terça-feira, 1 de maio de 2012

Indignação!

Amigos, celebremos o 1º de Maio feriado enquanto o há! Que se estes tecnocratas que tomaram conta do governo e que de História nada sabem nem querem saber, vão retirar feriados que festejam a liberdade e a libertação como o 1º de Dezembro e o 5 de Outubro e, com a sede de vingança de que sofrem, a muito breve trecho deverão retirar o 1º de Maio e o 25 de Abril.

Mas atenção! Não posso, não devo acusar apenas os tecnocratas – para não dizer palhaços, que os palhaços não têm culpa nenhuma – do governo por estas decisões de promoção do trabalho de forma a debelarmos a crise… Este povo está a pedi-las!

Veja-se o caso dos hipermercados: ontem ficámos a saber que os patrões das grandes superfícies convocaram, obrigaram, chantagearam os funcionários para abrirem hoje, Dia do Trabalhador. (Porque não o farão nos outros dois dias de fecharem portas, no Natal e no 1º do Ano? Porque o farão apenas no 1º de Maio?) Grande revolta sentimos muitos de nós perante tal pressão, tal repressão sobre os empregados que agora se chamam, hipocritamente, de «colaboradores». Logo se encheu o Facebook – a maior montra nacional de opiniões e a única já que este povo gosta é de se esconder por detrás da escrita – de cartazes e dísticos apelando ao boicote às compras nas grandes superfícies. Muito bem! E eu que não me livro destes laivos de idiota ingenuidade para os quais já nem idade tenho, acreditei!

Agora vejam a minha indignação quando, de manhã, passei pelo Pingo Doce aqui da zona e vi uma romaria de pessoas sorridentes e em festa e de carros que enchiam o enorme parque daquele hiper! Eu não queria acreditar!


Vão para lá e fiquem por lá!

 Entretanto vim para casa e ainda e mais uma vez esperançada sabe-se lá em quê, liguei a televisão para ver o que havia por Lisboa, festejos, manifestações, discursos e, para maior indignação, nos três canais de sinal aberto e até nos canais de informação aparecia a cara de estanhado do primeiro-ministro, desengravatado tal «homem de esquerda, de trabalho», a debitar não sei que palavras que não tinha escrito e, se calhar, nem pensado para os trabalhadores sociais-democratas! Oh, pelo amor de Deus! Tenham dó! Entretanto, vimos as manifestações, duras manifestações na Grécia e, espantemo-nos!, na Alemanha! Grandes povos! E não uns mansos como nós!

Só que não fiquei por aqui. A meio da tarde, lá fomos de novo dar uma volta pelos canais de televisão para ver as manifestações, mas… quais manifestações? Hoje é que dia? Hoje há manifestações? Ah, sim! Só as havia na TVI 24 – grande TVI 24! Nem sei como! – porque nos restantes canais, apenas víamos pessoas contentíssimas porque no Pingo Doce quem fizesse cem ou mais euros em compras pagava apenas metade! E dizia uma senhora dos seus 60 anos, com um sorriso de orelha a orelha: - Assim, sim! Haviam de fazer isto pelo menos duas vezes por mês! Santa ingenuidade! Ou será mesmo santa estupidez?

Bem pode o Diário de Notícias desfazer-se a dar novas da roubalheira que os senhores do partido do “nosso” primeiro e do “nosso” presidente fizeram no âmbito do BPN que, se fossem hoje as eleições, lá ganhariam eles porque são pessoas muito honestas e dizem sempre a verdade e querem acabar com os feriados que só servem para os trabalhadores (que agora se chamam colaboradores) não trabalharem!



16 comentários:

  1. Hoje os trabalhadores do P. Doce, no dia do trabalhador, que sempre tiveram feriado, não só foram obrigados a trabalhar este ano, como tiveram de o fazer aguentando as condições de verdadeira loucura e histeria colectiva que se instalou. Ao fim do dia deviam estar de rastos. Foi uma vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Graça, desculparás a dureza do que vou dizer!

    Há anos que eu proclamo em todos os sítios e tons que a maior responsabilidade da tragédia em que estamos soçobrando é do bom povo português!

    Primeiro , porque nem se deu ao trabalho de passar às novas gerações os horrores que se sofreram na ditadura.

    Segundo, porque perdeu a noção de solidariedade e consciência de classe!

    Terceiro, porque vota sempre de uma maneira que não se entende: Passos sempre afirmou que iria além das exigências da Troika!

    Soares dos Santos é um crápula e um oportunista( mas, infelizmente, não é exemplar único), mas conhece-nos bem! Tanto assim, que as pessoas morederam o isco que el lhe lançou: a esta hora já dece estar em risco de ataque cardíaco de tanto rir!

    As pessoas não entendem que ele jamais fica a perder? Não percebem que estão a ser usadas?!

    E é por criaturas destas que nos andamos a indignar e a lutar?!

    Francamente, pois que se lixem!!!

    Se querem ser espezinhadas, humilhadas e troçadas pois sejam!!

    Desculpa o tamanho do quase post.

    Neste Dia , o meu forte abraço te dou.

    ResponderEliminar
  3. Pobre povo que nem dá pela manipulação!
    Hoje é mais barato...ou parece, amanhã paga mais caro!
    Eu nunca faço compras em grandes superfícies...vou à mercearia do fundo da rua!
    E pobres trabalhadores que não têm outra solução do que acatar as ordens dos patrões pois correm o risco de ir para o desemprego!
    Só me apercebi da confusão pelo FB e blogues porque nem saí de casa!
    Estive numa de doméstica, até fiz uma tarte! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Hoje cada freguês vendeu a memória por 50 €. Como dizes, vinham sorridentes, mostrando os dentes...

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente este povinho é mesmo assim, "quanto mais me bates...", e com tendência para piorar.

    ResponderEliminar
  6. Graça
    Parece-me cedo para tirar grandes conclusões. Especialmente a ideia de que quem foi ao pingo doce não foi ao primeiro de Maio. Parece-me que a generalidade não iria de qualquer forma. Acusar agora o povo de ser culpado, acho exagerado.
    Cá por mim se o povo anda desmotivado e arredado da politica e outras acções, deve ser visto por outro prisma, nomeadamente a capacidade de mobilização dos partidos da oposição contra a politica deste governo.
    Quanto à promoção gigantesca hoje feita, faz parte da guerra entre as grandes superficieis, em que não há regras ne vergonha.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga,

    Pelo Facebook, como disseste, recebi o apelo de não ir aos Hipermercados fazer compras em Dia do Trabalhador.
    Logo, ficou decidido, nem à Lourinhã vou para não ceder a tentações.

    Estou feliz... não vi, não soube nem passei palavra a ninguém sobre o Pingo Doce.

    Amanhã saberei o que se passou mas já sei que me vou passar nos comentários que vou fazer.

    Malditos revivalistas, divisionistas, revanchistas e outros "istas" que até me dói pronunciar.

    Percebem agora quanto tempo vai durar a austeridade? O tempo necessário para nos porem na penúria.

    A minha alegria é que sem dinheiro não lhes daremos um chavo a ganhar.

    ResponderEliminar
  8. Ainda por cima o Pingo Doce e o Continente são responsáveis em conjunto do absurdo descalabro de Portugal nas importações,mas isso,os papagaios não dizem. eparei que os yogurtes Continente não dizem onde são fabricados (made in CE),logo devem ser espanhóis...

    ResponderEliminar
  9. Graça
    São vários os comentários e, alguns deles falam aquilo que penso, não vou acrescentar nada mais, a não ser que sou totalmente contra em ir fazer compras neste dia.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Desta vez, a minha indignação vai quase inteirinha para o povo português. Que aqueles que nos governam nos queiram tirar todos os direitos adquiridos pós-25A, já se sabe de antemão, e não contam com o meu voto!

    Agora que o povo se deixe "comprar" desta maneira e esqueça a mesquinhez do empresário da Jerónimo Martins em retirar um dos 3 feriados ANUAIS aos trabalhadores/colaboradores (certamente por estarem em situação precária), já me custa a engolir! E não me venham com tretas do salve-se quem puder, porque malta que vai fazer compras de 300 e tal euros não está assim tão mal na vida. Indignada, até é palavra insuficiente para dizer o que sinto! :P

    Beijocas para ti!

    ResponderEliminar
  11. Estamos em perfeita sintonia no que concerne ao 1º de Maio e amanhã vou escrever precisamente sobre o caso Pingo Doce que me deixou amarfanhado, neste dia de regresso a Lisboa.
    Quanto ao BPN, bem pode Cavaco dizer o que quiser. Até pode não ter nada a ver com o assunto, mas esta estória fica-lhe colada à pele e manchará para sempre a sua reputação, caso a justiça não cumpra o seu dever.

    ResponderEliminar
  12. Estimada Amiga Graça Sampaio
    Infelizmente é assim.
    Por cá as pessoas vivem bem e o governo as ajudas em tudo, mesmo assim uns grupos se manifestaram, mas sem razão.
    Já o vem fazendo à anos, entranram ilegalmente em Macau, mais tarde o governo lhes condeceu decumentação e permitiu-lhes residencia permanente, deviam ter ficado gratos, mas não, querem que os seus familiares residentes na China venham para Macau, mas isso depende da China não de Macau, essa a razão da manifestação, de resto tudo bem.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  13. Ao contrário do folha seca não sou tão boazinha, podemos andar desmotivados e ter poucos instrumentos para mudar alguma coisa, mas bolas... no mínimo usar o que estiver ao nosso alcance para mostrar que não somos um rebanho de carneiros.
    Quando a Rosa dos Ventos diz que as pessoas não percebem que estão a ser manipuladas, aí... fico mesmo preocupada, ainda estamos pior do que eu pensava...

    Bjos

    ResponderEliminar
  14. Exatamente, tem toda razão. Por aqui não tem sido diferente...e vemos como é fácil iludir e se permitir iludir..

    Sábias palavras...

    Rafael
    Desce Mais Uma!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada, muito obrigada a todos por virem aqui comentar mais ou menos alongadamente a forma vergonhosa como foi vivido este dia 1º de Maio por quem tão facilmente de vende por trinta dinheiros!

    Foi, sem sombra de dúvida, o primeiro 1º de Maio verdadeiramente preocupante desde o 25 de Abril.

    Obrigada, Rafael, pela sua visita.

    ResponderEliminar
  16. Os empregados deveriam ter ganho a dobrar... pelo menos!

    ResponderEliminar