domingo, 27 de março de 2011

Dia Mundial do Teatro





Comemorou-se hoje o Dia Mundial do Teatro. Não sou grande amante de teatro. Não sou como Chico do Pai Tirano que, só para agradar à sua querida Tatãozinha, quando ela lhe pergunta o que é que ele prefere “entre teatro e teatro”, ele responde: “cinema!” Eu prefiro mesmo o cinema!

Assisti a algumas boas peças de teatro enquanto vivi em Lisboa, mas, de facto, aqui pela “província” a oferta não foi, ao longo dos anos, grande.

No sábado da semana passada, dia 19, fui, com a minha filha e a minha neta, assistir, no Castelo, a uma simpática peça de teatro mais dedicada ao público infanto-juvenil - “Na Terra dos Sonhos” pelo Grupo de Teatro Apollo do Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas, Ourém. Este evento estava inserido na Semana da Leitura 2011 que foi promovida, no âmbito do projecto do Plano Nacional de Leitura, pela Biblioteca Municipal, a Rede de Bibliotecas Escolares, e a Câmara Municipal de Leiria em parceria com o IPL.

A peça foi muito bem escolhida já que fazia a promoção do teatro e esteve bastante bem representada. O público infantil foi bem recebido e esteve bastante interessado, o que é bom princípio. O público adulto foi chegando, bastante atrasado como é habitual no povo deste nosso rectângulo florido à beira-mar plantado ainda tão deseducado, o que fez que a peça tivesse início ¾ de hora depois do anunciado. – Insuportável! Mas valeu a pena. Todas estas iniciativas especialmente pensadas para as crianças valem sempre e pena. E ir até ao Castelo em dia de sol é sempre um milagre de beleza.


(A entrada do Castelo)


(A chegada do público pontual)



(Espaço para o público infantil)


(O público adulto)


(Os pedreiros encerram o velho teatro e preparam-se para o deitar a baixo)

 

(O mestre de obras descansa antes de começar a trabalhar...)


(Uma das várias diversões que os artistas do teatro representam para convencerem o
mestre de obras a não destruir o velho teatro)




De referir ainda que hoje foi realizada, no Teatro José Lúcio da Silva, a abertura do XVII Festival de Teatro Juvenil da responsabilidade da Câmara Municipal de Leiria que, todos os anos, convida as escolas do concelho a apresentarem peças representadas pelos alunos sendo apresentadas nos teatros da cidade.


Vão ao teatro!

4 comentários:

  1. Este grupo de teatro do meu concelho é muito bom!
    Já vi esta peça e gostei bastante!
    De facto, na província, com a falta de oferta é difícil, mesmo para quem gosta de teatro, manter essa chama acesa!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Há grupos amadores de teatro que bem se esforçam, mas é muito difícil.

    ResponderEliminar
  3. Para que gosta mais de cinema, é de enaltecer este serviço prestado ao teatro. è pelo teatro que descobre o corpo e... o povo.

    (Gostei do seu comentário. Passei a seguir este seu lugar. É de Graça, nem se tem de pagar. :))

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Rogério. De facto, por enquanto isto ainda é de/da Graça...

    ResponderEliminar