sábado, 26 de fevereiro de 2011

A mística do mês de Fevereiro





Fevereiro é dos meses de que mais gosto. É o mês em que a luz do dia começa a prolongar-se pela noite dentro. É o mês do florir das camélias e das amendoeiras e em que o Sol começa timidamente a aquecer substituindo aos poucos o frio do início da manhã. É o mês da pré-Primavera, do renascer do jovem ano naquele esforço sempre repetido qual Sísifo voltando a empurrar a sua pedra para o alto da montanha. Aparecem alguns pássaros que começam a propalar o seu chilreio. E, por vezes, há um perfume no ar que, sem nos inebriar como o de Maio ou Junho, nos enche a alma de um azul anilado. As acácias vestem-se daquele amarelo que só vemos no Alentejo em pleno Verão e as mimosas recendem nas matas.

Há sempre no mês de Fevereiro umas tardes de quase Verão em que começa a dar vontade de arrumar os casacões que, ironicamente, ainda nos hão-de fazer muita falta e de ir dar belos passeios a pé. A primeira vez que senti esse fingimento de Verão foi quando, há anos, muitos anos mesmo, vim pela primeira vez a Leiria nesta época para o casamento de um irmão do então meu namorado (quer dizer, do meu “conversado” no dizer brincalhão da minha grande amiga T. dos tempos da Faculdade...) De facto, Leiria é uma zona muito quente e muito fria, de grandes amplitudes térmicas.

Relembro sempre, porém, com grande nostalgia, nesta altura do ano, os solitários passeios que dava pelo parque quando, no tempo do colégio, o atravessava em direcção a casa, quando morava não na Vila, mas nas Murtas ou na Portela. Até no verde-húmido de Sintra se fazia sentir, em Fevereiro, um fiozinho daquele Sol novo de início de ano. E depois as nossas brandas loucuras do Carnaval!

Muita da gente crescida gosta de dizer que “o Carnaval não lhes diz nada”, mas a mim diz. Não este Carnaval dos desfiles dos grandes carros ditos alegóricos com as meninas lá em cima em bikini a baterem o dente de frio porque nós aqui não temos o calor do Carnaval carioca. Senti, ao longo dos anos e até hoje, uma enorme pena de já não haver daquelas festas em que dançávamos (por vezes mesmo mascarados) até às tantas, daquelas em que nos “metíamos” na noite de 6ª feira chamada gorda e de que só saíamos na 3ª feira de Carnaval pela noite dentro, desde que, como o meu pai exigia, não faltássemos às aulas, logo de manhã, na 4ª feira.

Apetece dizer com o Fausto “que boa vida era a de (Lisboa) Fevereiro”...

9 comentários:

  1. E ainda será!!!


    Fevereiro não me diz muito. Mas visto por ti...Vou lhe dar mais uns dias...lol

    ResponderEliminar
  2. Hoje já não me diz muito… mas “no meu tempo” o Grémio Literário em Leiria era o máximo!

    ResponderEliminar
  3. Se tiveres sorte em Fevereiro, terás sorte o ano inteiro.
    Mas sinceramente, é realmente o mês em que as flores começam a anunciar se o ano vai ser bom ou mau.Sendo o mês mais curto do ano, é o que mais trabalho dá.Semeia-se mais em Fevereiro do que no resto do ano.

    ResponderEliminar
  4. Fevereiro tem tudo isso e ainda tem os anos da minha irmã precisamente hoje e ela é a melhor irmã do mundo, mas também tem a partida da minha mãe...
    Já o Carnaval é móvel, este ano calha em Março!
    Actualmente é evento que nada me diz, mas já fui muito feliz no Carnaval! :-))

    Abraço e já agora bom Carnaval, diverte-te!

    ResponderEliminar
  5. Este mês é, de facto, também para mim, um mês especial. Desde logo, porque consta dos registos e das recordações da minha mãe e do meu pai, que eu nasci no 13º dia. Que, apesar de ser número de azar, dizem as superstições, não o sinto assim, não.

    Quanto à Natureza, Carol. Também é tempo de ameixoeiras em flor (e que bonitas elas andam por Leiria, Praça Rodrigues Lobo, Jardim Luís de Camões e noutros locais), e dos freixos a despontarem nas suas folhas e dos narcisos, e...

    E já cheira a Primavera, a mais uma Primavera, a juntar a tantas outras que já vivi.
    É bom sentir o mês de Fevereiro...que o deste ano não queira ser protagonista em demasia, nem Revolucionário violento só por se sentir à Rasca...
    É como diz, é o mês das sementeiras, mas Março também é. Ainda vamos a tempo...

    Um abraço
    António

    ResponderEliminar
  6. Fevereiro, é o mês!
    Sete, é o numero!
    D.N., a banda!
    Beatles a doença!
    Sintra, tudo!

    ResponderEliminar
  7. Toda a minha gente fala na primavera, de flores, de sol, de cheiros, de pássaros... Como me sinto isolada! : ) Aqui continua a nevar, as flores só existem nas estufas, o sol não aparece há uns dias, os pássaros ... bem apenas ainda vi pombos que coitaditos lá se vão abrigando nos parapeitos das janelas altas! E quanto ao Carnaval? Quase que nem se dá por isso. E como eu gostava do Carnaval! Tal como a Carol os bailaricos eram de arrombar, até às tantas, e sim, desde que estivessemos nas aulas na quarta de manhã! Foi bom recordar. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. "da" primavera em vez de "na"... Claro! : (

    ResponderEliminar
  9. Ah! Todos recordam as festas de Carnaval! Marcaram uma época (e nós próprios) e depois desapareceram... "Na vida tudo passa!"

    Claro que é M. "que boa vida é(ra) a de Lisboa!

    Parabéns à tua querida irmã Leonor, Rosinha. Beijinhos para ela.

    Gostei dos comentários da nossos amigos dados às agriculturas... disso, eu não sei nada! Menina de Lisboa, nada e criada num andar...

    Querida Catarina, a neve também tem os seus encantos. Tens de transferir tudo isto lá para Maio!

    Agora o meu amigo Gato Preto é que me surpreendeu com aqueles aalegres (e verdadeiros) versos. Gostei!

    Pois, mas ainda me esqueci que Fevereiro me trouxe o meu Eduardinho no passado dia 12 e que o meu "consorte", ex-"conversado" também faz anos em Fevereiro (como o António e o Gato Preto e outros amigos) e são do Aquário que um signo muito bom...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar