quinta-feira, 19 de julho de 2012

Donos de Portugal


Mesmo neste sítio encantador onde passamos férias e mesmo com este Julho que nos presenteou com um tempo de verdadeiro Verão que ainda não tínhamos sentido, não se consegue abstrair das notícias dos jornais e dos comentários nas televisões. É que noutros anos havia aquela invenção ridiculamente sensaborona da silly season e os jornais incluíam suplementos com jogos e atividades ou editavam pequenas coleções de livros para entretermos os nossos dias de férias de Verão entre uma ida ao banho e um descanso à sombra do chapéu-de-sol. Este ano, porém, as novidades (tristes novidades, entenda-se) são tão profusas, já para não dizer tão alarmantes e castradoras, que não dá para delas desligarmos.

Ontem, por exemplo, ficámos a saber que a família real espanhola quis dar um sinal de solidariedade com os cortes nos rendimentos dos espanhóis e anunciou um corte de 7,1% nos rendimentos dos seus membros, enquanto o rei receberá menos 20 mil euros de ordenado. A França e a Itália também tinham já anunciado cortes nos ordenados dos ministros dando assim o exemplo que, dizem os livros, deve vir de cima para baixo.
No nosso país, pelo contrário, os governantes e os deputados deixam-se ficar sossegadinhos à sombra da troika que quer cortar 450 euros por ano a cada um de nós. E se a troika quer, há que lhe obedecer! Por isso vais de cortar o dito montante nos salários em geral, que não nos deles que não lhes chegam para as suas despesas correntes bem como das suas esposas! Veja-se o caso do senhor presidente Cavaco, por exemplo.

Por ouro lado, leio que o PSD “cerra fileiras em torno de Relvas”… o que me parece bem porque se trata de uma pessoa cheia de rigor pessoal e ético e cumpridor de todos os preceitos da moral. Aliás ele até é o presidente da Comissão de Ética da RTP, em cuja última reunião afirmou que o caso Público estava encerrado. É assim género fábula ou metáfora ou como se lhe queira chamar: «eu cometo os erros e sou eu próprio que os julgo e lhes concedo o perdão» mas tudo com o espírito da maior clareza e transparência, claro!

Entretanto, deixo cair o meu queixo de espanto, ao ler a ameaça de despedimento do bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira (que na 3ª feira à noite fez declarações explosiva, mas certeiras, contra alguns elementos do governo bem como contra muitas das suas tomadas de decisão) por parte do pequenino ministro da Defesa – tomaria ele ter quem o defenda – quando diz que «o senhor bispo tem te escolher entre ser bispo das Forças Armadas e ser comentador político».
 
Por fim, vem o ministro (C)rato afirmar, para inglês ver ou para atirar areia para os olhos do povo, que «quer dois professores por sala na primária»! Deus do céu que de demagogia na boca do bom criador do falacioso «eduquês» que tanto encantou os professores mais bacocos e os portugueses mais antiquados senão mesmo mais retrógrados! Estou mesmo a ver daqui: num agrupamento em que haja professores com horário zero de, por exemplo, filosofia, estes irão para as aulas do 1º ciclo desempenhar a função de segundo professor da sala. Mas se noutros agrupamentos em que eventualmente até façam de facto falta os segundos professores nas aulas do 1º ciclo, mas onde não haja professores sem componente letiva, os diretores não poderão – não terão autonomia (que é outra falácia deste ministério) – para contratar outro professor desse ciclo. Isto de facto não é «eduquês», é «autonomês». Ou será antes «gestonomês»? 

11 comentários:

  1. Na classe dos operários da educação... político corrupto não deveria botar o bedelho... Por aqui, escolas governamentais há 100 dias sem aula... não há acordo salarial... Teriam os mestres que fazer caridade? Ou virar o chapéu em portas de igrejas esperando moedas para viver? Uma vergonha o que fazem com a nossa educação, educadores e educandos!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga, quem pode usufruir de uns dias de descanso, digo descanso e não férias pois para isso não há dinheiro, não está descansado mesmo!
    Quando penso que já não pode haver pior, surge sempre algo que ainda me atormenta ainda mais.
    Vou tentar "descansar" por uns tempos e vou tentar abstrair-me de tantas tormentas, ando muito cansada e deprimida.

    beijinhos amiga até Setembro

    ResponderEliminar
  3. Graça minha querida
    Tudo dito!
    Tal como a nossa amiga Rosa diz, subscrevo.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Tudo pelo melhor

    nesta desordem de cores

    nos jardins

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. MInha amiga, tens a certeza de que estás de férias??

    Se me permites, sugiro que sigas o meu exemplo( e podes ter a certeza de que não semelhante a Relvas e afins), isto é, não ver nem ouvir televisão , jornais e semelhantes.

    Ler um livro com calma , gozar o bom tempo e a companhia e retemperar forças para o futuro. Que não vai ser fácil, não.


    De resto, estou de acordo com o teu escrito, evidentemente.

    Beijinhos e boas férias.

    ResponderEliminar
  6. Os portugueses são uns ingratos.

    Nem se deixam roubar sem dizerem uns palavrões entre paredes.
    Temos gatunos tão delicados que nos roubam sem violência...

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo! São tantas coisas más, atrás umas das outras, que não dá para descansar! Por outro lado, se "apagamos" tudo arriscamo-nos a acordar um dia sem país sem sabermos!

    Boas férias!

    ResponderEliminar
  8. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Igualmente por cá as notícias chegam, e ficamos igualmente a saber a decisão do Rei de Espanha e dos governos da França e da Itália.
    O nosso país para não ficar atrás, vá de cortar os subsídios de férias este ano, aos aposentados de Macau que recebem pela CGA.
    É de referir que tanto eu como todos os aposentados de Macau estavam recebendo as suas pensões pelo Fundo de Pensões de Macau, já que nunca foram considerados funcionários do governo português, porém em 1996, 3 anos antes de Macau passar para a China, um funcionário das finanças vindo de Portugal, chamou todos os reformados e os escostou à parede, dizendo, ou passam as vossas reformas para CGA ou a partir de 1999 não terão direito a receber aposentação alguma, exposoto assim o problema, os reformados de Macau, na sua maioria chineses, passaram as suas pensões para CGA, nesse mesmo ano, em dezembro começaram a serem pagas as pensões através da CGA, com um corte de 25% IRS, desconto esse ilegal, tal como ficou provado em tribunal europeu, sendo-nos devolvido esse dinheiro volvidos três anos, mas sem juros. Agora é corte do subsídio de férias e provavelmente o de natal.
    Na altura a CGA está batendo no fundo e os largos milhões de Patacas transferidos do Fundo de Pensões foi dar um jeitão, isto por obra e graça desse tal Cavaco.
    Solicitei por escrito à CGA para que a minha reforma fosse paga pelo Fundo de Pensões de Macau e foi negado, o mesmo pedido foi feito por mais alguns aposentados de Macau, tendo recebido a mesma resposta.
    Nunca fomos considerados como funcionários da República, agora para pagar os erros dos outros já o somos, é assim este Verão escaldante cá por terras da Ásia que muito ainda irá que dar que falar, pois iremos recorrer de novo ao Tribunal Europeu.
    Os benefes em Macau eram só para aqueles que vinha da metrópole em comissão de serviço, casa, todo o equipamento, carro, benefes nos câmbios e em tudo o mais e nós portugueses radicados eramos zero, já para náo falar dos funcionários chineses, que nunca poderam exercer postos superiores.
    "Amai a Pátria que a Pátria Vos Contemplará" e está bem à vista.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  9. Há alturas em que o ânimo, por mais lutadores que sejamos, por mais batalhas que já tenhamos travado ao longo da vida, sempre com os olhos no Futuro
    (cada vez mais longínquo)
    a desilusão começa a ser demasiado forte e a tolher-nos os movimentos.

    Mas não pode tolher-nos o pensamento. Isso não, nunca, só por doença!...

    Ainda bem que há pessoas como a Graça! Sempre na liça levantando bem alto o estandarte da contestação contra o criminoso despudor e sem vergonha com que os sucessivos governos têm tratado os Portugueses.

    Que tempos que vivemos!...

    ResponderEliminar
  10. Amiga,

    Estás cheia de razão mas não me conformo que, estando tu de férias e merecendo as mesmas, continues ligada com tanta insensatez Governamental.

    D. Torcato afirmou que estes "tipos", fazem dos ministros do Sócrates uns "anjos".

    Para mim não é admiração pois, embora não gostando do Governo anterior logo antevi que ainda iríamos ter saudades da sua equipa.

    Agora faço-te um apelo: - Não ligues aos noticiários se queres de facto regressar mais relaxada.

    Beijosssss

    ResponderEliminar