É muito importante que as crianças e os jovens tomem conhecimento da nossa História recente, especialmente no que respeita a movimentos como a Implantação da República e a Revolução de Abril. Sobre esta última, devo referir os livros de José Jorge Letria e este livro digital da autoria de Manuel António Pina cujo link deixo aqui para leitura porque está muito bom e destina-se aos jovens... de todas as idades.
Ora espreitem:
Faz dó apercebermo-nos de como muitos jovens não assumiram a percepção do que foi realmente o 25 de Abril.
ResponderEliminarÀs vezes dá a sensação de que, para eles os factos relacionados com o 25 de Abril não lhe dizem rigorosamente nada.
Falta de rigor no ensino da História, a começar pela mais recente?
Desorientação quanto às prioridades do conhecimento. Só conta o imediato?
Fica-se apreensivo com tanta falta de informação e reflexão dos jovens acerca de temas do passado mas que influenciaram e hão-de continuar a influenciar os presentes de várias gerações.
Era bom que não se descurasse a necessidade de retirar as devidas ilações do Passado para melhor se projectar o Futuro com os pés assentes no Presente.
Tem toda a razão. O desinteresse é grande entre as nossas gentes. E a indiferença. E o quero-lá-saber. E o ter mais que o ser e o saber. Além de que os meninos não podem decorar nada, nem estudar muito - podem ficar traumatizados...
ResponderEliminar