terça-feira, 30 de dezembro de 2014

«Conselhos para a vida»

Não faço, nem nunca fiz planos de futuro, por isso nunca elaborei aquelas listas de intenções de cada vez que o ano muda. Não gosto da noção do projecto de vida nem de projectos em geral que tão em moda estão. Projectos são realizações técnicas próprias de arquitectos, engenheiros, economistas e pouco mais.

Professora que fui toda a vida, sofri “horrores” quando, aí por 90, foram criados os conceitos de projecto educativo, projectos curriculares e quejandos e me vi obrigada a elaborá-los porque nada mais poderiam ser senão meras cartas de intenções enquanto projectos e apenas valiam pela caracterização profunda da realidade com que se trabalhava: a escola, os seus atores e o meio em que se moviam. Nada do que implica pessoas e o devir do tempo pode ser projectado em termos mensuráveis porque o futuro, mesmo o mais próximo, é imprevisível o suficiente para ser tratado como um objecto concreto. Não digo que não se planifique, mas elaborar projectos mensuráveis com previsões rígidas não preenche a minha visão das coisas. Nunca dei uma aula sem uma planificação, mas tinha muita dificuldade em planificar a médio prazo e mais ainda a longo prazo porque dificilmente essas planificações eram cumpridas.

Mas não é dia para falar aqui de pedagogia e didáctica… tudo veio a propósito de nunca elaborar listas de coisas para fazer nos novos anos.

Por outro lado, e mesmo não sendo moralista, dou algum valor a princípios e orientações de conduta –algumas, claro!

Encontrei estas “orientações” para vida escritas por Fernando Pessoa e, em final de ano, pareceu-me bem deixá-las aqui para quem ainda não as leu. Achei-as um primor.

«Conselhos de Vida

1 - Faça o menos possível de confidências. Melhor não as fazer, mas, se fizer alguma, faça com que sejam falsas ou vagas.

2 - Sonhe tão pouco quanto possível, excepto quando o objectivo directo do sonho seja um poema ou produto literário. Estude e trabalhe.

3 - Tente e seja tão sóbrio quanto possível, antecipando a sobriedade do corpo com a sobriedade do espírito.

4 - Seja agradável apenas para agradar, e não para abrir a sua mente ou discutir abertamente com aqueles que estão presos à vida interior do espírito.

5 - Cultive a concentração, tempere a vontade, torne-se uma força ao pensar de forma tão pessoal quanto possível, que na realidade você é uma força.

6 - Considere quão poucos são os amigos reais que tem, porque poucas pessoas estão aptas a serem amigas de alguém. Tente seduzir pelo conteúdo do seu silêncio.

7 - Aprenda a ser expedito nas pequenas coisas, nas coisas usuais da vida mundana, da vida em casa, de maneira que elas não o afastem de você.

8 - Organize a sua vida como um trabalho literário, tornando-a tão única quanto possível.» -


'Anotações de Fernando Pessoa, em inglês (sem data)’




11 comentários:

  1. "A longo prazo estaremos todos mortos", resta-nos o presente.
    :)
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
  2. VEJA NO MEU BLOG:
    Aproveito esta linda imagem para desejar a toda(o)s um ANO NOVO pleno de felicidade.
    Peço desculpa a quem ainda não retribuí as amáveis visitas, o que farei com a maior brevidade possível.
    Obrigado! Um beijo
    MIGUEL

    ResponderEliminar
  3. Já sigo há muito alguns destes conselhos...

    Bom ano, Gracinha e aquele abraço

    Rosa dos Ventos

    ResponderEliminar
  4. Pessimista e real.
    Discordo com a 2.
    O melhor para 2015.
    Abraço : )

    ResponderEliminar
  5. Passei para desejar um feliz ano novo!
    Essa de não sonhar, para mim, é difícil!...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Passei apenas para desejar um ano novo feliz, mas aproveitei para ler e guardar os conselhos.
    Um feliz ano de 2015, Graça.

    ResponderEliminar
  7. Abraço de Ano Novo com votos de muita felicidade.
    Feliz 2015.
    AG

    ResponderEliminar
  8. Sem tempo para responder a cada um dos simpáticos comentários, limito-me a agradecer cada palavras e desejar um MELHOR ANO para todos!

    Beijinhos e abraços.

    ResponderEliminar