segunda-feira, 11 de abril de 2011

Que diferença!



(Avó e neto)

Fim de semana de quase Verão. Fim de semana de ficar com o neto de dois anos para os pais poderem ir respirar um pouco.

Dá a papa
Dá a sopa: “Come a sopa, Zé!”
Põe a fazer xixi: “Zé, tens xixi?”
Agora vamos dormir um bocadinho: “Põe-te a dormir, Zé! Queres que eu chame o lobo mau, Zé?”
Dar o banho: “Foi para os olhos! Dói!”

E uma pessoa já completamente desabituada destas rotinas. Escada acima, escada abaixo. “Quero o Faísca!” “Um beijo ao avô!” “Agora um abraço!” “Quer leitinho...”

Sábado à tarde. Passeio até à praia. Vamos buscar a prima, que com os dois até é mais giro.






 
Ui, brincar na areia pela primeira vez este ano! E o avô...
Descalça os sapatos
Tira as meias
Arregaça as calças
Pezinhos na água...




E depois ... toda a noite a tossir.
É que sermos avós não é o mesmo que sermos pais...

 

10 comentários:

  1. É tão bom, não é? Ser avó é ser mãe duas vezes. Eu gosto de ser avô e, meu neto já tem 11 anos. Somos dois brincalhões.
    Olha que não é fácil esquecer que já fomos pais.
    Um abraço. João

    ResponderEliminar
  2. Calculo que não seja mas deve ser gratificante!
    Como ele cresceu!
    E S. Pedro nesta época é uma maravilha para miúdos e...graúdos!

    Bisous a todos

    ResponderEliminar
  3. Eheeh, que giro!...

    É que é mesmo giro ser-se avô/avó, então mas onde é que está a dúvida?! Fazer de pai/mãe e de avô/avó ao mesmo tempo é que as coisas já piam mais fininho. Gostei dessa das rotinas. Tal e qual como diz, Carol, essa também atrapalha um pouco. e ainda bem que assim é. É sinal de que não há aquela necessidade imperiosa de nos substituirmos aos pais, umas vezes por motivos ponderosos, outras porque nos deixamos enrolar pelos filhos. E então esta última!...

    Agora, que sabe bem conviver com os netos, lá isso é uma grande verdade!
    E eu que já tenho uma neta com quase 16 anos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É mesmo giro ficar com eles. Que sorte que o João e o António têm por os vossos já serem crescidos - deve ser ainda mais giro!
    Hoje tenho cá a mais velha que é um bocado mais autónoma. Já tem quase quatro anos. Uma mulher!...
    Rosinha, S. Pedro é mesmo uma maravilha, não é? Ainda pensei perguntar se sabiam onde era esta praia, mas era fácil de mais...

    ResponderEliminar
  5. É bom estar com os netos mas não se pode negar que é cansativo. Eu tenho quatro. Fico tão feliz quando eles chegam como quando eles vão embora.

    ResponderEliminar
  6. Estás-me a ganhar, Sonhadora! Eu só tenho três neto e o mais pequenino ainda só faz hoje dois meses. É realmente bom quando chegam, mas sente-se algum descanso (e algums falta também) quando vão embora.
    Beijinhos, Vovó!

    ResponderEliminar
  7. Assim de vez em quando, até é capaz de ser engraçado!...
    Infantário das sete e meia da manhã, até quando Deus manda...
    Tem compensações, porque não há nada melhor que os netos, mas tem dias, que:
    -Arre, pooorra q'ué de mais!

    ResponderEliminar
  8. Criança sofre nas mãos dos adultos chatos.

    :D

    ResponderEliminar
  9. Eu sei, amiga, o que é ficar com a língua de fora, nessas circunstâncias, mas temos que aproveitar, porque, para além de ficarmos cheias de beijinhos e abracinhos (que para nós nunca são de mais), eles vão crescer... E depois, já pensaste o dinheiro que poupas no ginásio?

    ResponderEliminar
  10. Ai! mas que bem que ficas com 29 anos a tomar conta dos netinhos!!
    E o avô também fica muito bem!
    Boa Páscoa

    ResponderEliminar