sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Black Friday

A nossa tendência bacoca para imitar tudo quanto vem dos States está, infelizmente, cada vez mais vincada. Já não chega importarmos cada vez mais palavras – como se a nossa língua não tivesse um vocabulário riquíssimo – e cada vez mais conceitos que quase só têm a ver com o mundo da finança e da gestão, que parece ser o único que faz girar o mundo, quando agora também temos de imitar as suas tradições (mais tolas).

Agora é a moda da Black Friday. A última sexta-feira do mês de Novembro é o dia dos “enormes” descontos nas lojas para as pessoas avançarem as suas compras de Natal. Nos Estados Unidos é a loucura máxima porque os descontos e as promoções devem mesmo valer a pena. Por isso as lojas preparam-se para abrir portas à loucura na quinta-feira à noite.

No nosso tradicional  nacional parolismo, a Fnac anunciou por todos os lados a sua Black Friday com 50% de desconto em artigos sinalizados. Houve até um jornal diário que saiu com uma sobrecapa com o apelo aos ditos 50% de desconto nas ditas lojas. E até se alardeou aos quatro ventos a abertura da iniciativa na quinta-feira à noite com divertimentos para os clientes.



Não fui lá logo ao início, com receio de ter de esperar horas nas enormes filas ou de ser trucidada por aqueles clientes loucos que se espezinham uns aos outros na pressa de chegarem primeiro aos artigos… Mas hoje, a meio da manhã, e com todas as minhas calmas, lá fui na esperança de comprar uns jogos, uns livros, um ou outro brinquedo para os miúdos.

Flop!!! (Já que é para ser americano, vai tudo em americano…)

Os livros – duas mesas deles cá em baixo para a gente adulta e uma apenas lá em cima na secção infanto-juvenil – que tinham 50% de desconto anunciado, apenas 30% funcionavam como desconto direto enquanto os restantes 20% ficavam registados no cartão. Os jogos com desconto, meia dúzia deles e brinquedos… não vi nenhum! Talvez estivessem escondidos, sei lá!

Material informático e musical não procurei muito, mas o que vi tinha os habituais 5% de desconto e um ou outro lá teria 20%, 10%...

Publicidade enganosa para não dizer mentirosa… mas, que se há-de fazer ou dizer? Habituaram-se à falácia, à mentira, ao embuste, sabe-se lá com quem…

Outras lojas, porém, sem usar o alarde da publicidade aos quatro ventos e mostrando uma especial consideração pelos clientes, tinham anunciados determinados descontos em todo o material existente. Gostei bastante mais!!

28 comentários:

  1. Não me abalo com esses "marketings" enganosos... Há muito deixei de ser consumista.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há condições para consumismos, amiga Célia! Mas gosto de ver, meter o nariz, remexer.... depois, fica lá tudo!...

      Eliminar
  2. Quando, às sextas-feiras, passo pelo supermercado depois do trabalho por volta das 16:30, já há longas bichas. Hoje havia poucos clientes. Onde estariam?!! Nas boutiques, mas essencialmente, nas lojas de eletrodomésticos, televisores, computadores...
    Sabes por que chamam “black Friday”?!!!
    Claro que sabes!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem a ver com um qualquer acontecimento financeiro em meados de 1800 em que um grupo de investidores (vigaristas, mas não portugueses.....) tentou fazer um malabarismo na "bolsa" do ouro baixando-lhe o preço e que correu muito mal. Foi uma sexta-feira negra. Qualquer coisa assim.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. A interpretação mais positiva da origem de Black Friday (logo a seguir ao Dia de Ação de Graças nos EUA) é que é a partir deste dia que o mercado retalhista começa a ver lucros; passa de estar “in the red” para ficar “in the black”.
      : )

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. O orçamento de Costa e o "Black Friday", o seu grande inimigo

    "lá fui na esperança de comprar uns jogos, uns livros, um ou outro brinquedo para os miúdos."
    Stora, o que se passa consigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ingenuidade com esta idade?
      ceguinha de verdade!..... (ceguinha? onde é que eu li isto?!!!)

      Eliminar
  4. Uma sexta-feira mesmo negra, Graça!
    Eu e estas coisas não nos damos.
    Não há uma nesga deste tipo de campanhas que me faça mover.
    Beijo e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas eu gosto de ir ver. Nem que seja para depois criticar... eh eh eh....

      Beijinhos

      Eliminar
  5. As técnicas de vendas escondem autênticos embustes. A pouca vergonha persiste apesar das "virtuosas" Autoridades Reguladoras. Cupões, cartões, descontos em directos, vendas a prestações sem juros, blá blá blá. Há para todos os gostos.
    BFS

    ResponderEliminar
  6. Não ligo a estas "promoções".
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. O Agostinho tem razão: tratam-se de técnicas de venda muito suspeitas, que
    o nosso comércio não domina completamente e que todos já experimentámos.
    A sabedoria popular aconselha: «De graça, nem os cães vão à caça!»

    ~~~ Beijinhos amigos.~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia esse ditado popular, Majo! Gostei de ficar a saber.

      Beijinhos amigos

      Eliminar
  9. Amiga Graça, detesto fazer compras, não gosto de filas e confusões e não sou nada consumista, portanto para mim estas "modas" não pegam ! :)

    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Carneirinho-do-mesmo-dia, como somos diferentes (em algumas coisas....) Eu adoro ir às compras!!! Só não gosto de as arrumar quando chego a casa... eh eh eh...

      Beijinhos «arianos»...

      Eliminar
  10. Gracinhamiga

    Estou 2 398,3 % de acordo contigo. Modelo amaricano e PUB mentirosa só podiam dar... merda!

    Bjs da Raquel e qjs do Leãozão

    Ainda não foste ao novo A Travessa do Ferreira.... Estou admirado. O que se passa? :-))) Fico, como sempre, à tua espera, minha querida ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querido Henriquamigo! Lá irei. Juro!!!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu tentei, mas não consegui lá chegar!!! «Nabarrice» da minha parte, mas não encontro o novo blog!!!

      Eliminar
    3. O mais black destas promoções tem a ver com o buraco que fica nas nossas carteiras... Beijoca!

      Eliminar
  11. Não vou muito com esse tipo de alarido. Só de pensar que vai ser uma confusão de gente nas lojas já desisto das promoções. :)

    ResponderEliminar
  12. Nem comento, Graça, pois são imitaçoes enganosas para um país empobfrecido que o leva a endividar-se de novo , pensando que as galinhas de ouro já começam a pôr os ovos em janeiro.

    Natal sem subsidios... brrrrr.... que frio:)
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Também fujo dessas campanhas, prefiro procurar e de preferência encontrar , as coisas com calma e sem gente aos encontrões, no entanto não me importo de ir acompanhar alguém que goste as fazer, vou ver e sai-me mais barato :)))
    bjs

    ResponderEliminar