terça-feira, 17 de julho de 2012

Que fúria!



Agora é que eu percebi bem porque é que a malta nova anda sempre com uns pequeninos auscultadores nos ouvidos! Não é só para estarem sempre a curtir as suas musiquinhas, nem para ficarem surdos mais depressa! É mesmo para evitarem ouvir as baboseiras que muitos velhadas (p’raí da minha idade ou assim) fazem questão de dizer pela boca fora em locais que nem lembram ao diabo! 

 Se eu também andasse com os MP3 ou sei lá o quê nos ouvidos, hoje tinha evitado ouvir dois velhadas – nem pensem em compará-los com os velhotes dos Marretas, que esses eram rezingões, mas elegantes e engraçados – que estavam atrás de mim na bicha para a caixa do supermercado queixando-se amargamente de tudo e duvidando da crise – «Crise? Qual crise?» berravam com ar desdenhoso – por haver tanta gente no Algarve. De onde rapidamente saltaram para o tema Relvas não entendendo porque é que tanto se malhava nele por causa do caso da licenciatura, se para se ser ministro, que eles soubessem, era preciso ter apenas a 4ª classe! A 4ª classe e mais nada! Estúpidos!

Fui atendida rapidamente porque, por acaso, não estava assim tanta gente na bicha, nem o Algarve está assim tão cheio! e saí dali antes de os ouvir dizer mais aleivosias, chegando furiosa ao carro a barafustar – agora eu! – que, de facto, o 25 de Abril foi um grande transtorno para tanta gente neste país! Estávamos tão quentinhos aqui no nosso cantinho, a matar (como dizia o Solnado na história da sua ida à guerra) com o Salazar a tomar conta de nós e veio a pedrada agitar as águas estagnadas do charco! Por isso estamos como estamos! Uns rendidos, uns vendidos, uns pasmados! 

E subiu-me uma fúria incontrolada que me faz reverberar: «Se em vez de pormos cravos nas espingardas, à nossa boa maneira poética, tivéssemos feito rolar umas tantas cabeças, talvez estas velhadas – velhos e não velhos – não se atrevessem a ter pensamentos tão regougados, tão arrepanhados!»

Fúria que recrudesceu quando a minha filha mais velha, que é professora há anos e anos, num quadro de zona do longínquo Alentejo, me disse que, da escola dela lhe comunicaram que está com horário zero e que, se não estivesse como professora bibliotecária de uma escola de Leiria – até quando só o senhor ministro (C)rato o saberá – estaria já em mobilidade, ou disponível ou sei lá o que quererão chamar aos desempregados atualmente. E disse-me também que um em cada três professores do quadro está sem horário! Assustador!

Aonde vamos ter? Com que mentalidades – que não certamente com as de quem os lá pôs! – vamos poder lutar contra estes catões reaccionários que nos governam para o empobrecimento e para o marasmo?  




13 comentários:

  1. Já não me apetece ser refilona , mas quem me conhece sabe que nunca fui das de me ficar...
    Quem hoje ouviu o bispo das forças armadas...GRANDE HOMEM, posso eu ficar calada , mas aplaudo.Também apreciei ontem o Alberto J.Jardim...dito por ele teve outro peso...Deixe-os " levedar "...M.A.A.

    ResponderEliminar
  2. Se há gente com quem embirro é com esses velhos do Restelo. Tenham a idade que tiverem, que também há gente assim bastante mais nova que nós!

    Também acho sintomática que se esteja na bicha do supermercado a dizer que a crise é ficção, que há gente demais de férias no Algarve, estando os próprios no mesmo local e possivelmente também de férias. Quer dizer, eles podem, os outros é que não?

    Quanto à estupidez do Relvas nem vale a pena comentar! E claro que ninguém o está a acusar por não ter um curso superior (que, no fundo, não tem) e pertencer ao governo, mas pelas tramóias que engendrou para obter um, as mentiras que disse e os esquemas e chantagens de um grupinho dominado por ele! Que revelam bem a falta de coluna vertebral dele... :P

    E sim, já tinha lido que a nova política de educação vai dar ao desemprego de um terço dos professores! Pelo que percebi, a tua filha não fica completamente desempregada, o que já é uma sorte, nos tempos que correm! Mas mesmo assim muito difícil, quando se passa por elas...

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  3. D. Januário Torgal, ontem, em entrevista à TVI, entre outras frases corajosas, disse: «Este Governo é profundamente corrupto». Esta é, quanto a mim, a análise resumida da situação que estamos a passar. Parecendo que não, está tudo encadeado!

    ResponderEliminar
  4. Minha amiga, já ouvi pior e não fui capaz de me conter...e acho que na próxima que ouvir dizer que Salazar nos faz falta baixo o tom de voz (que por ser surda e ter dado aulas é bastante alto sempre) e rodo a baiana.

    Beijinhos , também à tua filha.

    ResponderEliminar
  5. É certo e sabido que "burro velho não aprende línguas". E os novos... será que se vão safar?
    "Ai Portugal, Portugal, do que é que estás à espera?"
    :(

    ResponderEliminar
  6. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Embora vivendo longe desse que já foi um Jardim à beira mar plantado, infelizmente vou sabendo pelas notícias quá complicada está a vida de muitos portugueses, é pena.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Embora vivendo longe desse que já foi um Jardim à beira mar plantado, infelizmente vou sabendo pelas notícias quá complicada está a vida de muitos portugueses, é pena.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. Vai ser um Setembro negro, Gracinha!
    Professores sem horários, alguns marido e mulher, turmas enormes, cursos profissionais encerrados pelo Ministério, quer nas Escolas Profissionais, quer nas Secundárias, as Câmaras sem hipótese de iniciarem a contratualização para refeições, transportes escolares, AECs, etc.
    Um desalento total! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Um desalente total, dizes bem! Nunca estivemos tão em baixo! E comemos, calados!
    Apetece ir para a rua gritar!

    «Não me obriguem a ir para a rua gritar
    que é já tempo de embalar a trouxa e ZARPAR!!!»

    ResponderEliminar
  10. Gracinha, nós por aqui (blogo) e por acolá (vida), vamos dando umas estocadas valentes e ainda mexemos! E os mais novos, porque não se agitam, porque não saem para a rua e dizem "basta!"?!
    Estou sempre a questionar-me...
    E detesto o saudosismo bacoco do Salazar! Que nervos!!
    Bem... mudando de assunto: venho aqui solicitar à minha amiga que nos envie uma fotografia das suas pernocas, para colocar no desafio, do nosso novo blog As Amantes. Pode ser daquelas giríssimas que tens, da tua juventude. :)
    Sim?
    Beijocas. :)

    ResponderEliminar
  11. OI GRAÇA!
    LI TEU TEXTO INDIGNADO, APESAR DE TERMOS USADOS QUE ME SÃO DESCONHECIDOS, PUDE ENTENDER TUA COLOCAÇÃO.
    O ENSINO, EM QUALQUER PAÍS DEVERIA SER PRIORIDADE E OS PROFESSORES RESPEITADOS COMO FORMADORES DE CIDADÃOS E NÃO COMO INIMIGOS DE GOVERNOS QUE PREFEREM UM POVO SEM CULTURA PARA SERVIREM DE MASSA DE MANOBRA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  12. O pior nem são os burros,Graça,os carneiros são bem pior.

    Boas férias

    ResponderEliminar
  13. Tem razão, Irlando! É como diz a Turista: porque não se mexem os novos e vêm para a rua dizer BASTA?

    ResponderEliminar