quarta-feira, 5 de outubro de 2016

5 de Outubro - Viva a República!

Museu Republicano e Maçónico de Pedrogão Grande

Para homenagear a Implantação da República, lanço mão de parte do discurso proferido hoje pelo nosso amigo Acácio de Sousa, ilustre leiriense estudioso da História do país, licenciado em História pela U. de Coimbra e doutorado em Ciência Política pela U. Nova de Lisboa.

E disse ele: «… Em Portugal, entre os séc. XIX e XX o confronto entre quem mantinha privilégios de linhagem e quem labutava para fazer riqueza e aspirar a outras oportunidades levou à proliferação das ideias republicanas, sobretudo, nos profissionais liberais, comerciantes e militares.

Esta gente com interesses muito diferentes mas com o objetivo comum de acabarem com os privilégios de alguns num país arruinado e permitirem a igualdade de acesso às mesmas oportunidades clamava pelo ensino e pela cultura para todos e pretendia denunciar o caciquismo eleitoral. Assim nasceu o Partido Republicano, uma amálgama de gente diferente que tinha um objetivo comum: o fim da monarquia.

Por isso nem tudo correu bem depois do 5 de Outubro de 1910. (…) Os interesses mais específicos de vários grupos levariam ao fracionamento do Partido Republicano e ao aparecimento de novos pequenos partidos, o que seria natural num processo democrático. Mas os Republicanos tornaram-se autofágicos entre si, na luta pelo poder central e na luta pelos pequenos poderes e cometeram erros:
  •    Afrontaram, sem o cativar, o povo rural;
  •    Ficaram-se pelo eleitorado citadino;
  •   Impediram as mulheres de votar;
  •  Preferiram o voto capacitário e não arriscaram o voto universal.

Além disso, apanharam o choque da Grande Guerra; apanharam a nova república sidonista e a reorganização dos monárquicos/católicos; apanharam a revolução bolchevique; apanharam Fátima e o novo centro de irradiação da mensagem mariana, mas também de “cruzada contra os que haviam desprezado” os valores cristãos.

A República entrou em agonia: as tentativas de golpe começaram a ser permanentes e tivemos governos que duraram dias. Republicanos da velha guarda como Mendes Cabeçadas, para não falar em Machado dos Santos, barbaramente assassinado em 1921, ansiavam pela reposição da ordem! O golpe de 28 de Maio de 1926 foi recebido com alívio por muitos republicanos. (…)

Quer isto dizer que o 5 de Outubro de 1910 e a 1ª República de nada valeram? Não!

  • O ensino teve um incremento fantástico desde as camadas infantis até às mais idosas, coisa que o estado autoritário fez regredir;
  • O poder dinástico ou os poderes de linhagem findaram em definitivo;
  • O ensaio democrático permitiu a apresentação de uma Constituição das mais humanizadas do mundo de então, onde estava consagrado o ideário da «liberdade, igualdade e fraternidade.                                                                                                                        
            Não foi integralmente cumprida? As fraquezas são humanas e os tempos não o permitiram, mas ficou o gérmen para o regresso à democracia e perpassou até hoje o gérmen da regeneração permanente da ideia republicana, laica e democrática.»

              Viva a República!!

8 comentários:

  1. Vivemos escrevendo sempre e vivenciando nossas histórias 'republicanas'...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Viva a República !

    Viva a Democracia !

    Viva Portugal!

    Abraços e beijos livres , sempre, para ti

    ResponderEliminar
  3. VIVA PORTUGAL!
    - * BEIJINHOS * -
    ~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Pedrogão Grande - desconhecia a existência do museu que refere. Viva a República!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito rico, muito interessante. Situa-se em Troviscais, Pedrogão Grande, na chamada Villa Isaura. Dirigido pelo nosso amigo Aires Rodrigues. Merece uma visita.

      Eliminar