sexta-feira, 25 de março de 2011

O Rali TAP





Vi ontem na televisão a reportagem da partida do Rali de Portugal (fazendo parte do Campeonato do Mundo de Ralis) que voltou a realizar-se, este ano, e ao fim de muitos anos, em Lisboa, tendo como cenário a belíssima Praça do Império, frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

O local estava repleto de pessoas que ali se deslocaram para ver de perto as máquinas e, naturalmente, alguns dos melhores pilotos de ralis do mundo.

Nada que me tocasse muito se não me trouxesse à cabeça a lembrança da primeira – e única – vez que assisti à partida de um Rali desta categoria.

Foi exactamente na véspera do meu casamento. Nessa altura ainda morava e trabalhava em Sintra, mas vim casar a Leiria. O casamento estava marcado para o meio-dia do sábado, mas na sexta-feira ainda trabalhámos de manhã, tendo de partir para Leiria da parte da tarde. Só que o noivo tinha ainda ir a Lisboa fazer umas compras de última hora. E aí fomos nós num saltinho a Lisboa comprar isto e aquilo.

Mas – lembrou-se o noivo! – o Rali TAP (que foi o antepassado do Rali de Portugal e tinha a sua 5ª edição, naquele ano de 71) parte hoje para a estrada do Estádio de Alvalade! E se nós fôssemos ver um bocado? Porque não? - disse a noiva, tão desmiolada quanto o noivo...

E lá fomos ver e ouvir as máquinas a acelerar. O estádio cheio de gente. E um cãozinho que se quis atravessar à frente dos carros? Um clamor dos espectadores em favor do cão! Que lá se safou – felizmente!

Com tudo isto, regressámos a casa, a Sintra, felizes da vida, tarde fora, quase sem nos lembrarmos da viagem para Leiria onde deveríamos chegar antes da hora de jantar (de referir que, naquele tempo, a auto-estrada para o Porto ficava-se por Vila Franca e, depois, até Leiria ainda se levava mais um par de horas).

Nem queiram saber o que ouvimos ralhar da minha mãe! Como dois garotos! E, ainda por cima, porque estivemos os dois sozinhos sabe deus onde...









10 comentários:

  1. Velhos tempos em que o Estádio José de Alvalade ainda tinha alguma utilidade...

    ResponderEliminar
  2. Ai o amigo Silva Rocha, que está sempre ao ataque!...

    ResponderEliminar
  3. Se não atacar agora, depois de vir o 20º jogador do Sporting que vai ser o melhor jogador chinês da actualidade, segundo o Futre (ver: http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1815595 ), com todo o dinheiro que vai trazer, a superioridade vai ser tal que não haverá lugar a qualquer brincadeira por parte da malta não sportinguista. Por isso, estou a queimar os últimos cartuchos...
    Ah! E agora sem ironia, não posso deixar de te transmitir o quão agradável é ler estas tuas recordações.

    ResponderEliminar
  4. lol Bonita que tu és:) Para ti: todo o tempo do mundo.


    (nota: talvez sobre rodas o teu SCP...Não?)

    ResponderEliminar
  5. Ai, ai! Sabe Deus onde!
    Se estavas no Estádio de Alvalade ou lá perto estavas muito bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nesses tempos o Rally, então considerado o melhor do Mundo, passava por Sintra, sempre!
    As celebres noites de Sintra, que depois passaram a ser manhãs, por causa dos vândalos que iam mandar garrafas aos carros. Os responsáveis mundiais, foram engolindo aqueles sapos, pela beleza do local, e das labirinticas estradas asfaltadas. Por cá passaram todos os grandes nomes de bons pilotos mundiais.
    Um bocado da história de como tudo começou.

    Como todos sabem, o Rali TAP esteve na génese do Rali de Portugal. Em 1967, o ACP decidiu organizar um evento internacional, apoiando o interesse da divulgação da TAP, a "nossa" companhia de aviação. Este rali veio substituir o evento "caseiro" que César Torres organizara nos seis anos anteriores para o Grupo Cultural e Desportivo da TAP.

    ResponderEliminar
  7. É verdade, amigo Caínhas, era o melhor do mundo e passava por Sintra, com a famosa prova da "Rampa da Pena" que fazia uma tal barulheira lá à porta da minha casa! Mas era uma excitação! Ainda me lembro, antes disso, das provas de Fórmula 3 (sou velha qua me farto!!!) que passavam mesmo lá pela minha rua e faziam cá um barulho que parecia que se enfiavam pela porta dentro!
    Depois o público abandalhou tudo, houve acidentes graves e acabou tudo!

    Obrigada, meus queridos amigos, pelas vossas simpáticas palavras. Mas... aqui para nós que ninguém nos ouve, será que os Benfiquistas estão com algum receio que o Sporting "se levante"?...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Nem o programa do Rali convenceu os Papás que os meninos tinham começado a sentir o prazer antecipado de fazer uma vida a dois?

    Bom FdS

    ResponderEliminar
  9. Tite,
    Parece que já não te lembras como era naquele tempo. E, como eu já não tinha pai, a minha mãe não queria que se pensasse mal da menina...

    ResponderEliminar