quinta-feira, 17 de março de 2011

St. Patrick´s Day





Celebra-se hoje, dia 17 de Março, em todos os países de língua inglesa o Dia de São Patrício. Este santo, que terá vivido no século V da era cristã, é o principal santo padroeiro da Irlanda já que foi quem converteu este país à Igreja Católica Romana. Desde o século XVII que o dia 17 de Março, dia em que se crê que terá morrido aquele santo, é considerado feriado na Irlanda. As celebrações do Dia de São Patrício foram-se espalhando por todo o mundo falante de língua inglesa, mesmo pelos países que professam religiões protestantes.

Diz-se que São Patrício usava um shamrock, um trevo de três folhas, para explicar a Santíssima Trindade aos celtas pagãos, daí que o trevo se tenha tornado o símbolo nacional da Irlanda. Ao trevo atribuiu-se na Irlanda a qualidade de dar sorte, superstição que se alargou a todo o mundo ocidental. Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, os soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública à rebelião.

Neste dia, as pessoas vestem-se de verde e em Chicago, por exemplo, até as águas do rio são pintadas de verde... Fazem-se desfiles de gentes vestidas de verde e usando o trevo de três folhas, bebe-se cerveja e whiskey irlandeses, cantam-se canções tradicionais irlandesas.


 

E nós que já aderimos, de alma e coração, ao Hallowe’en e ao St Valentine’s Day, admira-me que ainda não tivéssemos aderido a dia de São Patrício. É que os comerciantes ainda não se lembraram...

Ainda deixo aqui uns desejos irlandeses de boa sorte para todos!



15 comentários:

  1. Independentemente de St. Patrick, sabe-me sempre bem ver/ouvir "The Muppet Show".

    :D

    ResponderEliminar
  2. Ontem, com os "Grafitos" do Museu ou os bons garfos das Cortes, não cheguei a tempo dos scones... e hoje já nem este santo, que não é nosso patrício, me vale.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Aqui em Toronto as festividades já começaram… Muitos litros de Guinness já foram consumidos… : )

    ResponderEliminar
  4. Querida Carol, obrigada pela informação, pois não sabia muito, sobre este dia :)

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga.
    Muito bem lembrado o dia de S. Patrício que chamava a opinião pública à rebelião.
    Também ontem,16 de Março, completaram-se 37 anos sobre a intentona das Caldas , que veio a culminar com o 25 de Abril do mesmo ano.
    Infelizmente não soubemos aproveitar esse 25 de Abril que tanto almejavamos, mas está na calha possivelmente para breve outro golpe de Estado.
    Queira que se lembrem não colocar cravos nas espingardas, mas colocar correntes com bolas de ferro bem pasadas nas pernas desta cambada de corruptos e, afundá-los todos nas profundezas de Mindanau.
    Podem levar também os submarinos e o TGV, mas completamente cheios dessa canalha.
    Quero ficar para ver...

    ResponderEliminar
  6. Tu e o teu sporting:) Em psicologia isso chama-se desvios:)

    ResponderEliminar
  7. e eu deixo-te um raminho de trevos de quatro folhas.

    marradinhas da bicharada do "pequeno jardim" e um abraço da Humana.

    (lá "em casa" somos 7 gatos, um cão e uma Humana. mas passamos a vida no jardim e no quintal, e só entramos em casa quando nos apetece. por vezes, também vamos para o quintal dos nossos vizinhos ruca e pimpolho, brincar com eles...)

    ResponderEliminar
  8. desconhecia a história. obrigada por partilhares :)

    ResponderEliminar
  9. SETE gatos, Felina?!!! Bolas! Bolas! Eu tenho três e às vezes quatro, com a da minha filha, cá em casa e também no quintal, claro!e já é uma grande gataria... Mas eu adooooooro gatinhos! Muito obrigada pelo raminho de trevos e pela prosa.

    Querida M! faz favor de não me provocar... Não podia pôr o St. Patrick's Day de vermelho, não acha?!!!!

    Amigo Rui, acho que já nem este santo que não é nosso patrício, nem outro qualquer nos vale...

    Fiquei, de facto, envergonhada por falar desta tradição irlandesa e não falar do 16 de Março de 74 nas Caldas. Ainda bem que o amigo João aqui o lembrou. Mas não esteja tão pessimista! Claro que se aproveitou muito, mesmo muito, da liberdade que nos trouxe o 25 de Abril. Quanto a irem todos dentro dos TGV e dos submarinos para as profundezas do inferno, concordo... E depois, dizíamos mal de quem?!....

    Tenhamos esperança. (M! a esperança é verde!)Apanhemos muitos trevos de 3 e de 4 folhas para nos trazerem sorte! Sejamos optimistas!

    Beijinhos a todos!

    ResponderEliminar
  10. Querida Catarina,
    Talvez por mera distracção minha, não tinha ainda reparado que a menina vivia no Canadá! Que bom! É um dos países que eu mais gostava de visitar. Deve ser lindo!
    Ando, desde Agosto, a ensinar português a uma jovem senhora canadiana, de Picton, que casou com um português e vive agora cá em Leiria (a pobrezinha... ...)Ela é uma querida e conta-me imensas coisas desse país imenso. Gosto muito de saber coisas de outros povos e de outras culturas.
    Beijinhos, Catarina, e obrigada por vir aqui de vez em quando.

    ResponderEliminar
  11. A esperança era verde:) Entretanto amadureceu:)

    ResponderEliminar
  12. Thanks for sharing information on picosderoseirabrava, i have visited your blog great post.............

    Igreja Crista Brasileira Scone












    ResponderEliminar
  13. Thanks for sharing information on picosderoseirabrava, i have visited your blog great post.............

    Igreja Crista Brasileira Scone












    ResponderEliminar
  14. I have visited your blog for the first time and found it a well
    organized blog. thanks for sharing
    Igreja Crista Brasileira
    Naracoorte

    ResponderEliminar