Muito bem. Acredita que nunca fiz marmelada? Doces sim. De abóbora, de pêra, melão maçã, courgette, tomate, etc. Sempre para oferecer à família, que cá em casa não se comem doces. Eu não aprecio, e o marido é diabético. Dizem que a marmelada, é muito boa para problemas de fígado. Ouvi muitas vezes às pessoas antigas, mas não sei se tem alguma base científica. Um abraço
~~~ ~ A tua linda marmelada está com aspecto muito apetitoso... ~ As crianças vão adorar... ~ Há que aproveitar bem este lindos dias...
~ Quanto ao trapalhão do Passos, não profere nada que preste... ~ Se em sua casa é formiga, para o país foi além de 'cigarrão', um vendilhão de mãos largas... O tal que tirou aos pobres para entregar aos ricos, sem reservas. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Que boas lembranças, passar a tarde a fazer compotas e marmelada! É tão dificil descascar e partir os marmelos, lembro-me de ajudar e de me doerem as mãos! E o cheirinho a compota espalhado pela casa? Que bom. beijinhos
Oh que maravilha!! A minha mãe fazia marmelada e doce de tomate muito bem! Eu nunca aprendi. Tenho uma amiga que faz compotas de qualquer fruta. Tenho que aprender e criar doses de paciência. Que menina prendada! Bjos
Olha... acabei por fazer doce de tomate e pêssego este fim de semana!!! Pela primeira vez! Fiquei entusiasmada com tantos recipientes de compota que vi aqui. : )) Provei a minha várias vezes para ter a certeza que estava a sair bem. Nem sei os bocadinhos de pão que comi hoje com doce! Não me admiraria nada se todos juntos formassem um pão inteiro! : )
Ando há dias a dizer que este ano não faço, pois ainda há tigelas do ano passado, tão dura já que ninguém a quer. Mas, agora ao ver esta, acho sempre farei um pouquinho. :)
Maravilha Graça, sabes tens visto como eu gosto de fazer destas coisas, este ano já fiz marmelada, mas com marmelos que congelei o ano passado! Já não vou conseguir fazer nada mais antes da operação e depois, não sei como ficarei.
Ui, Graça...Com esse espírito de arrecadar no Verão/Outono para consumir no rigoroso Inverno, ainda corres o risco de, no próximo 10 de Junho, seres condecorada com a Grande Cruz da Ordem das Formiguinhas Laboriosas!!
Brincadeiras aparte, essa marmelada tem uma cor linda, vê-se que foi toda cozida sem casca, se não estaria mais avermelhada.
Os meus diabetes proporcionam-me uma boa desculpar para fugir a essas fadigas! Este ano há tantos marmelos que talvez faça um bocadinho e com os caroços e as cascas farei um pouco de geleia...abriste-me o apetite!
De marmelada e outras doçuras estamos conversados; pelas imagens podes maridar-me pelos CTT/privatizados uns exemplares só para provar; que se lixe a diabetes!!!
Quanto ao Macedo (parece ser...) é uma formiga trabalhadeira; o pior é que tem ido umas vezes à DIAP... Ai Macedo hahaha
Muito bem. Acredita que nunca fiz marmelada? Doces sim. De abóbora, de pêra, melão maçã, courgette, tomate, etc. Sempre para oferecer à família, que cá em casa não se comem doces. Eu não aprecio, e o marido é diabético.
ResponderEliminarDizem que a marmelada, é muito boa para problemas de fígado. Ouvi muitas vezes às pessoas antigas, mas não sei se tem alguma base científica.
Um abraço
Cá em casa toda a gente gosta muito! Só que dá muito mais trabalho do que os doces normais...
EliminarBeijinhos doces
~~~
ResponderEliminar~ A tua linda marmelada está com aspecto muito apetitoso...
~ As crianças vão adorar...
~ Há que aproveitar bem este lindos dias...
~ Quanto ao trapalhão do Passos, não profere nada que preste...
~ Se em sua casa é formiga, para o país foi além de 'cigarrão',
um vendilhão de mãos largas...
O tal que tirou aos pobres para entregar aos ricos, sem reservas.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Beijinhos. ~~~
Mas o povão parece que gosta - a avaliar pelas belas sondagens...
EliminarQue boas lembranças, passar a tarde a fazer compotas e marmelada!
ResponderEliminarÉ tão dificil descascar e partir os marmelos, lembro-me de ajudar e de me doerem as mãos! E o cheirinho a compota espalhado pela casa? Que bom.
beijinhos
É o que dá mais trabalho é mesmo descascá-los: as mãos ficam bem massacradas. Mas vale bem a pena!
EliminarAinda não fiz a minha marmelada. Tenho poucos marmelos maduros Talvez para a semana. Os netos gostam e os filhos também e há tb. os amigos.
ResponderEliminarOs meus também - todos!! E isto é um ritual cá em casa...
EliminarOh que maravilha!! A minha mãe fazia marmelada e doce de tomate muito bem! Eu nunca aprendi. Tenho uma amiga que faz compotas de qualquer fruta. Tenho que aprender e criar doses de paciência.
ResponderEliminarQue menina prendada!
Bjos
Posso dar a receita. Quanto à receita para a paciência é que é mais difícil!
EliminarOlha... acabei por fazer doce de tomate e pêssego este fim de semana!!! Pela primeira vez! Fiquei entusiasmada com tantos recipientes de compota que vi aqui. : )) Provei a minha várias vezes para ter a certeza que estava a sair bem. Nem sei os bocadinhos de pão que comi hoje com doce! Não me admiraria nada se todos juntos formassem um pão inteiro! : )
EliminarAndo há dias a dizer que este ano não faço, pois ainda há tigelas do ano passado, tão dura já que ninguém a quer. Mas, agora ao ver esta, acho sempre farei um pouquinho. :)
ResponderEliminarBeijo
Entre um e outro poema...
EliminarBeijos
Parece deliciosa :)
ResponderEliminarLembro-me da minha avó fazer e de como cheirava bem.
Parece deliciosa :)
ResponderEliminarLembro-me da minha avó fazer e de como cheirava bem.
Se quiseres, ensino - não é difícil; só dá um bocadinho de trabalho...
EliminarMaravilha Graça, sabes tens visto como eu gosto de fazer destas coisas, este ano já fiz marmelada, mas com marmelos que congelei o ano passado! Já não vou conseguir fazer nada mais antes da operação e depois, não sei como ficarei.
ResponderEliminarUm beijinho
Ui, Graça...Com esse espírito de arrecadar no Verão/Outono para consumir no rigoroso Inverno, ainda corres o risco de, no próximo 10 de Junho, seres condecorada com a Grande Cruz da Ordem das Formiguinhas Laboriosas!!
ResponderEliminarBrincadeiras aparte, essa marmelada tem uma cor linda, vê-se que foi toda cozida sem casca, se não estaria mais avermelhada.
Os meus diabetes proporcionam-me uma boa desculpar para fugir a essas fadigas!
Este ano há tantos marmelos que talvez faça um bocadinho e com os caroços e as cascas farei um pouco de geleia...abriste-me o apetite!
Beijinhos com água na boca!!
Faz pouca - olha lá a diabetes!!
EliminarBeijinhos doces
Não chegou nem uma taçinha aqui a Macau.... :)))
ResponderEliminarBeijinhos, bfds
Só se for por e-mail...
EliminarCoisas do Outono para consumir no Inverno. E que bom aspeto tem!...
ResponderEliminarE, por acaso, não é só aspeto...
EliminarDeve estar deliciosa, a marmelada, Graça.
ResponderEliminarQuanto ao ministro laborioso... não digo...
Um beijo.
Nem vale a pena dizer...
EliminarBeijinho
Que trabalheira...só de ver fico cansada...manda-me um pouco da sua genica ?
ResponderEliminarAdoro as cestas , sobretudo a " Louis Vuiton" portuguesa.
M.A.A.
De mais!!! Gostei dessa da "Louis Vuiton" portuguesa.... eh eh eh...
EliminarGracinhamiga
ResponderEliminarDe marmelada e outras doçuras estamos conversados; pelas imagens podes maridar-me pelos CTT/privatizados uns exemplares só para provar; que se lixe a diabetes!!!
Quanto ao Macedo (parece ser...) é uma formiga trabalhadeira; o pior é que tem ido umas vezes à DIAP... Ai Macedo hahaha
Bjs da Raquel e qjs do Leãozão
Mas nada de mal lhe irá acontecer, Henriquamigo! Está protegido por pertencer à área do Padrinho....
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarMarmelada para dar e vender, Graça. Trabalheira gratificante e honesta.
ResponderEliminarO mesmo não posso dizer do tal que formigava de forma clandestina.
Boa semana.
Mas que série de posts tão doces ( ex-ministro à parte), à medida que venho fazendo "scroll" para baixo. :)
ResponderEliminar