segunda-feira, 2 de maio de 2011

Que vergonha!

Recebi há pouco um mail que me apresso a transcrever. Custou-me a crer que fosse verdadeiro, mas fiz uma pesquisa breve e vi que até é verdade. Veio noticiado nos jornais e comentado em blogs.





"Julgamento no dia 3 de Maio, pelas 9h15, Lisboa, no 2º Juízo Criminal, 3ª Secção, Avenida D. João II, 10801 - Edifício B. Parque das Nações.

Dia 3 de Maio, pelas 9h15, um julgamento que nos remete para os tempos da ditadura...

Os réus: Margarida Fonseca Santos (autora), Carlos Fragateiro e José Manuel Castanheira (ex-directores do Nacional D. Maria II) - somos acusados, pelos sobrinhos de Silva Pais, dos crimes de difamação e ofensa à memória de pessoa falecida. No seu entender, denegrimos a imagem do último director da PIDE com a adaptação para teatro do livro A Filha Rebelde (de José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz), feita para o TNDM em 2007, com encenação de Helena Pimenta.

O Ministério Público não acompanhou a queixa.

Conquistámos, no 25 de Abril, a liberdade de expressão, que está agora posta em causa. Mas, mais grave ainda, esta é uma tentativa de branquear a imagem daquele que foi o responsável máximo da PIDE - a polícia política que perseguiu, torturou e matou muitos opositores ao regime, entre eles o General Humberto Delgado.

Pedimos que divulguem isto aos quatro ventos.

Um abraço

Margarida Fonseca Santos"

 

 
 
 

10 comentários:

  1. Inacreditável, mas são sinais dos tempos.

    Retiro do blogue do link: "Lembre-se que o assassino Silva Pais estava a ser julgado exatamente pela participação nesses crimes, quando morreu de causas naturais seis meses antes de ser lida a sentença.
    É exatamente isso que alegam os espertalhaços dos sobrinhos. O tio Silva Pais nunca foi condenado por aqueles crimes." Cinismo atroz...

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste sítio.
    Acabo de pendurar o "picosderoseirabrava" na lapela do "cantigueiro".
    Irei voltando...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O que resultar deste processo servirá para medir a febre ao país. Esperemos que não esteja doente...

    ResponderEliminar
  4. E assim vão as coisas em Portugal...

    ResponderEliminar
  5. Querida Carol, mas é mesmo verdade?!
    Que indignação...

    ResponderEliminar
  6. Palhaçada, não tenho outra palavra para descrever esta situação. Mas cuidado, não digas mal de "pessoas" como Hitler, Franco ou Salazar, nunca se sabe quando algum descendente vem dizer que os estás a denegrir.

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  7. Já tinha lido!
    Uma vergonha mesmo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Eu li o livro.

    Mas onde está a difamação?! Que tempos são os que essa gentalha pretende que voltem?

    Obrigada pela informação.

    Ah, roubei-lhe a foto Se não permitir a utilixação, avise-me , sim?

    ResponderEliminar
  9. Com esta in-"Justiça" reinante, em que os gatunos, assassinos confessos, vigaristas, com e sem colarinho branco, andam por aí livres que nem passarinhos, alguém tem que dar trabalho aos guardas prisionais!
    Ponham-se a pau pessoas de bem, que a escumalha, anda a preparar-se para nos fazer a cama, aliás já está feita, nós é que ainda não sabemos tudo!

    ResponderEliminar
  10. Que mundo é este em que estamos a viver? Onde está a dignidade, a honra?

    ResponderEliminar