sábado, 7 de setembro de 2013

A Gaiola Dourada


Devia ser a única pessoa das minhas amizades que ainda não tinha ido ver o filme do momento. Não estava com muita vontade, não. Por uma questão de autoproteção. Quando passou aquela série «Conta-me como foi» na RTP1 – bastante bem conseguida, diga-se – vi poucos episódios, o mesmo acontecendo com a série «E depois do adeus». Tenho alguma dificuldade em, de alguma forma, ver-me e ao povo de onde provenho ao espelho – às vezes com inverdades, mas sobretudo com a nossa forma de ser, com os nossos defeitos, as nossas fragilidades sem que para isso haja uma explicação, um conhecimento sociológico, psicológico da evolução da história dessa nossa maneira de ser. Tenho medo de ver o povo a que pertenço (sem nunca, em qualquer situação, ter dito nem dizer como oiço a muito boa gente: «tenho vergonha de ser portugês/a») metido a ridículo ou tratado de forma falaciosa.

Bom mas depois de ouvir dizer que era um filme bem-disposto e que nos arrancava algumas boas gargalhadas, hoje lá me decidi, até porque gosto muito do modo de representar da Rita Blanco já desde o tempo em que ela, muito nova ainda, trabalhava com o extraordinário Herman José.

No final da primeira parte estava a gostar do filme e, tirando alguns pequenos exageros, estava de facto a ser divertido. Mas quando chegámos ao clímax da história, a cena do jantar de noivado, dá-se o ponto de viragem e de filme pró-comédia passa-se ao filme pró-comédia romântica em que são explanados sentimentos e símbolos portugueses muito bem “metidos” como por exemplo a cena do fado – que começou por me contrariar bastante, mas cuja intenção entendi ainda antes de a canção ter chegado ao fim – a beleza verdadeiramente impressionante e de enorme impacto do Douro e, no fim, o aparecimento do jogador Pauleta. (Por mim, só retiraria a força com que aquele fado fascizante «Uma Casa Portuguesa» foi apresentado; mas isso sou eu que não gosto mesmo daquela canção.)

Trata-se de um filme cujo propósito é muito mais para nos roubar uma ou duas lagrimas do que para as tais boas gargalhadas.

Atrevo-me a dizer que este filme foi feito ao estilo dos últimos filmes de Woody Allen  sobre Paris e Roma.


16 comentários:

  1. Não vi o filme ,mas estou a pensar ir até Vila Real , pois é o sítio mais próximo onde está em exibição.Dizem-me que vale a pena.M.A.A.

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler em alguns blogues sobre esse filme, fiquei com curiosidade. Provavelmente não passará por aqui mas talvez na net o consiga ver. Apenas conheço o Joaquim de Almeida de filmes na língua inglesa.
    Achas que os emigrantes portugueses estão bem caracterizados?

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ver esse filme, dispõe bem, não penso que passe uma má imagem dos emigrantes portugueses. Como povo somos mesmo assim... sempre a evoluir.
    Concordo com a Graça, é um filme "semelhante" aos últimos que Woody Allen realizou e Portugal, como cartaz turístico, creio não ter ficado a perder.

    ResponderEliminar
  4. Não é "fabulástico" mas vê-se bem!
    Claro que tinha que haver alguns clichés!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Catarina, por acaso acho que os emigrantes em Paris estão bastante bem caracterizados.

    ResponderEliminar
  6. Uma boa dica, Graça! Valeu, menina!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi o filme.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Também vi e gostei.
    Gostei do modo como olhas para o filme, eu sou mais terra a terra!

    ResponderEliminar

  9. Ainda não fui ver. Mas irei. :)

    Beijo e bom domingo.

    Laura

    ResponderEliminar
  10. Também ainda não fui, nem será um filme a ver no cinema. Mas quando for para o vídeo, quero ver. Beijoca!

    ResponderEliminar
  11. Gostei mesmo muito desta comédia luso-francesa, embora não me tenha identificado com nenhuma das personagens.

    A minha amiga alemã que foi comigo, também gostou do filme, só disse que eu era o oposto da Maria, mas tanta simpatia, boa vontade e humildade foi um dos exageros do filme.

    Ri e quando vi o "meu" querido Douro os meus olhos encheram-se de lágrimas.

    Perdoei ao Ruben Alves a cena do fado e o aparecimento do jogador Pauleta.

    A mim também me lembrou um outro filme, mas não do Woody, que ainda um dia vou falar no "ematejoca azul".

    Continuação de um bom domingo, Graça!

    ResponderEliminar

  12. Gostei, francamente. Do filme e desta tua exposição.

    Ficou-me no palato um amargo-doce ou um doce-amargo que, de facto, é marca do povo português, sempre truncado no seu direito de SER em plenitude.
    Triste Fado!

    ResponderEliminar
  13. Ainda não vi, mas já está agendado.

    beijinho amiga Graça, boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada, meus queridos, pelos vossos comentários!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Gracinhamiga

    Sem tirar, nem pôr. Concordo 210% por cento, mas (maldita adversativa que aparece sempre nos momentos e parágrafos menos indicados), quanto ao fado, do fado de que eu gosto, (agora diz-se que eu gosto...), o Casa Portuguesa é uma cagada em um acto.

    Mal por mal, prefiro o Ser fadista e ser doutor do Vasco Santana (grande e gordo actor) na "Canção de Lisboa".

    Qjs

    Henrique
    _______

    Um dia hei-de contar a estória em que vesti a casaca do Vasco Santana...

    ResponderEliminar