A “minha” escola tem alunos surdos (profundos e severos) desde o início dos anos 90. Foram alunos acompanhados desde pequeninos pela então chamada Equipa de Educação Especial que, depois de fazerem o 1º ciclo, passaram para a nossa escola para seguirem a sua escolaridade conforme prescrito na lei do tempo do excelente ministro Roberto Carneiro. Aí, frequentavam pequeninas turmas de 4/5 alunos com professores escolhidos que recebiam alguma formação interna para seguirem esses alunos e, nas disciplinas práticas, como EVT, Música e Educação Física, faziam parte de uma turma regular para, deste modo, fazerem a sua integração próxima.
E assim tem funcionado desde então. Com o desaparecimento das Equipas de Educação Especial e com a criação dos Agrupamentos de Escolas, esses alunos, bem como os portadores de outras deficiências, entraram num modelo de completa integração nas escolas as quais passaram também a ter os seus próprios professores especializados, terapeutas e outros técnicos especializados.
Actualmente o agrupamento é a escola de referência para alunos surdos daqui da zona, continuando a receber e a acompanhar alunos com patologias auditivas desde os três anos até ao 9º ano.
Tudo isto para apresentar um pequenino vídeo feito pelos actuais alunos surdos do 9º ano – a quem ainda me sinto muito ligada porque ainda os ajudei a integrar na escola – com a ajuda do professor de Inglês e do intérprete de Língua Gestual e que vai servir para participarem num projecto europeu sobre os jovens nos media.
À laia de resposta para as questões que eles levantam no vídeo, tenho a informar que li que a TVI está a preparar uma nova novela que vai abordar o tema da surdez, estando já duas das suas mais mediáticas artistas, a Rita Pereira e a Margarida Marinho, a aprender Língua Gestual Portuguesa para contracenarem com o Lourenço Ortigão que vai fazer o (difícil) papel de surdo. Sabe-se lá se algum dia não poderá ser um dos nossos meninos da D. Dinis a desempenhar um papel desses? Oxalá!
Não posso deixar de mandar daqui “paletes” de beijinhos para os “artistas” do vídeo – especialmente para o Joel e para o Paulo, que são os que conheço bem desde o 5º ano – e desejar-lhes, a todos, as maiores felicidades e sorte em tudo nas suas vidas!
Que saudades de um Ministro como Roberto Carneiro!
ResponderEliminarQuanto aos meninos do 9ºB1 e professores implicados... PARABÉNS!
O que eu constato!
ResponderEliminarHá sobretudo uma maneira diferente de tratar, e, lidar com essas pessoas, que a natureza por qualquer razão estúpida, tornou diferente da maioria.
A partir eventualmente desse tempo em que foram criadas essas turmas, as crianças já não dizem, como dantes, o surdo, o marreco, o coxo, o cego, vem do tempo dos nossos avós, não havia complacência nem misericórdia, o nome era só para realçar o defeito, era o Alfredo Marreco, o Chico Coxo, etc...
Vejo pelas minhas netas que quando encontram um colega, é o menino da sala Arco Íris, ou é o João, ou outro nome qualquer se souberem como se chama.
As crianças talvez a maioria, hoje não marginalizam, nem diferenciam como estupidamente se fazia antigamente.
Surdos e burros são os nossos governantes! e para esses não há escola que os eduque...
ResponderEliminarHélàs...
Assino por baixo, Luís! Só não gostava do Primeiro Ministro do tempo do excelente ministro RC!...
ResponderEliminarPois é, amigo Paulo/Gato Preto! e ainda dizem mal da escola pública! Não sabem avaliar em termoss de valor acrescentado! É que partimos quase do zero e foi apenas há trinta e poucos anos. Tem-se feito MUITO! E esta geração que diz que está à rasca (e está) nem lhes passa pela cabeça como estávamos à rasquíssima há trinta e tal anos atrás!
Também concordo, M! São burros e atrasados mentais mas governam-SE MUITO BEM!...
Era um excelente ministro, produziu a legislação mais humanista que já se viu no Ministério da Educação mas as declarações que lhe tenho ouvido sobre a polémica Público/Privado deixaram-me decepcionada!
ResponderEliminarUm óptimo projecto este, o da "tua" escola!
Parabéns a todos os que participaram e participam dele!
Abraço
Por acaso também não tenho gostado dessas suas últimas declarações; mas ele é, ou diz ser, um homem de direita! Não deixa, por isso, de ter sido o ideólogo da melhor reforma da educação dos últimos anos.
ResponderEliminar