quinta-feira, 30 de maio de 2013

The Great Gatsby


Com grande alarde venho aqui, a este diário – sempre adorei diários! – registar que ontem fui ao cinema!
Aí pelos meus treze anos comecei a assinalar os momentos importantes dos meus dias numa pequena agenda de que o meu pai não precisou e aí passei a apontar também quando ia ao cinema, o nome do filme, dos artistas principais e – riam-se que eu não me importo! – se davam beijos apaixonados…  Mas enquanto nesse tempo ia ao cinema pelo menos duas vezes por mês ao cinema porque os meus pais, moradores apaixonados pela Lisboa dos anos 40/50, adoravam ir ao cinema, atualmente, por preguiça, por inércia ou simplesmente porque não sinto o apelo da magia lisboeta para sair para eventos, vou muito pouco ao cinema. 

Pois ontem obriguei-me a ir ver O Grande Gatsby. Por duas razões: primeiro porque foi uma das obras que tive de ler na Faculdade quando nos idos de 60 fiz a muito mal lecionada Literatura Norte Americana e depois porque tenho um grande encanto pelo glamour dos loucos anos 20 do século passado.

Avisada embora pelo barómetro dos críticos dos jornais, que nem sempre levo em grande conta, que não lhe atribuiu mais do que uma estrela em cinco, vim contudo de lá um bom bocado dececionada. A história é uma excelente história, ou não tivesse sido escrita por um autor como Fitzgerald mas o filme nada lhe acrescenta. Tal como o autor, o protagonista da obra tem um estilo de vida altamente luxuoso e gastador no tempo louco do charleston, do jazz, dos automóveis de corrida, dos recém-nascidos aviões, mas parece-me que o filme exagera na loucura, no movimento, no barulho com nenhum outro objetivo que não seja o de atrair público daquele dos baldes de pipocas e litradas de coca-cola. Apesar do excelente visual do DiCaprio e do narizinho supra bem feito da protagonista, apesar da elegância dos vestidos das mulheres, apesar da riqueza sumptuosa dos palácios onde moram os protagonistas e das hordas de criados à disposição a todas as horas e das cenas de libertinagem do pós I Guerra Mundial e das vicissitudes de uma América a viver em plena Lei Seca, apesar das apetecíveis paisagens e dos efeitos visuais ativadores de uma beleza natural ainda mais fascinante, a figura do narrador, Nick Carraway, que acaba por escrever a história do grande Gatsby é desenhada da forma mais hesitante, mais pasmada, mais irresoluta, logo ele que, não sendo a personagem principal, seria quem podia fazer girar toda a ação de modo a mostrar de facto a grandeza de Gatsby, a criar o élan que daria à história a força necessária que evitasse que o filme acabasse por viver apenas do envolvimento, da imagem, das circunstâncias, do acessório. 




(Aqui para nós que ninguém nos ouve, levei toda a segunda parte do filme a chamar-lhe … António José Seguro…)

14 comentários:

  1. Lollll! Só mesmo tu, querida Gracinha!! :)))
    Olha eu já não vou a uma sala de cinema prá'aí... há uns belos 4 anos.
    E ando sempre a par dos bons filmes, que vejo na pacatez da minha sala de estar.
    Já não tenho muita paciência para as palermices que vi e ouvi a última vez que fui ao cinema.
    Tenho algum interesse neste filme, mais pelos decors e guarda roupa, que foram tão badalados. ;)
    Mas prefiro o livro, tal como tu...
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Estou muito indecisa em ir ver este. Agora só vou se uma amiga minha que quer ir ver, me convencer :)

    ResponderEliminar
  3. (gostei muito do livro, li-o no 10º ou no 11º e depois fomos ver o filme com o Robert Redford e também gostei desse filme)

    ResponderEliminar
  4. Não faz parte da minha formação académica este famoso livro!
    Hoje, que tinha decidido ir ver o filme, havia greve do metro, ainda levei o carro para uma zona perto do Alvaláxia mas não encontrei lugar...
    Fica para a semana...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Tive oportunidade de ler esta grande obra e não a aproveitei.
    No meu 12ºano era para ter tido Inglês como disciplina de opção... mas acabei por mudar para Geografia pouco depois de iniciado o primeiro período. Sei que essa obra era do programa... mas como ainda não tinha comprado o livro antes de mudar a matricula para a outra disciplina, acabei por poupar uns escudos aos meus pais.

    Quanto ao filme, não sei ainda se o vou ver ou não, mas se o for ver vou tentar não levar as minhas expectativas muito altas para não me decepcionar.

    Obrigada pelo wake up call :)

    Beijinhos
    (^^)

    ResponderEliminar
  6. Já vi e também me decepcionei. Nunca li o livro, não vi as versões anteriores, até estava animada. E com tanto estrilho-por-nada na parte inicial, até passei pelas brasas. Vale que na segunda melhorou um bocado... :)

    Coitado do Tobey, também não merecia esse insulto. Tá bem que já o vi em melhores fitas, mas não era caso para tanto... :)))

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  7. Ainda não o vi, mas sinto curiosidade independentemente das críticas menos favoráveis.

    ResponderEliminar
  8. As meninas e os diários... eu nunca fui nessas "fitas".
    :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei do seu relato ao "The Great Gatsby", inclusive fazer-lhe lembrar o José Seguro. Mas o que também gostei, foi do seu relato de como era ir ao cinema nos anos 40, 50 e 60, de todo o ritual, mesmo até adquirir o bilhete com dias de antecedência, vivia-se o antes e o depois...
    Meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. rsrs... Nunca fui de "Diários", mas houve uma fase da minha adolescência em que anotava todos os filmes que via e chegavam a ser uns 4 a 6 por semana, isto porque ia com enorme frequência a um cinema (Carlos Alberto - Porto) que passava 2 filmes por sessão ! :))
    Era mais a quantidade que a qualidade !
    Nesta fase talvez não veja 4 ou 6 por ano ! :)))
    .

    ResponderEliminar

  11. Pronto, se te lembraste do Seguro... já nem sei se vou ver... :((

    É que gasto menos se me lembrar dele ao vê-lo na televisão! :))

    Bom fim de semana e um beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  12. rrsss

    Quero ir ver "Assalto à Casa Branca" e vi, recentemente, "O Grande Dia" (que só vale pelo excelente elenco)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Amiga Graça, sou uma cinéfila assumida, mas vou pouco ao cinema , a minha filha, retira os filmes da net, acho que não se pode dizer isto :) e vejo-os no conforto da minha sala.
    Por acaso ainda não vi este e pelo seguro acho que não vou ver :)

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar