terça-feira, 22 de março de 2011

Os Shadows


Morreu, na passada sexta-feira, com 71 anos, Jet Harris, um dos fundadores daquele famoso conjunto do "nosso" tempo, que quase conseguiam fazer as guitarras falar. Refiro-me, como já perceberam, aos Shadows.

O conjunto foi formado em Inglaterra, em 1958 e tornou-se famoso como acompanhante de Cliff Richards, com quem gravaram o filme Mocidade em Férias que fez as delícias do "pessoal" da minha juventude. 

Parece-me que tenho todos os discos de 45 rotações que apareceram no mercado dos Shadows. E acho que os ouvi centenas de vezes. E, às vezes, ainda oiço (se bem que algo riscados pelo uso e abuso. É que, às vezes, os discos até ficavam, com o velho gira-discos, ao relento naquela varanda de onde se avistava Mafra em dias desanuviados.)  E que bem que tocavam! John Lennon dizia que "antes do Cliff e dos Shadows não havia nada digno de ser ouvido em Inglaterra".

As músicas eram todas lindas, fortes, marcantes. Muitas foram tocadas e (re)tocadas pelos "meus" Diamantes naquelas festas loucas dos seus primeiros tempos.

Esta foi (e é) a minha preferida (e não vou dizer porquê!...)



6 comentários:

  1. Não sabia da morte do artista:)

    Mais um a lamentar. O mundo fica cada vez pior...

    ResponderEliminar
  2. Jet Harris esteve apenas com The Shadows quatro anos, mas foi um dos guitarristas da sua fundação!
    Foram dos grandes animadores das nossos bailes de garagem!
    Gosto desta mas também gosto muito de Apache, ainda estive para a colocar no FB mas entretanto colocou-se-me a dúvida se ele ainda estaria no grupo quando essa música surgiu...
    Foi uma óptima lembrança a tua, como todas, aliás... :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ainda sou um grande apreciador dos Shadows.

    Lamento, obviamente, a partida de Jet Harris.
    :(

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Rosinha!
    Ainda bem que (também) gosta(ra)m dos meus queridos Shadows.
    Parece que este músico que agora partiu só esteve com o conjunto quatro anos. Parece que tinha mau feitio por causa da bebida...

    ResponderEliminar