Seguro ou o Zorrinho?


17 comentários:

  1. O ódio destes tipos a Sócrates já entra no domínio da psicopatia, não é apenas um alijar de culpas.
    Digo-o com o à vontade de quem nunca foi à bola com Sócrates, mas hoje não tem dificuldade em reconhecer que estaríamos melhor se não o tivessem corrido. levianamente.

    ResponderEliminar
  2. Não aprecio particularmente Sócrates.

    No entanto, acho indecente a diabolização que o PSD e CDS fazem dele!!

    Mesmo com todas as asneiras que fez, ao pé destas criaturas sem ética, sem vergonha , sem respeito por nada nem por ninguém, Sócrates é um anjo!

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  3. Eu detesto o Sócrates,mas isto é esquizofrenia...E aliás,estes tipos têm um comportamento criminoso...

    ResponderEliminar
  4. Goste-se ou não do homem , foi na minha opinião o político mais caluniado e injustiçado neste país . Se conseguirmos ter a cabeça fria e saber analisar as linhas e entrelinhas , vemos onde querem chegar. M.A.A.

    ResponderEliminar
  5. Têm que arranjar maneira de enterrar vivo o anterior 1º ministro! Do qual ainda se dirá: volta que estás perdoado! E há destacadas personalidades do PSD que já o deixam entender. Então estes sem-vergonha do desgoverno não enganaram o povo prometendo corrigir todos os erros anteriores e fazer tudo melhor? Eu acho que todos os políticos mentem mas nunca vi nenhum que mentisse tanto e tão descaradamente como estes! E, ou não dão por isso(o que é grave)ou fazem-no deliberadamente(o que é ainda mais grave)porque consideram os portugueses estúpidos! Quando é que lhes mostramos que não somos atrasados como eles pensam?

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma amiga que assim que Sócrates saiu afirmou, mais ou menos assim: ainda vão sentir a sua falta.

    ResponderEliminar
  7. Amor com amor se paga.
    Um fez mal e estes estão a seguir todos os seus erros.
    O primeiro destruiu os funcionários públicos e fez deles o bode de todas as desgraças do país.
    Agora estes seguem-lhe todas as apostas e aceleram os passos numa destruíçaõ total.
    Valeu...????

    ResponderEliminar
  8. A táctica é antiga: dividir para reinar... e "o povinho papa tudo".

    ResponderEliminar
  9. Se um "perito" é pêro pequenino, um "Zorrinho" é um Zorro pequenito!

    ResponderEliminar
  10. À força de se excederem ainda lhes sai o tiro pela culatra!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Os políticos fazem política desprestigiando aos demais. Quando chegam ao poder, não sabem fazer outra coisa: que cambada!
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  12. Muito semelhante a 'corja política' ai e aqui... Não percamos esperanças de dias melhores!!
    [ ] Célia.

    ResponderEliminar
  13. Oi Graça, eu vinha bastante desalentada com nossa política, por aqui. Confesso que tinha bem poucas esperanças de ver um levante popular de peso, que pressionasse firmemente nosso governo. O último que vi foi nos anos noventa, com a derrubada de um presidente.
    O número de manifestantes aumenta cada vez mais e os brasileiros estão nas ruas cobrando mudanças. Se algo virá disso, logo saberemos.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns, queridas amigas do lado de lá do Atlântico, pela coragem desse povo jovem! Estes "velhos" aqui nem se mexem!

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  15. A política é uma coisa terrível... e os políticos andam sempre a tirar-nos do sério.

    ResponderEliminar
  16. Amiga Graça, realmente no Brasil está a mostrar a coragem que falta aqui!
    Isto só lá vai com a UNIÃO e REVOLTA de todos nós!


    beijinho

    ResponderEliminar
  17. Oh, Graça, estou parva com esta gente, que depois de dois anos instalados nas suas cadeiras governamentais, ainda tentam atirar as culpas para cima de Sócrates. Quer dizer, seria até anedótico, não fosse essa comunicação social fajuta beber-lhes as palavras e divulgá-las até à exaustão, como se de grandes verdades se tratasse! Cambada!

    Beijocas!

    ResponderEliminar