terça-feira, 4 de outubro de 2011

No Dia do Animal



(Clique na imagem para ver o movimento)


E assim vamos de Dia em Dia. Hoje é o do Animal e, em vez de deixar aqui apelos avulsos para que se não maltratem os nossos semelhantes do reino animal, resolvi trazer um texto engraçado e algo didático que nos compara a outros seres que não primatas.

Mas atenção! Não pensem que o que aqui vai ficar escrito tem alguma coisa a ver com as outras representações que habitual e quotidianamente temos dos animais aqui referidos. Nem a favor do Benfica (t’arrenego, saramago, pé de cabra!) nem contra os nativos de Áries nos quais orgulhosamente me incluo!

Diz então o texto:

«O mundo é composto por dois tipos de pessoas, carneiros e águias. Os dois podem coexistir, pois nenhum deles é um predador para o outro. Noventa e cinco por cento da população enquadra-se na categoria dos carneiros. Eles são a espinha dorsal da população. Cinco por cento enquadra-se na categoria das águias (é por isso que as águias estão na lista das espécies ameaçadas de extinção). Não é uma questão de bom e mau, apenas um facto da personalidade com que as pessoas nascem. Os carneiros vivem em grupos, vêem as coisas a partir do chão, constituem a maior parte da força de trabalho e assim não diferem muito uns dos outros à excepção da aparência física. Os carneiros têm uma qualidade universal inerente. Há carneiros bons e carneiros maus e o mesmo se passa com as águias.

As águias vivem no alto das fragas, não seguem as massas, levantam voo livremente, vêem as coisas a partir de um panorama aéreo e são muito independentes. Não pode haver muitas pois elas não vivem em grupo. Não caçam carneiros, mas também não estão realmente interessadas neles, mas os carneiros gostam de assistir ao voo das águias. As águias são pessoas como Bill Gates, que mudam o mundo com as suas invenções, ou Warren Buffet, que dá quarenta mil milhões de euros para caridade3, melhorando centenas de milhares de vidas. Podem até mesmo ser Hitler, pois não é a espécie que os torna bons ou maus; isso é escolha delas. Águias são aqueles sobre quem lemos nos livros de história. São os artistas, os estilistas de moda, os inventores, os arquitectos, os artistas de espectáculo, os presidentes, os cientistas, etc. que deixam uma marca tão grande no mundo que perdura até muito depois de terem passado por esta esfera terrestre. Os carneiros não conseguem compreender a mente e a alma de uma águia e uma águia não consegue viver confinada na mediocridade. Não é que os caneiros não tenham talento ou inteligência; o que eles não têm é personalidade para alcançar todo o seu potencial. Os carneiros são sonhadores, mas não estão dispostos a fazer os sacrifícios necessários para serem verdadeiramente bem-sucedidos a nível global e a águia tem de correr esses riscos, sensatos ou não, pois a vida de um carneiro é pior do que a morte para elas.

Ambos são como o universo projectou que fossem e ambos são igualmente importantes para o futuro do mundo. Nos negócios como na vida diária, é importante perceber com qual deles estamos a lidar. Se estivermos à espera de que um carneiro aja como um carneiro e uma águia aja como uma águia, não ficaremos desapontados, mas nunca devemos esperar que ajam da mesma maneira.»

(Lorre White, in Life)

Agora, caros amigos, não nos ponhamos todos a pensar que somos todos águias….



 




4 comentários:

  1. Leio o seu artigo e penso: quem são mais irracionais? Afinal, animais também somos. E, pelas atitudes, muitas vezes nos comparamos com os irracionais!
    Abraço, Célia.

    ResponderEliminar
  2. temos de aprender a nao ser tao egoistas como especie

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Estimada Amiga Carol,
    Se existe um país onde os animais são mais estimados esse país é a Tailandia.
    Tailandia significa país dos homens livres, onde a religião seguida é o budismo, e que influencia e de maneira a cultura deste povo, visto tudo o que anda ao cimo da terra, segundo o budismo, reeencarnou, como tal são seres que não podem serem desprezados.
    Adorei seu belo texto.
    Um

    ResponderEliminar
  4. Pois é, caro António, ainda bem que assim é aí pelo Oriente porque cá, pelo nosso país, os animais ainda são muitos despresados e pouco considerados. Como em tudo, continuamos a ser muito arrogantes... e egoístas como diz a Paula.

    Obrigada, Célia, pelas suas palavras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar