quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O início das aulas



De acordo com o calendário escolar para o presente ano lectivo, poderão as escolas abrir hoje as suas portas aos alunos. Duvido, porém, que sejam muitas a fazê-lo, já que lhes é dada a liberdade de abrirem até ao dia 13.

Seja hoje, ou na 6ª feira ou apenas na próxima 2ª feira, milhares de crianças e jovens (para descanso das famílias) vão apresentar-se para iniciarem uma nova etapa nas suas vidas. E vão, grande parte delas, em enorme expectativa: como vão ser os meus professores? Quem serão? Que horário vou ter? Que colegas me vão calhar? Mesmo os mais velhos, os que já conhecem todos os cantos à casa têm, nem que seja por momentos esses anseios, esses receios.

Mas são sempre os que vão pela primeira vez que nos merecem todo o cuidado, toda a preocupação. Seja no Jardim, seja no 1º Ciclo, ou no 2º Ciclo, a mudança está sempre patente e gera preocupação – da parte deles, “caloiros”, da parte dos pais, da parte dos professores.

Já aqui referi a ansiedade que é para as crianças a entrada para a escola e a importância da preparação que os pais devem fazer aos seus filhos que vão pela primeira vez para uma escola nova. Mas é preciso que se saiba que também as escolas e os seus actores (professores, auxiliares, direcção) se preparam o melhor que podem e sabem para receber os seus novos “clientes”. As recepções aos novos alunos (e respectivos pais) são cada vez mais bem preparadas para que as crianças se sintam o melhor possível no seu novo mundo. Tudo se faz por elas para que sejam o mais felizes possível e para se lhes captar a necessária confiança. (Pelo menos foi sempre essa a minha experiência enquanto simples professora, directora de turma ou membro da direcção). Porém, é necessário que haja também em relação a este momento um sentimento de compreensão, de reconhecimento e de confiança por parte dos pais que têm aquele papel difícil mas tão importante de transmitirem aos seus filhos o ponto de equilíbrio entre aquilo a que têm direito e aquilo que é seu dever.

Detesto moralismos e nunca ou quase nunca os uso; mas lembro-me sempre de uma professora de Moral que tive no liceu (feminino) Maria Amália nos inícios de 60, que sempre nos dizia, com muita convicção, de pé, na beirinha daqueles estrados salazaristas dos Liceus Nacionais: “Ó minhas filhas, para recebermos é preciso darmos!”


(Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho)

(que eu detestei enquanto lá andei
e a que depreciativamente chamava
"Hospital das Letras")


4 comentários:

  1. Sem filhos em idade escolar e ainda sem netos hoje tive o privilégio de entrar em contacto com uma mochila (com o respectivo recheio) de uma sobrinha-neta que vai para o 1º ano.
    Também folheei os livros que me pareceram enormes e excessivos...
    As crianças têm que deixar tudo na escola, se o não fizerem ficam sufocadas debaixo daquele peso todo.
    Amanhã vai haver uma reunião com os pais...
    Nada se faz em cima do joelho.
    Os professores fartam-se de programar e de trabalhar para alunos e pais "caloiros" se sentirem tranquilos.
    É tal e qual como dizes!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É como dizes! A minha filha Ana foi à 1ª reunião de pais do Jardim para onde vai a Elisinha e vinha chocada com a forma como alguns dos pais se portaram em termos de desrespeito pelo trabalho das Educadoras, que levavam a reunião super-bem preparada, e até pelos restantes pais presentes! É que o trabalho das escolas nem sempre é valorizado pelos pais - o que é uma pena!

    ResponderEliminar
  3. Há muita gente que tem filhos, e, devia ir também para a Escola aprender, para ver se conseguiam chegar a ser pais.
    Sabem só fazê-los, ser pais muitos ainda não sabem!
    A minha Carlotinha vai este ano entrar no Liceu Grande, ou sair da Escolinha Básica ao pé de casa, os dois termos são verdadeiros. Ainda ontem ela teve uma reacção de aluna, que só teve uma professora que adora cegamente.
    Vai sofrer um bocado, estamos a prepara-la mas o dia a dia vai ser a verdadeira lição.
    Segunda feira próxima apresentação, Terça feira aulas, fui lá hoje nem os horários saíram!

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte para a Carlotinha! Não te preocupes que os professores do 2º Ciclo são muito bons...

    ResponderEliminar