terça-feira, 28 de março de 2017

Dia Nacional da Juventude

Celebra-se hoje, em Portugal, o Dia Nacional da Juventude. (Não confundir com a celebração do Dia Internacional da Juventude que acontece a 12 de Agosto e foi escolhido na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Agosto de 1998, em Lisboa.)

Este dia, 28 de Março, nasce da luta da juventude pela paz, da sua reivindicação e comemoração, mas também da sua ausência num país que continuava subjugado pela ditadura fascista, enquanto o mundo celebrava o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos povos sobre o nazi-fascismo.

A 10 de Novembro de 1945, a Conferência Mundial da Juventude, reunida em Londres, fundava a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), continuando a ação do Conselho Mundial da Juventude que se constituíra durante a II Guerra Mundial para a luta contra o fascismo. Nascia, assim, uma federação de organizações representativas de mais de 30 milhões de jovens com diferentes ideologias políticas e crenças religiosas, oriundos de 63 países de todo o mundo, unidos pela necessidade de um mundo de progresso e justiça, onde se insere a luta pela paz.

No seu seguimento, organizou-se uma Semana da Juventude dedicada à paz em todo o mundo, afirmando a amizade, a solidariedade e a cooperação na luta por este objetivo, à qual a juventude portuguesa aderiu entusiasticamente, reivindicando também um Portugal livre e democrático.

Assim, milhares de jovens de todo o país, conscientes da importância da paz para o progresso e o desenvolvimento dos povos, reuniram-se em dois acampamentos, em Bela Mandil (Olhão) e em São Pedro de Muel (Marinha Grande), respetivamente, a 23 e a 28 de Março de 1947.

Estas confraternizações em ambiente de alegria e amizade transformaram-se em eventos trágicos, pois foram reprimidos pela PIDE, com a agressão e prisão de muitos dirigentes estudantis, nos tempos do fascismo e da ditadura do regime.

Desde então, assinala-se o dia 28 de Março, em Portugal, como o Dia da Juventude e da sua luta pela paz e democracia, mas também pela defesa e consagração dos seus direitos, liberdades e aspirações.

Passam hoje 70 anos.

Acampamento de Bela Mandil, em Olhão



18 comentários:

  1. Celebrar a Paz, nunca é demais!
    Beijinhos Graça foi muito boa esta lembrança.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha. Desconhecia totalmente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu. Foi por acaso que encontrei uma pequena informação nas minhas pesquisas pela net...

      Eliminar
  3. Que tem sofrido um bocado nestes últimos anos.
    Vamos ver se o futuro nos reserva boas notícias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá, Pedro! Embora devam também eles lutar por isso...
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Infelizmente, só tive conhecimento da caricata
    Mocidade Portuguesa Feminina que vivenciei...
    E lá ia «cantando e rindo», ainda que contrariada...
    ~~~ Beijinhos democráticos ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, e apesar da minha idade, pouco ou nada "sofri" com a Mocidade Portuguesa. Os meus pais ajudaram a que lhe passasse ao lado. Apenas tive de cantar essas canções no coro do liceu...

      Beijos amplamente democráticos.

      Eliminar
  5. Era o ano de 1960, se a memória não me falha, quando então assisti a uma "Festa" no Estádio Nacional com as meninas e meninos equipados com as sua fardas da MP desfilando. A verdade, é que naquela altura, até achei alguma graça.Mas os tempos posteriores esclareceram-me...
    O meu abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me lembro dessas "festas" nacionalistas em honra do regime... nojo!

      Beijinho, Manuel.

      Eliminar
  6. Sabia sobre o acampamento aqui no nosso São Pedro, mas não com tanta profundidade. Obrigado pela partilha.

    Beijinho imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sabia desse encontro em S. Pedro. Foi por acaso que fiquei a saber. E ainda bem. Sempre ficamos a saber que os lutadores anti-fascistas eram muitos. Embora pouco tivessem conseguido alguma coisa...

      Beijinho amigo.

      Eliminar
  7. Graça,
    Infelizmente a juventude actual não se une em torno de nenhuma causa, e não faltam motivos de união, bastava o desemprego, a precariedade no trabalho, os baixos vencimentos.
    Portanto nunca é demais lembrar este dia e a sua origem histórica.

    Um beijinho

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Fê. Esta juventude tem-se mostrado algo egoísta e individualista. A culpa, ou melhor, a responsabilidade pode ter sido nossa, os seus pais, os seus avós...

      Beijinhos arianos...

      Eliminar
  8. Não tinha conhecimento!
    Obrigada pela partilha!!! Bj

    ResponderEliminar
  9. Sete décadas , tanto tempo.

    Grata pela informação, linda.

    Bom final de semana e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  10. Uma boa nota do tempo em que água era água, negro era Pide e Santa Comba santinho. Não fora inventada a pós-verdade. Ou será que existia sem nome?
    Bj.

    ResponderEliminar