quarta-feira, 4 de julho de 2012

Reconhecimento de competências


O senhor ministro (C)rato que é um elitista (por isso grande parte dos professores acreditou nele por nele se rever)  – e mais metade dos meus colegas, daqueles bem elitistas que bradavam pelos cantos das escolas como eles tinham sofrido para fazerem o ensino liceal para depois a senhora que lhes vendia as alfaces elaborar um dossier a contar as suas experiências de vida e ficar com o ensino básico ou o ensino secundário concluído pelo programa das Novas Oportunidades – barafustou contra aquele programa acabando por suicidá-lo o que deve ter dado imenso prazer à maioria dos nossos concidadãos que ainda suspiram pelo tempo em que “tinham de saber os afluentes dos rios, as linhas férreas de Angola e os sistemas orográficos de cor” e que não perceberam (como tantos professores) o verdadeiro significados das Novas Oportunidades ou do Reconhecimento das Competências obtidas ao longo de uma vida de trabalho por aqueles que não tiveram Primeiras Oportunidades como felizmente teve o senhor ministro (C)rato e grande parte dos professores como eu própria. Por acaso esqueceu-se o senhor ministro, ou então nunca soube, sei lá!... que esse programa foi criado pelo governo do seu “compadre” Durão Barroso, antes de este ter a Oportunidade de se  pisgar para a Europa – pobre Europa, que escolheu um chicharro apelidado de cherne para seu presidente – com o nome de Reconhecimento, Revalidação e Certificação de Competências (RVCC).

No dia em que o senhor ministro (C)rato apresentou uma avaliação daquele programa que encomendou a um grupo de “especialistas” por ele escolhidos e  anunciou a morte do dito programa, afirmou: «Nós não queremos, pura e simplesmente, distribuir diplomas e melhorar estatísticas, queremos que os jovens e os adultos melhorem a sua qualificação.»

Hoje que os telejornais e os jornais publicaram o «currículo académico» do senhor doutor ministro Relvas, cuja licenciatura foi “tirada”, ou melhor, “obtida”, ou melhor, “conseguida” ou deverei mesmo dizer “oferecida” em dois semestres «por reconhecimento do seu currículo político», que dirá o senhor ministro (C)rato deste processo de reconhecimento de competências?… …

Por outro lado, sabemos agora – não sabíamos antes?! – que o senhor ministro doutor Relvas mentiu (por lapso…) quando preencheu a ficha de deputado dizendo que era estudante do 2º ano de Direito e com frequência do curso de História e sabe-se lá o que mais… Da mesma forma que, certamente também por lapso, não falou verdade no caso da jornalista do jornal Público. Mas isso, como ficou registado oficialmente, foi «reprovável» mas não «ilegítimo».


10 comentários:

  1. Sem palavras outras que estas que são sábias

    http://youtu.be/N4zBQuN_bEs

    ResponderEliminar
  2. 36 cadeiras em dois semestres, para quem só tinha conseguido fazer uma em 20 anos, com média de 10, é sinal que Relvas é um prodígio! Provavelmente, até entrará para o Guiness... :)))

    Mas como neste caso é um comparsa lá do (des)governo, aposto que desta vez o ministro Crato vai ficar caladinho que nem um rato... :P

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  3. É e esta a malta que nos (des)governa. Vamos longe, vamos... se tivermos dinheiro para a viagem.
    :(

    ResponderEliminar
  4. Ao programa que validou as "competências" do "relvado" eu daria o nome de OPORTUNISMO, Novas Oportunidades foi e é outra coisa!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não seria mais adequado que o ministro "(C)rato" tivesse, neste caso - entenda-se Relvas - que reconhecer um processo de incompetência?

    ResponderEliminar
  6. ELE É UM ALDRABÃO COMPULSIVO...DEUS NOS LIVRE DE UM INDIVIDUO DESTES POR PERTO.
    ALÉM DO MAIS , TEVE OUTRO ALDRABÃO QUE LHE DEU COBERTURA. M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Mais um caso que não vai passar disso mesmo, ficará tudo na mesma!
    Somos muito mansinhos!

    ResponderEliminar
  8. São muitos os lapsos que se existem nestes e noutros srs. que nos têm (des)governado. É aldrabice atrás de aldrabice. Até quando?

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  9. Querida Gracinha,

    Como dizia o Nilton da RFM, esta manhã, o homem até foi modesto. Contentou-se com um mísero 11 no currículo quando poderia ter "ganho" um 17.lol
    beijocas
    Nina

    ResponderEliminar
  10. Ora bem, Nina!...

    Cambada de aldrabões e de mafiosos! E nós suportamos tudo! É como diz o meu amigo Caínhas, é mais um caso em que vai ficar tudo na mesma. Daqui a duas semanas já ninguém falará disto e eles continuam a rir-se de nos.

    Triste povo!

    ResponderEliminar