domingo, 24 de abril de 2011

Boa Páscoa!





Outros blogs apresentam belíssimas imagens de lindos ovinhos de chocolate, coelhinhos e patinhos embrulhados em  pratas e fitinhas, doces amêndoas coloridas que nos fazem crescer água na boca.

Para variar, escolhi a receita do folar transmontano que a minha mãe - que era de São João da Pequeira, lá longe no Douro já bem encostado a Trás-os-Montes - fazia pela Páscoa para delícia de todos nós cá em casa. Eu nunca me atrevi a  fazê-lo talvez por preguiça já que puxa bem pelos braços, talvez por receio da comparação...

Trata-se de uma receita muito antiga que eu copiei tal qual consta no original.


Folar de Páscoa
(tradicional de Trás-os-Montes)


5 pães em massa (crua; encomenda-se ao padeiro)
9 ovos
100 g. de banha de porco
100 g. de manteiga
1 dl de azeite
Várias carnes (frango, vitela, paio, chouriço, presunto, fritada de porco, coelho, etc.)


Cozem-se, assam-se, fritam-se ou estufam-se as carnes e tiram-se-lhes os ossos.
Colocam-se num alguidar os cinco pães em massa e amassam-se com a banha, a manteiga e o azeite. Juntam-se depois os ovos, um a um, batendo muito bem com as mãos. Quando a massa faz bolhas grandes, está pronta.

Tem-se uma forma grande de alumínio bem untada com manteiga. Coloca-se no fundo uma camada de massa; em seguida uma camada de carnes sortidas, outra de massa, outra de carnes e, por fim outra de massa.

Vai para o forno até a massa estar bem cozida e loira por cima. Se o folar for grande, coze melhor em fogão de lenha.

Esta receita dá bem para doze pessoas. Come-se ao almoço do dia de Páscoa. Está claro, é preciso fazê-lo de véspera.

Março de 1953

10 comentários:

  1. Querida Carol, a mim foge-me mais depressa a boca para este folar, do que para os chocolates ;)
    Beijinhos e obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  2. Devias ter dado a receita anteontem!
    És mesmo terrível! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Adoro o folar transmontano. Obrigada pela receita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Sempre tive um "feeling" de que algo em ti era tipicamente transmontano, no bom sentido! Finalmente, estão confirmadas as suspeitas e logo pelo lado da Mãe, o que dispensa mais conversas sobre influência genética!... Boa Páscoa e bom folar.

    ResponderEliminar
  5. Nunca me enganás-te!
    Amassar à mão essa massa, puxa muito pelo corpinho.
    Tem um óptimo aspecto, mas obrigadinho, hoje já não vai mais nada, já estou "atestado".
    Que tenha feito muito bom proveito a quem o comeu.

    ResponderEliminar
  6. Tem bom aspecto...E o bolo também:)

    ResponderEliminar
  7. Vim à espreita
    mas em vez de me dar uma talhada
    espeta-me com a receita
    e diz que puxa pelo canastro
    que pensa que sou?
    alterofilista?
    ou outro musculado artista?

    Vá,
    dê lá

    ResponderEliminar
  8. Adoro folar!!!

    Quero, quero, quero.

    Demora muito a chegar aqui?

    :D

    ResponderEliminar
  9. O folar tem um aspeto ótimo. Sou mais para o comer do que para o fazer. Receitas tenho-as aos montes, mas raramente me apetece meter as mãos à massa.

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. "Cambada de preguiçosos" que nós todos somos. Mais para comer que para puxar pelo corpinho... E depois admiramo-nos que os Finlandeses... etc. e tal! E eles, uma cambada de invejosos que não aguentam que tenhamos muito Sol e que o gozemos...

    Pois é, Luís! Eu costumava dizer à minha (queridíssima) Mãe que ela tinha todos os defeitos: era Transmontana, Professora Primária e
    Escorpião... Eu herdei alguns dos seus "defeitos", mas tomaria chegar-lhe aos calcanhares!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar