segunda-feira, 9 de julho de 2012

Presentinho


Recebi hoje o presentinho que ganhei num dos sorteios do desafio de “As Amantes do Verão”. Calhou-me esta pequena tela – de que gostei muito – da Sameiro Sequeira ou Telas SAM, do Porto, que podem visitar no Facebook. Vejam.



Uma rapariga. Uma rapariga loira, ao acaso, que me recordou este poema de Álvaro de Campos (pois de quem poderia ser?!)

 
Acaso

No acaso da rua o acaso da rapariga loira.
Mas não, não é aquela.

A outra era noutra rua, noutra cidade, e eu era outro.

Perco-me subitamente da visão imediata,
Estou outra vez na outra cidade, na outra rua,
E a outra rapariga passa.

Que grande vantagem o recordar intransigentemente!
Agora tenho pena de nunca mais ter visto a outra rapariga,
E tenho pena de afinal nem sequer ter olhado para esta.

Que grande vantagem trazer a alma virada do avesso!
Ao menos escrevem-se versos.
Escrevem-se versos, passa-se por doido, e depois por génio, se calhar,
Se calhar, ou até sem calhar,
Maravilha das celebridades!

Ia eu dizendo que ao menos escrevem-se versos...
Mas isto era a respeito de uma rapariga,
De uma rapariga loira,
Mas qual delas?
Havia uma que vi há muito tempo numa outra cidade,
Numa outra espécie de rua;
E houve esta que vi há muito tempo numa outra cidade
Numa outra espécie de rua;
Por que todas as recordações são a mesma recordação,
Tudo que foi é a mesma morte,
Ontem, hoje, quem sabe se até amanhã?

Um transeunte olha para mim com uma estranheza ocasional.
Estaria eu a fazer versos em gestos e caretas?
Pode ser... A rapariga loira?
É a mesma afinal...
Tudo é o mesmo afinal ...

Só eu, de qualquer modo, não sou o mesmo, e isto é o mesmo também afinal.

 Álvaro de Campos

16 comentários:

  1. A tela é muito gira! valeu mesmo participar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Estimada Amiga Graça Sampaio, os meus sinceros parabéns pelo prémio recebido, seus artigos sobre o verão eram maravilhosos, como tal essa bela tela irá rechear uma das suas paredes, o poema é lindo e profundo, adorei ler e irei entra no site indicado para saber algo mais sobre esse grande artista pintor.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Pessoa agrada-me, o quadro também.

    Abracinhos, Gracita.

    ResponderEliminar
  4. E que sorte que tiveste.:))
    Escolhes sempre os poemas a dedo. Fazes-me lembrar uma colega que todos os fds nos mandava o postal de fds: um poema, uma imagem e uma música.:))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gracinha,

    Vim trazer-te mais pirataria para brincares com as tuas fotos:

    http://www.softdownload.com.br/photoscape-editor-de-fotos-gratuito.html
    (este serve para fazer colagens, arredondando os cantos das fotos-ainda não experimentei)

    http://pixlr.com/o-matic/
    (este,que já experimentei. Também arredonda, mas não me parece que faça montagens. Tem é efeitos engraçados)

    beijocas e muita brincadeira, amiga pirata:))

    ResponderEliminar
  6. P.S: o 1º tem que ser descarregado para o pc. Já o 2º podes trabalhar online.:)

    ResponderEliminar
  7. Gracinha, voltei para te dizer que o photoscape tem que se lhe diga.
    Eu gosto. É um desafio, porque o photoshop também o foi /o é.
    Se arriscares na sua isntalação, encontrarás neste site muitas ajudas:

    http://photoscapeedicoes.blogspot.pt/

    beijoquinhas
    Nina

    ResponderEliminar
  8. Sortuda!
    Eu continuo em Lisboa sem net mas com o neto!
    Compensa! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Muito simpático, receber uma prendinha pelo esforço despendido! :)

    Gostei do poema, mas não foi por acaso! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Graça minha querida
    Parabéns foi muito bem entregue!
    Amei demais os teus posts do desafio, eram totalmente originais e isso deu-lhe a valorização total.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  11. Só um presente assim! Mas foi um desafio em grande, Graça!

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  12. Um presente merecido e belo !
    Um poema que decerto não foi ao acaso :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Obrigada uma vez mais pelos simpáticos comentários.

    Agradeço muito à minha querida «pirata» pelas dicas que me vai mandando. Adoro piratas - das Caraíbas, Sir Francis Drake, filmes de piratas e até, quando era miúda, de uns chupa-chupas que havia e se chamavam "pirata"...

    Beijinhos não pirateado - genuínos, mesmo...

    ResponderEliminar
  14. Gracinha, e não é que este prémio é mesmo "a tua cara"?
    Muito bem merecido, pelos excelentes textos com que nos deliciaste, ao longo do desafio. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar