segunda-feira, 11 de julho de 2011

Velhos maltratados






Mais do que os recentes cortes nas avaliações sobre a economia e as finanças portuguesas realizadas pelas tão faladas agências de notação americanas e que tantos amargos de boca têm trazido para o senhor presidente e para os senhores governantes e respectiva família partidária; mais do que as violentas medidas da troika para tentar equilibrar as mesmas; mais que o corte no décimo terceiro mês; mais que todas as medidas além-troika que, à sombra desta, o governo da nova maioria se prepara para tomar (qual PEC IV, qual carapuça?) doeu-me uma notícia de ontem que coloca Portugal no grupo dos seis piores países no que toca à violência sobre os idosos.

A Organização Mundial de Saúde analisou mais de 50 países europeus e Portugal aparece entre os seis países com um cenário mais negro. A gravidade do problema repete-se, apenas, na Sérvia, na Áustria, em Israel, na Macedónia e na Eslováquia. E chega ao ponto de alertar para o seguinte: "Portugal tem um sério problema no que respeita aos maus tratos contra idosos."

De acordo com os resultados, 39 por cento dos inquiridos são vítimas de violência ou abusos, 32 por cento alvo de abusos psicológicos, 17 por cento de extorsão, 13 por cento de agressões físicas e 10 por cento de negligência.

E continua afirmando que, por dia, na Europa, quatro milhões de idosos são vítimas de humilhações, quer físicas quer psicológicas. Bofetadas, murros, socos, queimaduras no corpo e cortes propositados são algumas das agressões mais comuns praticadas contra a terceira idade.

Uma vergonha para o mundo dito civilizado. Um vexame para nós, portugueses, sermos classificados como violentos, brutais.

Quem disse que somos um povo de brandos costumes?!

7 comentários:

  1. Sabes que nem quis ler a notícia que vinha no jornal?! :-((
    Um horror!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Querida Carol, é lamentável!! Cada vez seremos mais idosos, como vai ser?!

    ResponderEliminar
  3. carol
    Simplesmente comovente!!! É horrivel pensar nisso. Sabes amiga eu sou uma pessoa que visito com frequência os lares de idosos, embora não tenha lá familiares ou alguém amigo, mas habituei-me a fazer isso à muitos anos atraz quando fiquei viúva, ocupava um pouco do meu tempo live em visitar os idosos atirados para um Armazém de idosos que a familia raramente visitava, e não fiquei com uma boa visão de chegar a esse ponto ou ficar dependente, isso sim assusta-me bastante.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. É uma situação vergonhosa e deprimente. Felizmente ainda existem excepções.
    (Boas Férias!)

    ResponderEliminar
  5. Três comentários:
    Primeiro - Não dou nem um grama de crédito a tal noticia (como chegar aos tais 32 por cento alvo de abusos psicológicos);
    Segundo - Por observação directa os valores serão ainda mais aterradores;
    Terceiro - Uma sociedade doente só pode gerar uma relação social deprimente

    ResponderEliminar
  6. Rogerito, sempre lúcido!
    Mas que é deprimente e brutal e vergonhoso e lamentável e todos os demais adjectivos que queiramos encontrar para esta situação, lá isso é!

    Flor, congratulo-me com as suas mostras de cidadania, mas eu - por cobardia ou sei lá o quê - tenho muita dificuldade em vê-los, os Velhos, nos lares. Que se há-de fazer?

    Beijinhos. (Está-se muito bem aqui no Sul. Se bem que a água esteja gelada...)

    ResponderEliminar
  7. uma vergonha para todos nós, Carol.

    ResponderEliminar