sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Desfazer do Presépio

(Presépio em casa da Elisa)

"Eu não sei de nada mais triste do que o terminar de todas as festas.

Em criança arrasavam-se-me de água os olhos quando assistia ao desfazer do presépio que, em honra do Menino Deus, se armava em minha casa pelo Natal.

Cerrava-se-me o coração de melancolia, ao ver guardar outra vez na arca – e por um ano!- o Menino, Nossa Senhora e S. José, os grupos dos pastores, a vaca, o jumento, os três reis, os anjos e todos os mais acessórios do pitoresco santuário, diante do qual, nesses quinze dias, se rezava a coroa em família e se cantavam as loas da ocasião! Amargo dia de Reis, último desta abençoada quinzena, já te não via assomar sem que se me enevoassem aquelas puras alegria infantis. Que não encontrásseis mais estorvos pelo caminho, venerandos Magos! Que aquela milagrosa estrela, que vos trouxe a Belém, vos não fizesse errar mais tempo antes de lá chegardes! Fatal 6 de Janeiro! Com o teu anoitecer, anoitecia-me o coração. Voltava a vida normal, voltavam os bancos das aulas, a aritmética, a caligrafia, oh! a caligrafia sobretudo tão associada à férula do mestre-de-escola! E o que era pior que o mais – acabava aquela santa comunidade em que durante quinze dias vira a família; o lar doméstico já não oferecia o alegre tumulto e desordem, em que velhos e crianças tomavam parte, esse ruído e confusão que tão fundo calava no coração de todos. A solenidade que nos reunira sob o mesmo tecto, que nos fizera viver a mesma vida, ia acabar. Nós, as crianças, chorávamos às claras na despedida; mas suspeitávamos de que as nossas lágrimas tinham companheiras envergonhadas. Quantas vezes surpreendíamos segredos de comoção que nos redobrava o choro!"

(Júlio Dinis in “Serões da Província”)


6 comentários:

  1. Tiraste-me o texto do teclado!
    Já o tinha engatilhado na cabeça embora não o fosse usar da mesma maneira...
    Mais um texto que dávamos por esta altura aos nossos meninos!
    Mas eu estava convencida que estava na "Morgadinha...". :-))
    Ainda teria que dar umas voltas para o achar...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O pensamento positivo está no facto de se perspectivar o próximo Natal.

    :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Carol, que belo texto escolheste, para o desfecho das festas!
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelos vossos comentários!
    Rosinha, também eu pensava que pertencia à Morgadinha que desfolhei em busca deste texto do nosso tempo (anos 70) de professoras. Mas afinal encontrei-o nos Serões.
    Acho-o muito bonito.

    ResponderEliminar
  5. Estava convencida que era uma evocação do Henrique...
    Se não fosse a tua pesquisa...

    ResponderEliminar
  6. O prazer em le ter dado agum prazer, é meu, stora:)

    ResponderEliminar