sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Black Friday ou de como somos parolos...

Tenho por hábito ir ao shopping todas as sextas-feiras de manhã dar uma volta pelas lojas e pelas livrarias e, no fim, Continente com ela para fazer as habituais compras da semana. Costumo dizer, por piada, que é a minha manhã livre, a parodiar o tempo de professora com a tarde ou a manhã livre (que raramente gozava… mas isso é outra conversa!)

Ora hoje, ao aproximar-me da rotunda que leva ao shopping, começo de ver filas de carros quase parados, em bicha, à espera de acederem aos parques do edifício.

Que se passa? Qual será o impedimento? Terá havido acidente? Aí, fez-se-me luz!! Black Friday!! E eram ainda dez da manhã. Mas é feriado? Ninguém trabalha hoje? O que é isto?

Difícil, senão mesmo impossível arranjar lugar nos estacionamentos. Mas, como é habitual, o marido lá me deixa a gozar a minha “manhã livre” e segue para levar o neto para a escola.

Garanto que, sem ser nos dias imediatamente anteriores ao Natal, nunca tinha visto tanta gente no shopping àquela hora da manhã de um dia de semana! Os corredores cheios de gente, pareciam o calçadão da Nazaré em domingo de verão e, nas lojas, as empregadas corriam esbaforidas a atender, a procurar números maiores, a arrumar peças que clientes deseducadas deixavam espalhadas por qualquer lado, caídas e viradas do avesso por as terem experimentado por experimentar.

Em algumas das lojas mais populares, as bichas nas caixas de pagamento chegavam à porta – dava vontade de nem lá entrar. Noutras, puseram a música tão alto que fazia a confusão maior. Noutras ainda devem ter contratado novas “colaboradoras” (como se diz agora e é fino) a quem devem ter dado ordens para “atacar” as clientes com grandes sorrisos que, não sei por que razão, lhes elevada o tom de voz e as tornavam enervantes… Dava vontade de fugir!

E tudo isto para se obter 20% de desconto sobre os artigos.

Sei, por experiência, que daqui a uns dias, a maior parte desses artigos, senão todos, estarão com descontos muito mais apetecíveis e com a vantagem de não entrarmos nos atropelos de uma sexta-feira negra…

Esta tonteria é recente, pelo menos aqui em Leiria. Nada tenho contra a apropriação de costumes – as chamadas tradições – de outros países, o que está a acontecer com uma rapidez vertiginosa. Mas que diabo!! Qualquer dia estamos a fazer as tristes figuras das americanas que esperam horas para a abertura das lojas e depois entram numa corrida louca a ver quem consegue abarbatar mais artigos que poderão depois não servir para nada…

Que facilmente aderimos às modas mais tolas e mais vazias de essência… É que isto não é mostrar-se moderno – é mesmo mostrar-se parolo.




29 comentários:

  1. Que eu saiba, aqui na Alemanha não temos essa sexta feira negra, mas o consumismo natalício é também um verdadeiro inferno.

    Bom fim de semana 🌹 livre de qualquer consumismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ainda bem que esta moda não pegou por aí... O consumismo é uma praga, mas...é tão agradável comprar coisas!...

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Compre no comércio tradicional. Os frescos são mesmo frescos. Os tecidos são bem tingidos. E até se conseguem umas bugigangas em conta... agora se a motivação é gozar a liberdade... nada como o Continente (e o Belmiro fica contente)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E compro! Os frescos, a carne e o peixe compro no comércio local e sempre nos mesmos estabelecimentos há muitos, muitos anos. No Continente só as mercearias, detergentes e assim. Mas gosto de andar por lá...

      Eliminar
  3. A minha impressora avariou. Levei-a para a reciclagem na worten e tinha intenção de comprar outra. Bom estava ão cheia que deixei a impressora velha no recipiente de recolha de artigos para reciclagem e vim-me embora sem sequer ir ver as impressoras.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a compreendo! É melhor deixar isso para a semana, com calma...

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Acabei de falar com uma amiga algarvia que disse ter ido às compras hoje. Sabia da existência da Black Friday e perguntei-lhe se havia muita gente nas lojas. Respondeu que não, que na cidade onde vive não se deu por isso.
    Não só as pessoas esperam à entrada das lojas desde madrugada (nos EUA) mas também se tornam violentas com todo aquele “entusiasmo”.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser uma loucura! Mas admira-me aí, no Canadá, vizinho dos States, não ter dado essa febre. Se bem que os canadianos nada tenham a ver com os norte americanos...

      Eliminar
  5. Nem sai de casa para nada disso. Acho publicidade enganosa.

    Hoje, um pequeno texto:[ Enquanto deslumbrava o meu imaginário, naquele banco, agora vazio.]

    Bjos
    Um Sábado Feliz.

    ResponderEliminar
  6. Também não vou por essa via Graça !o nome "Black Friday" já me assusta um pouco ! ainda se fosse "cor de rosa"!
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh eh eh eh... concordo! Também prefiro o cor de rosa...

      Beijinho.

      Eliminar
  7. Não condeno quem se apropria dessa "ilusões consumistas"... Mas, me basta o essencial... Sem atropelo algum!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito melhor, Célia! Com tempo, com calma e sabendo bem o que queremos e do que realmente precisamos.

      Beijinho.

      Eliminar
  8. Parece-me que, nunca como este ano, ouvi falar tanto e tão insistentemente com essa praga da "Black Friday" ! :((((
    É que já não posso mais,... quer na TV, quer na rádio, quer nos telémóveis, nos mails de spam, ... chiiiiça ! ... É demais ! ... e se ainda fosse "verdade" ... mas na maior parte dos casos os preços não correspondem e os "parolos" são "enrolados na conversa" ! :((

    Bom fim de semana, Graça ! :)

    ResponderEliminar
  9. A data nada me diz e nesta época ... há muitos anos que não entro em shopings!!!
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda menina... Eu gosto, mas com calma e sem atropelos.

      Beijinho.

      Eliminar
  10. Não caí na tentação. Já irrita tanto reclame e mails entupidos.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Nem mais.
    O efeito manada: dá-se o tiro, e todos os búfalos desembestam em correria imparável.
    Tive uma única experiência desse calibre na Expo para visitar o Pavilhão da Realidade Virtual. Chegou.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela imagem essa dos búfalos... Ui! Nem me lembrem da Expo 98! Linda e bem organizada. Linda na nossa cidade. Mas uma seca e um cansaço descomunais.

      Beijinho.

      Eliminar
  12. O meu telemóvel ficou entupido de mensagens black-friday e eu sem paciência para a coisa... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual! Paletes de mensagens no telemóvel! Não há pachorra para depois ter um desconto de 20%...

      Eliminar
  13. Também me disseram que os Shoppings de Lisboa estiveram a abarrotar!!! Nao tenho necessidade de frequentar esses lugares aos fins de semana por isso não me apercebi de nada mas custa-me compreender como há tanto dinheiro???
    Ainda por cima os preços são enganadores!
    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço ideia em Lisboa e arredores!!!
      São uma enorme ilusão e uma canseira daquelas! Deus me a mim livre! Nem que fosse nova!

      Beijinho.

      Eliminar
  14. assustador, minha querida amiga!
    assustador!

    beijo (engagé rsss)

    ResponderEliminar
  15. OLÁ GRAÇA

    ADOREI o seu post, como um artigo em tempo real, precisamente quando não se fala de outra coisa.

    E digo-lhe mais...estou completamente de acordo consigo:
    ...facilmente adere-se às modas mais tolas e mais vazias de essência… É que isto não é mostrar-se moderno – é mesmo mostrar-se parolo.

    Tal e qual, há pessoas que não imaginam a parolice que fazem em querer ser "modernas de forma parva"

    Ouvi dizer que deu na TV imagens da WORTEN e foi uma loucura
    Pois, só digo:
    Não sei onde há tanto dinheiro!!!

    Também me disseram que os Shoppings de Lisboa estavam cheios!

    Não vi nada, nem na TV

    Eu, por azar, não trabalho, mas muitas vezes pergunto-me o mesmo:Mas é feriado? Ninguém trabalha hoje? O que é isto?

    Em vez de me enfiar em shoppings, para o Black Friday, vou para o ar livre e ...fui fazer uma escapadinha e trago fotos

    mas, desta vez peço, caso possa,
    ir a este meu blogue e me dê uma ajudinha
    Estou sem saber qual delas escolher
    Ajude-me, p.f.

    http://pensamentosimagens.blogspot.pt/

    Abraço e bom fim de semana
    Tulipa

    ResponderEliminar