segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Concertos para Bebés

Os Concertos para Bebés foram idealizados por Paulo Lameiro desenvolvendo-se na Escola de Artes SAMP em Leiria e tiveram a sua primeira apresentação pública no dia 29 de Novembro de 1998.


De 1998 até 2009 foram realizados mais de 450 Concertos para Bebés nos quais participaram oito dezenas de intérpretes, entre os quais alguns dos melhores instrumentistas portugueses. Com principal atividade centrada em Leiria, o projeto percorreu contudo as principais cidades portuguesas, e realizou digressões internacionais à Suécia, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Irlanda e França. Apresenta-se regularmente no Teatro Miguel Franco em Leiria, Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e Casa da Música no Porto.




Os Concertos para Bebés são, antes de mais, concertos. Os bebés são convidados a ouvir. É fruição musical partilhada entre intérpretes e bebés, pais e irmãos, avós e amigos que alicerça todo o projeto. Os concertos têm como matriz a chamada música clássica, mas desenvolvem-se num alinhamento recheado de temas tradicionais, do pop-rock, e de improvisações vocais-instrumentais com a participação de todo o público. Cada concerto é uma experiência de cumplicidades, onde os sons e os silêncios a todos surpreendem. De Monteverdi a Mozart, do cavaquinho aos didgeridoos, trocam-se espantos e ouvem-se suspiros. A grande experiência dos instrumentistas inunda a sala de momentos fortes, e os cantos estimulam o encantamento. Com intérpretes apaixonados por crianças, o tempo foge e o concerto acaba num ápice.

(Para ficar a conhecer melhor este trabalho, ver aqui.)




Pois foi este projeto verdadeiramente inovador e único que conquistou ontem, na cidade de Osnabrück na Alemanha, o primeiro prémio no YEAH! Young EARopean Award na categoria inovação. Apresentaram-se ao certame 140 candidatos, estando o projeto de Paulo Lameiro entre os 15 nomeados.

Que ótimo ser-se reconhecido internacionalmente pelo trabalho ingente que este maestro e o grupo de músicos e de vozes vêm desenvolvendo em prol da educação musical das crianças.

Muitos parabéns!

10 comentários:

  1. Espectacular mesmo, é gratificante sim.
    Parabéns a este grupo.
    Boa semana Graça

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  2. Gracinhamiga

    É uma graça este reconhecimento internacional de um trabalho feito por Portugueses. Também temos coisas boas e coisas muito boas e coisas muito muito boas! Um hurra!

    Um abração para o Paulo Lameiras e seus companheiros e outro à cidade do Leiria. Bravo!

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar.
    Uma ideia excelente!!

    ResponderEliminar
  4. Leiria está a mexer...e há muito! :)
    Este projecto já tem uns anos e era tempo de ser reconhecido internacionalmente!

    Abraço

    ResponderEliminar

  5. Há sempre quem sonhe e vença!...

    Que bom encontrar aqui algo que o reafirma.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. No Porto , estes concertos para bébés também acontecem e sei que a minha neta é levada pelos pais, não só na casa da música como também no Rivoli. M.A.A.

    ResponderEliminar


  7. É de louvar!
    Por aqui também já houve... quando a minha filha era bebé.

    Agora só há música para jovens e adultos... de ouvidos afinados pelo diapasão do desafinador-mor.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  8. Já tinha visto algumas reportagens sobre este tipo de iniciativas. Estão de parabéns os seus criadores. :)

    ResponderEliminar
  9. fico sempre encantada com os olhares curiosos das crianças. emociona-me assistir à sua vontade de saber :)

    ResponderEliminar