segunda-feira, 27 de março de 2017

No Dia Mundial do Teatro

«Vocês, artistas que fazem teatro
Em grandes casas, sob sóis artificiais
Diante da multidão calada, procurem de vez em quando
O teatro que é encenado na rua.
Quotidiano, vário e anónimo, mas
Tão vívido, terreno, nutrido da convivência
Dos homens, o teatro que se passa na rua.»

Bertolt Brecht


«A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.»

De autor desconhecido

«Então sonhei um sonho tão bom: sonhei assim: na vida nós somos artistas de uma peça de teatro absurdo escrita por um Deus absurdo. Nós somos todos os participantes desse teatro: na verdade nunca morreremos quando acontece a morte. Só morremos como artistas. Isso seria a eternidade?»

Clarice Lispector


Esta é que é a minha noção de teatro. Do outro, do que passa nos palcos gosto pouco... Que se há de fazer?




18 comentários:


  1. Não cultivei o hábito de ir a uma sala de cinema ver teatro... mas lembro-me que na minha juventude passava bastante teatro na televisão... e eu gostava de ver.

    Beijinhos sem teatrices
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me bem: passavam muitas peças de teatro na televisão. Com os velhos artistas do teatro clássico português. As pessoas gostavam muito. Porém, há pouco hábito de ir ao teatro a não ser nas grandes cidades.

      Gosto desses beijinhos sem teatrices... Idem idem...

      Eliminar
  2. A paixão pelo cinema sempre ofuscou o gosto pelo teatro. Sempre achei as peças de teatro pouco naturais. Requeriam talvez projeções de vozes, entoações teatrais que me desagradavam. No domingo da outra semana fui ver um musical: Sousatzka. Gostei, mas não chegou a paixão. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de musicais em teatro. Vi o Cats e adorei! Agora teatro declamado e de vanguarda não consigo gostar.

      Eliminar
  3. Raramente vou ao teatro e tal como a Afrodite lembro-me de ver muitas peças na TV , gostei de algumas mas prefiro Cinema.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Exceptuando o teatro amador, vi poucas peças de teatro ao vivo. Na televisão vi algumas.
    Mas gosto de teatro. Das peças que vi, achei inesquecível A casa do Lago e Felizmente há Luar.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... Duas peças para lá de boas!! Bom gosto, Elvira!

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Também tenho que ser sincero - teatro não é uma das minhas paixões.
    Longe disso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É cá dos nossos, o Pedro. Também vai mais pelo cinema...

      Beijinho.

      Eliminar
  6. Usando, com a devida consideração, uma frase muito utilizada pelo Pedro Coimbra, 'essa não é a minha praia'.

    Beijinho, 'xotôra'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh eh eh eh.... gostei particularmente do 'xotôra'.... eh eh eh eh....

      Beijinho.

      Eliminar
  7. Também não sou muito amante de teatro, talvez porque tenho alguma dificuldade auditiva, tudo para mim tem que ter legenda e no teatro ao vivo é difícil :)

    Também gostei da definição de teatro de Clarice Lispector.

    Um beijinho sem teatro algum ;D

    O Toque do coração


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Clarice Lispector era uma excelente "utilizadora" da língua portuguesa. Gosto muito dos seus pensamentos, das suas ideias.

      Beijinho.

      Eliminar
  8. Teatro é numa sala ou na rua, com palco ou sem palco, com gente dum lado e do outro ou no meio da gente. Na televisão? Não.

    Escolho a Clarice Lispector das citações escolhidas.

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi muito bem escolhido! Eu concordo, Agostinho.

      Beijinho.

      Eliminar
  9. Na televisão, ou melhor, na RTP vi muitas peças de Teatro com grandes nomes da cena nacional, Elvira Velez, Manuel Lereno e até Ruy de Carvalho. Gostava e gosto, mas ao vivo devo ter visto apenas duas peças. O cinema entrou na vida de todos e o Teatro foi ficando para trás. Felizmente, ainda há muito boa gente que cultiva o gosto por essa forma de Arte e Cultura. Caso contrário o que seria da vida dos actores?

    Beijinhos ao som das pancadas de Molière.

    ResponderEliminar
  10. eu sou suspeita, mas aprende-se a amar o Teatro :)

    ResponderEliminar