segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Praia da Samarra



Foi bem nos inícios de 1960 que a nossa amiga TZ disse à minha mãe – que era uma grande amante de praia – que deveria gostar de conhecer a Praia da Samarra, uma prainha ótima ali no concelho de São João das Lampas.

E aí vai a minha mãe convencer o meu pai – que detestava praia e quando lá ia era só para nos levar e descia à areia de sapatos, fato e gravata – a levar-nos ali a São João das Lampas para irmos conhecer a dita praia.

Lá nos metemos todos não sei se no Volkswagen, se no Dauphine com destino à “saloiada”. Nunca percebi como cabíamos todos nos carros que o meu pai foi tendo! E todos eram os meus pais, eu, o meu primo-irmão que vivia connosco e sempre, mas sempre, mais um ou dois amiguinhos da casa.

Chegados a São João, toca de procurar o caminho para a Samarra. Que achámos por orientação da TZ. O primeiro sinal de que as coisas não iam correr bem foi o facto de o dito caminho terminar um bom bocado longe da praia. Mas pior foi ver que o acesso à mesma era feito por montes e pedregulhos.

Cheios de boa vontade de passar um bom bocado à beira-mar, lá nos metemos por caminhos exíguos aos altos bem pedregosos e baixos bem poeirentos para chegarmos lá abaixo. Claro que o meu pai ficou lá em cima muito sossegado!

Mas o melhor, o mais inesperado, o mais pitoresco, o mais divertido, foi o cenário com que nos deparámos: uma quantidade de homens de ceroulas arregaçadas e de mulheres em combinação com a água a dar-lhes pelos joelhos a lavarem-se com sabão e tudo!

Eu teria, à época, os meus doze anos, mas nunca mais me esqueci daquela nossa ida à Praia da Samarra. Nunca mais lá voltámos, mas ríamos a bom rir de cada vez que recordávamos aquela experiência.

Este fim de semana fomos a Sintra visitar uns amigos e pensei em aproveitar a viagem para passarmos por São João das Lampas para ver se dava para revisitar a Samarra. E lá fomos.

Não encontrámos pessoas a lavarem-se no mar – mal fora! – mas o acesso continua a fazer-se por caminhos e pedregulhos. Se bem que esteja agora a ser feita uma estrada de cimento com locais para deixar os carros e tudo. 


Pessoas que se dirigiam à praia no passado sábado:




A praia e os seus pedregulhos

Deixo aqui uma fotografia de 1963 da praia que encontrei na net e de que vão gostar.

A "piquena" na foto não sou eu, juro!





16 comentários:

  1. Pois, nos tais "bons" velhos tempos havia quem não tivesse acesso a água para fazer a higiene diária, que passava assim a higiene "quando e onde calhava". Suponho que mais em alguns rios, dado que a salinidade da água do mar não é muito própria para banhos de higiene... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de praia mas com as desgraçadas pernas que tenho não me atrevo a ir até lá!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também conheço a praia da Samarra. Foi-me apresentada por um amigo que tem uma casa em S. João das Lampas. Com a abertura da estrada lá se vai o sossego!

    ResponderEliminar
  4. Td lindo por aqui.Adorei!! abraços carinhosos a ti.

    ResponderEliminar
  5. Até estou a sorrir...não conheço esta praia , mas essa cena de se lavarem com sabão no mar , fez-me rir...antigamente , havia o conceito de que muitas lavagens até davam cabo da pele....Graças a Deus que não era a política lá de casa mas por aqui , as pessoas , falavam no tomar banho de Sabor a Sabor , ou seja , no rio já com calor...Dá para rir , não dá ? M.A.A.

    ResponderEliminar
  6. A praia é bonita, mas eu ficaria a fazer companhia a teu pai.De certeza!

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  7. Linda a praia, não conhecia o facto de se lavarem lá com sabão, em 63 eu tinha 6 anitos, ainda não ía á praia, comecei a ir aos 8 e nunca mais parei, apenas este ano que infelizmente não estou a consiguir.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. O que me ri! : )

    Há alguns anos, a “cottage” que arrendei à beira-lago, com praia privada, estava bem conservada mas via-se que já tinha muitas décadas.

    Havia apenas um quarto de banho que era relativamente novo comparado com o resto da casa. Estranhei. Em conversa, a proprietária, uma senhora muito conversadora e simpática, disse-nos que antes de terem quarto de banho era hábito ela e a família tomarem banho com sabão e champô no lago e que muitos vizinhos faziam a mesma coisa mesmo alguns anos depois de terem água canalizada.

    Nessa altura uma amiga foi passar dois dias connosco. Então, não é que na manhã seguinte se levanta cedo e munida de sabão e lâmina vai para a praia fazer a depilação das pernas?!

    : )

    ResponderEliminar
  9. Se tenho aqui ao lado um colega da Divisão de Informática que lava roupa na casa de banho, porque não lavar-se, com sabão e tudo, na praia?? :)))

    ResponderEliminar
  10. Também por cá houve disso...não assim tão descaradamente...
    Ainda sou do tempo dos matarruanos...
    Ceroulas com atilhos nos tornozelos e na cintura e de braguilha aberta.
    Ai as combinações....que lindas ...nada transparentes ...aquilo eram bons tecidos de chita...

    ResponderEliminar
  11. Este lugar é um charme, beijo Lisette.

    ResponderEliminar

  12. Depois... Bem,depois ficamos a lembrar coisas assim, eternamente, até que, um belo dia,lá voltámos em busca dos risos inocentes que fomos perdendo.

    Gosto tanto quando assim acontece!

    Obrigada pela partilha. Pode imaginar-se a cena. :)

    Beijinhos


    ResponderEliminar
  13. Pelo menos, estas praias têm uma vantagem ! Para quem não gosta de ver muita gente por perto, são um sossego ! :))
    Lembro-me de uma praia muito do género dessa, há uns 30 anos, mas não sei como estará hoje. Era a praia do Abano, logo a seguir ao Guincho !

    Bjs.
    .

    ResponderEliminar
  14. Praias destas são muito boas e propícias ao Top Less que eu pratico há longos anos ! :)

    ResponderEliminar