terça-feira, 26 de julho de 2011

Para que servem os avós



(Terreiro do Paço visto do Cais das Colunas com a estátuta equestre de D. José)


Oh avô, vamos ver o Zé Cavalo?


“O menino desce a escada ela mão de sua mãe.

Dois andares escassamente iluminados. A sobreloja, a porta ampla, enorme.

Em frente uma carroça, um cavalo, o cocheiro. Ao lado, a caixotaria do Manolo, o papagaio, o cheiro a madeira fresca.

O bater dos martelos a serra mecânica.

Estamos na Rua dos Douradores no n.º 21, a dois passos do Terreiro do Paço... («Também há Universo na Rua dos Douradores» lembramos enternecidamente Fernando Pessoa.)

É a vasta praça que deslumbra o menino a perspectiva mágica dos arcos circundantes. No centro, o monumento a recortar-se no céu muito azul. Os grupos laterais em lioz muito branco: o elefante enorme, a figura que avança soprando uma trombeta de bronze.

De bronze é o ZÉ CAVALO, na sua atitude digna, triunfante, olhando o rio.

O rio também deslumbrava o menino que pedia ao avô que o levasse junto das ondas minúsculas que quebravam no cais das Colunas. Na vazante, descia mesmo alguns degraus e sentia o cheiro do rio, vislumbrava o cacilheiro como grande casa que anda.

Mais tarde a viagem até à Rocha do Conde de Óbidos. O subir lento da escadaria que conduzia ao jardim fronteiro ao Museu das Janelas Verdes. A primeira visita ao museu, a descoberta da pintura e da escultura. O avô ficava numa das salas a conversar com um guarda que fora seu condiscípulo na escola primária. O menino vagueava sozinho pelas salas atónito deslumbrado.

O avô chamava-se JACINTO JOSÉ PEDRO.”

(Lagoa Henriques, 8 de Julho de 1989)

(Jacinto José Pedro seria, com certeza, o avô – querido – do menino Lagoa Henriques, que se tornou no conhecido escultor e professor de Belas Artes muito lembrado pelos que foram seus alunos. Era grande admirador de Pessoa e de Cesário Verde. Dizia que Pessoa tinha sido o seu mestre da realidade interior e Cesário o mestre da realidade exterior.

De referir ainda que Mestre Lagoa Henriques foi o autor do conjunto escultórico da fonte luminosa de Leiria, a simbolizar a união do Lis e Lena, que foi inaugurado em 22 de Maio de 1973.)

 

5 comentários:

  1. Servem para dar a mão, não é?
    Para levarem os netos para outros "reinos"...
    Tenho belíssimas recordações do meu avô materno e da minha avó paterna que, não sendo nada um ao outro e vivendo em terras diferentes, tinham imensas semelhanças na forma como lidavam com os netos - eram uns excelentes contadores de histórias!
    E o conjunto escultórico de Lagoa Henriques, contando a lenda do Lis e do Lena, frente à CGD em Leiria, também nos leva pela mão...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma escultura arrojada (para a época) ou um escultor?

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo, Rosinha, servimos para os levarmos "pela mão" sea para onde for que eles queiram ir.

    Também guardo belas e ternurentas recordações da minha avó materna, a minha Mémé, e do seu último marido (que não era meu avô de sangue), o meu Bábá - estive com eles muito tempo até aos meus dez anos.

    Pois é, Rui, devia ser um homem muito avançado para a época. E que bonita é a estátua dos amores do Lis e do Lena, não acha?

    ResponderEliminar
  4. Sou avô "profissional", não ligo a essa coisa do dia dos avós, felizmente para mim todos os dias são delas para nós, e de nós (avós) para elas.

    ResponderEliminar
  5. Os avos apenas servem para se levantar cedo, ir buscar os netos e leva los à escola..... porque nas ferias, se os pais também estão em casa, nem um telefonema para perguntar se os velhotes estão vivos.

    ResponderEliminar