quinta-feira, 10 de maio de 2012

Marina


Li, há anos, “A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón, romance saído em 2001, com aura de maravilhoso passado na maravilhosa cidade de Barcelona. Gostei tanto que o li “de enfiada”… 

Mais tarde, em 2008, quando apareceu “O Jogo do Anjo” do mesmo autor, apressei-me a comprá-lo mas, apesar de seguir na mesma linha do anterior, não gostei tanto. Lembro-me que fiquei um tanto desiludida com o final. Tanto assim que, quando foi editada a novela “Marina”, em 2010, já não corri a comprar. A minha filha mais velha emprestou-mo com o aviso de que não era nada de especial. Ficou por aí e, no mês passado, quando fomos ao Algarve, peguei nele e meti-o na mala dos livros, certinha de que, levando a neta connosco, não teria tempo para ler uma linha. Engano meu! Primeiro porque me esqueci do livro sobre a biografia do “poeta maldito” Luiz Pacheco que estava a acabar de ler e depois porque a Elisa se entreteve muito com os filmes da Barbie que levou, pus-me finalmente a ler o livro “infeliz”. E chamo-lhe infeliz também porque, em nota de autor, o escritor diz foi escrito em 1997, antes de ser conhecido pelo sucesso de “A Sombra do Vento”, foi editado em Espanha em 1999 “em edições péssimas”, “provocando-lhe muitos dissabores”. Diz também que é um dos seus favoritos. 

De novo passado em Barcelona, cidade que adoro, no final da década de 70 do século passado, o livro começa logo envolto em neblinas de mistério que nos enredam numa narrativa romântica, de cenário também romântico, que se enleia noutra e noutra história, noutra e noutra aventura maravilhosa que nos deixam completamente presos. Sei que entre os passeios e as horas passadas na piscina interior com a miúda, li as 260 páginas do livro, dando comigo a ler mais umas páginas enquanto a sopa aquecia ou o bife se fritava…

Não se trata propriamente de uma obra literária, até porque pertence a uma fase jovem da vida de escritor em que não tem ainda o domínio preciso na utilização da língua – por exemplo, no introdução da história usa e abusa das metáforas e das imagens como que a tentar impressionar o leitor. Mas para abstrair das agruras desta vida e das maldades deste governo, é uma leitura bastante atraente.

 



9 comentários:

  1. Também li e gostei do primeiro livro, do segundo já não.
    Sou um leigo nesta matéria mas penso que escritores como Dan Brown, ou o nosso José Rodrigues dos Santos, descobriram o filão. Sabem do que a "rapaziada" gosta, coisa leve, e... facturam.

    ResponderEliminar
  2. Tal como tu, adorei "A Sombra e o Vento"! Igualmente achei "O Jogo do Anjo" uma grande salganhada, não gostei. E este, que ainda li quando saiu, também não me seduziu. Daí ter pensado que tão depressa não compro outro livro do Zafón... :)

    Com tanto bom livro para ler, não vale muito a pena perder tempo com livros que "não são carne nem peixe"!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. rrrsss do que eu gosto mais, realmente, neste autor é de ter sempre a minha amada Barcelona como cenário, rrrss


    Bons sonhos, GRacinha

    ResponderEliminar
  4. Querida Graça, também eu me encantei com A sombra do vento e achei que O jogo do anjo, não está nem de perto, nem de longe, consonante com A sombra! Quanto ao Marina, gostei, mas não há amor como o "primeiro", apesar de como dizes e bem, este ser anterior.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  5. Não conheço o autor,por isso não posso pronunciar-me.Ando a reler
    Aquilino no livro Quando os Lobos Uivam, por um simples acerto com colegas.Estou numa fase letárgica de modo que vai por X páginas cada dia.Gosto imenso da escrita de Aquilino em toda a utilização de uma língua pura,bem portuguesa,riquíssima e de fino humor.Só que, agora ao reler,sabe-me a empadão reaquecido,mas o Autor não tem culpa disso...
    Obrigada pelas tuas desmerecidas referências. BOM FIM DE SEMANA
    Kinkas

    ResponderEliminar
  6. "A Sombra do Vento" foi prenda de anos...há já alguns anos de uma querida ex-aluna e querida colega professora na mesma escola que eu...
    Também o li de enfiada!
    Fiquei entusiasmada com o que dizes deste que por acaso vi num dos escaparates da Feira do Livro!


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Graça querida
    Li já á anos "A Sombra do Vento" e gostei, mas não li conheço mais nenhum.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Parece que estamos todos de acordo...
    Também me parece que é outro José Rodrigues dos Santos - mas esses é que vendem e ganham dinheiro. Os outros, os verdadeiros escritores, não lhes chegam "aos calcanhares" em termos de vendas.

    Agora Aquilino... é outra coisa! É arte! É domínio da língua, é encantamento. Nada que se compare.

    Bom fim de semana para todos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  9. Gosto Muito de Zafón, já li vários livros dele, mas não Marina.

    ResponderEliminar