sábado, 7 de julho de 2012

Bolo de chocolate




Como ultimamente tenho (ou temos?) andado muito amarga, hoje deixo aqui uma nova receita de bolo de chocolate que aprendi esta semana e que é muito bom e bem fácil de fazer.

Ingredientes:

5 ovos
1 e ½ chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
½ chávena de óleo
1 chávena de agua a ferver
1 pacote de chocolate em pó (125 g)
1 colher das de chá de fermento em pó

Preparação
Bate-se bem o açúcar com os ovos inteiros; junta-se-lhe a farinha misturada com o fermento, depois o óleo e o chocolate em pó, batendo sempre muito bem. Fica uma massa bem grossa a que se junta a água fervida e volta a mexer-se tudo muito bem. Vai a forno quente, em forma redonda ou em tabuleiro untado e polvilhado com farinha, durante mais ou menos 40 minutos.

Pode barrar-se com a seguinte cobertura:  

Misture uma tablete de chocolate de cozinha, 4 colheres de açúcar, 4 colheres de água e um pouco de margarina. Derrete-se em banho-maria ou no micro-ondas e mexe-se bem.
Barra-se o bolo ainda bem quente e decora-se a gosto.




11 comentários:

  1. Parece mesmo bom...e acho que seria uma óptima ideia enviar uma pequena fatia a todos os seguidores para poderem provar :)

    ResponderEliminar
  2. A cereja no topo do bolo ... dá cabo da minha glicémia.

    :(

    Reivindico, apesar disso, uma fatia. Pelo menos.
    Para ver se fico menos amargo.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Venho de visitar o Rogério, do sítio das "conversas avinagradas" de modo que, visto o título desta entrada, tentei-me logo pelo chocolate.

    Deve ser uma especialidade.
    Que tal um encontro de bloggers em que só se comeria deste bolo?
    Depois, cada um escreveria da sua opinião, acerca do bolo e da/o cozinheira.

    Eu cá, mesmo não vendo nem provando, passava logo o diploma da licenciatura/doutoramento na matéria. Para quê mais provas?
    Ainda nos aumentava desmesuradamente a glicémia (o «observador» é que levantou esta suspeita, não fui eu).

    Beijinho achocolatado, se cá chegar mais que a sugestão.
    Mesmo assim, aqui vai um beijinho de muita amizade.

    ResponderEliminar
  4. rrss rrss Hoje não me fazes água na boca, pois me regalei com uma bela fatia do óptimo bolo de chocolate da Brasserie de l´Entrecôte (Lisboa), onde almocei divinalmente na agradável companhia da minha afilhada , marido e filha...antes de rumarmos ao Museu do Oriente.

    Bom serão, Gracinha.

    ResponderEliminar
  5. Uma ótima pedida para o final de semana... adoçara vida é sempre bom, ainda mais com chocolate! Valeu a sugestão!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  6. Ando um pouco azeda...estava mesmo a precisar de uma fatia deste bolo , bem fofinho.M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Mais bolos??? (Já basta termos ido esta manhã à Pastelaria Ferreira, na Vieira de Leiria. Para amanhã, a fada do lar já fez um tiramisu...
    Mais bolos não. Por favor...
    :)

    ResponderEliminar
  8. Que bem me sabia agora uma fatia :)
    Posso? :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Temos de combinar um encontro de bloggers para experimentarmos bolos e outras delícias - frutas do Rui Pascoal por exemplo ou mesmo o tiramissu da sua fada do lar...

    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  10. Bolos só de vez em quando, a saúde tem que ser preservada, mas dá-se um jeito.
    Depois há os amigos que chegam com os anos, trigliceridos, glicémia com valores proibitivos etc...
    Sou mais queijos e presuntos, que também são ótimos para fazer mal!

    ResponderEliminar