domingo, 19 de novembro de 2017

Porque será que os maiores países de regime comunista não celebram a Revolução Russa?

Pode ser que vá chocar alguns dos meus queridos leitores com este meu texto, mas ando aqui às voltas há tempo com esta ideia na cabeça, que se há de fazer? O facto é que quis saber mais sobre a Revolução Russa de há cem anos e, por isso, tenho lido isto e mais aquilo sobre esse enorme tsunami que se abateu sobre a «Mãe Rússia».  

Ontem mesmo assisti a uma palestra subordinada ao tema “A Revolução Russa cem anos depois” muito bem presentada pelo Doutor Ricardo Noronha, investigador da Universidade Nova de Lisboa, que nos fez uma breve evolução histórica desde meados do século XIX na Europa até a sublevação de 1905 na Rússia, à queda do Czar e às revoluções de fevereiro e de outubro, com causas e consequências. Falou de mencheviques e de bolcheviques, do surgimento, ascensão e esvaziamento dos sovietes, da força revolucionária de Lenine e de Trotsky, da Guerra Civil que adveio à Revolução e que apenas terminou em 1922, do apagamento do Testamento Político que Lenine redigiu à beira da morte e do vergonhoso afastamento e posterior assassinato de Trotsky. Depois falou do aparecimento estudado de Estaline e da implantação de uma ditadura imposta pela repressão, pelo medo e pela morte aos milhões. (Como fizeram Hitler e seus sequazes pela Europa, Salazar incluído.)

E lá veio também o jovem e conhecedor palestrante com a questão de, quer a Rússia, quer a China, os maiores países com sistemas políticos de inspiração comunista e de partido único, não celebrarem o centenário da Revolução Russa.

A minha tal ideia é que fazê-lo seria tão indecoroso, tão indecente, tão obsceno, como seria se os alemães celebrarem a ascensão de Hitler – que também constituiu uma “revolução” no seio da Europa e, por muito que nos custe, muito bem aceite por quase todos os países ocidentais.


De forma bem mais suave e mais conseguida, disse-o Viriato Soromenho-Marques no DN do passado dia 7: «Os bolcheviques, depois de dissolverem a Assembleia Constituinte, começaram por eliminar os seus aliados táticos, transformaram os sovietes num cadáver útil e, por fim, depois de vencida a Rússia Branca, começaram a devorar-se a si próprios na monstruosa fábrica de Terror gerida por Estaline. Um número obsceno de vítimas sacrificou-se na pira da Revolução Russa, que chegou a ter dimensão universal, antes de cair na órbita do nacionalismo grão-russo, disfarçado em “socialismo num só país”. Um século depois, esse colossal sofrimento continua sem encontrar um sentido que o possa redimir.»



20 comentários:

  1. Querida Gracinhamiga

    Não faço a mínima ideia ... Só sei que o comunismo morreu exceptuando a China, a Coreia do Norte, Estou a pensar se há mais algum...

    Bjs da Raquel e qjs (interrogado) do teu velho amigo

    Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
  2. Na Rússia - que deixou de ser comunista com a ascensão do bêbado do Ieltsin ao poder - comemorou-se em várias cidades o centenário da Grande Revolução de Outubro, esse acontecimento maior da história da humanidade. De resto, nesse dia, em Moscovo, na Praça Vermelha, com a presença do Presidente Putin, comemorou-se a partida do Exército Vermelho (em 7.11.1941) para a frente de combate. Claro, não apareceu na TV e, portanto, se não apareceu é porque não aconteceu...
    Quanto à China não sei dizer se aconteceu, sendo certo que os tempos daquela sociedade milenar não são bem os nossos...

    João Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas informações, João Pedro. De facto os nossos noticiários nada disseram - pelo menos que eu visse.

      Obrigada pela visita.

      Eliminar
  3. Pois também tenho andado a dar a revolução russa e foi-nos dito o mesmo.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é uma Escola bem atual... que bom, Elvira!

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Há tanta coisa que não faz sentido!
    Também li o artigo do DN.

    Boa semana Graça.

    Um beijinho imenso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta coisa que não faz sentido, mesmo, Adélia!! São as incongruências da vida...

      Beijinho imenso também para ti e para o teu «folha seca».

      Eliminar
  5. Numa entrevista, nas vésperas do Centenário, Putin disse que a Revolução não era para celebrar, mas sim para reflectir.
    Boa semana, Graça. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E disse muito bem! O senhor não é «parvo» de todo... :)))

      Beijinho.

      Eliminar
  6. "A minha tal ideia é que fazê-lo seria tão indecoroso, tão indecente, tão obsceno, como seria se os alemães celebrarem a ascensão de Hitler – que também constituiu uma “revolução” no seio da Europa e, por muito que nos custe, muito bem aceite por quase todos os países ocidentais."

    E lá vem o obrigatório, onde é que eu assino??
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  7. Bom dia. Não aprecio politica. Mas gostei de ler

    Bjos
    Boa Segunda-Feira
    .
    Hoje:"Nunca será cansaço quando a espera é desejo"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo tem a ver com a política, minha querida. Política é «tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil e público.» Já diziam os gregos.

      Beijinho.

      Eliminar
  8. não tenho a tua a opinião, como bem sabes
    e considero que a Revolução Soviética marcou profundamente a História da Humanidade (e não apenas o Sec. XX)

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcou, de facto! Aliás como todas a revoluções. O triste são as ditaduras que muitas se lhes seguem..

      Obrigada pela franqueza, querido amigo.

      Eliminar
  9. Passando para deixar;


    Beijinhos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  10. A Revolução Russa aconteceu. Não a celebram, talvez porque queiram esquecer o mau aproveitamento que dela foi feito...
    Uma boa semana, Graça.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que foi uma pena. Mas quem pode mudar a História?

      Beijinho.

      Eliminar