quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Neve e mais neve



Sempre ouvi dizer que os diabos têm muita sorte... Tirando um nevão que apanhei numa visita de estudo com alunos do antigo 5º ano, actual 9º, à Serra da Estrela num mês de Março dos idos de 70 e umas farripas de neve noutro passeio a Andorra e um inesperado nevão que me apanhou no Expresso de Lisboa para Leiria em Janeiro de há cinco anos, posso dizer que não sou muito versada em neve. O meu marido esse então ainda menos! Trabalhou ano e meio em Trás-os-Montes e andou outro tanto tempo pela Serra da Estrela e, se bem que tenha visto neve, nunca tinha visto nevar. De modo que, imaginem como íamos desejosos de que nos nevasse em cima!

Agora imagine-se a excitação quando no nosso primeiro dia depois da nossa chegada a Berna, vemos, logo ao pequeno almoço, começarem a cair primeiro uns pontinhos brancos, depois uns pedacinhos de algodão que foram engrossando até fazerem fortes fios de linho por dobar!


O passeio previsto para esse dia não podia ter sido mais bem escolhido – Grindelwald, a zona onde se encontra o Jungfrau, o ponto mais alto da Europa, a 4158 metro de altitude. Não deu para lá subir porque estava muita neve e não se poderia ver nada. Mas deu para andarmos por lá a ver as aldeiazinhas com os chalets suíços (como cá eram chamados nos anos 50) todos construídos em madeira perdidos no meio das montanhas; deu para nos embrenharmos nos montes e irmos, depois de algumas escorregadelas valentes, até a um antigo glaciar.



(mapa de Grindelwald)

 
Pelo caminho fomos apreciando as pequenas cidades de Thun, cidade medieval à beira-lago e Interlaken – assim chamada por estar entre os lagos Thunersee e Brinzersee. Subimos a Mürren e a Männlichen. Um encanto!


(admirando as torres do castelo medieval de Thun)










(esculpindo no gelo)



(quem disse que estava frio?)



(depois de algumas escorregadelas e de muita risota)

 














Poderia continuar a pôr aqui fotos e fotos das neves suíças! Hei-de voltar ao mesmo tema.

9 comentários:

  1. Welcome home!
    Sábado vai ser fixe, cá vos esperamos.

    ResponderEliminar
  2. Bonitas as fotos mas algo arrepiantes. "Eu gosto é do Verão, de passear com a prancha na mão...".
    :)

    ResponderEliminar
  3. Boa reportagem, enquadrada a preceito com belas fotos.

    Fiquei a rever mentalmente aqueles dias longínquos, a caminho da Escola secundária Emídio Navarro (na altura simplesmente Escola Industrial e Comercial de Viseu), a olharmos uns para os outros, os cabelos fartos, brancos, as patinagens que fazíamos no gelo do recreio!...

    Percebe-se que correu tudo lindamente!
    Bj António

    ResponderEliminar
  4. Lindas como postais, as tuas fotos!
    Eu estive lá no Verão, também são bonitas as montanhas "semeadas" de vacas! :-))
    Foste muito bem acompanhada!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa reportagem.
    Teremos aí uma candidata a jornalista?

    ;)

    ResponderEliminar
  6. Ó amigo Observador, até me faz corar de vergonha...

    Desta vez não havia vacas, mas havia veados e corças; não deu para lhes tirar o retrato...

    Ó amigo Rui, eu cá também prefiro o verão, embora sem prancha na mão... mas um espectáculo destes também fica na retina.

    Gato Preto, meu querido baterista dos "meus" Diamantes, lá estarei amanhã para vos ver e ouvir. O que eu adorava quando vocês/tu tocavam Atlantis dos Shadows. Que saudades!

    ResponderEliminar
  7. Amiga Carol,

    Imagino a tua excitação pela qualidade das fotos. Viajar a paragens maravilhosas e deparar-se com uma experiência como essa é como jogar no Euromilhões e ter um prémio que, não sendo o jackpot, é muito agradável.

    Já tive prémios como esse na Serra da Estrela e na Noruega.

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Para a próxima vou contigo... não é que também nunca vi nevar (só uma vez uns farrapinhos de nada!).
    Que fotos tão branquinhas :)

    ResponderEliminar