Hoje é o primeiro dia de aulas para milhares de alunos. E, curiosamente, desde os meus cinco anos, é a primeira vez que não o é para mim! Não sei dizer se me sinto triste ou alegre com o facto. É apenas uma constatação com a qual tenho de passar a viver e pronto!
Hoje é o dia da viragem anual na vida de todos e de tudo: começa a corrida das crianças para a escola, a corrida dos pais e até dos avós a levá-los e a trazê-los, a corrida para as actividades extra-escolares (em que alguns pais exageram!), os transportes, o trânsito, o movimento e o ambiente nas cidades é completamente diferente. Mais vivo, mais alegre, mais cheio.
Aqui, na praia, hoje o dia também não teve nada a ver com os anteriores: havia estacionamento livre em cima da praia, o areal estava quase vazio, e só víamos jovens casais com bebés. Muitos bebés, pequeninos, de colo e pouco mais velhos. Pois! Que os outros tiveram de se ir apresentar na escola! Apetece dizer (sem pretender beliscar sequer o belo poema de António Gedeão) que a escola comanda a vida...
(Praia da Marina vazia)
(Praia "para ricos" vazia)
(Bebés)
(Mais bebés)
(E mais bebés...)
(E equipamentos para bebés!)
(Os nadadores-salvadores quase iam adormecendo...)
A verdade é que as aulas para mim já começaram na quinta-feira. Depois de ver estas belas e provocadoras imagens sinto-me como a Carol “não sei dizer se triste ou alegre” mas com uma vontade de me “baldar” que nem lhe conto.
ResponderEliminar(Era a brincar. Aproveite enquanto o bom tempo o permite.)
Obrigada, Rui Pascoal! Mas nada de se baldar às aulas que é muito feio...
ResponderEliminar