Hoje só tenho para vos deixar hortenses, belas hortenses, aqui do jardim. Brancas, rosa claro, rosa forte, azuis, mas todas elas lindas, frondosas, cheias de si. Difícil dizer de quais se gosta mais.
A bem dizer, é quase assim com os partidos: apresentam-se todos cheios de si e torna-se difícil escolher em qual votar...
brancas
rosa forte
azuis
rosa claro
quase brancas
Quais serão mesmo as mais bonitas?
Para mim as azuis. Gosto imenso de hortênsias azuis. Essas estão a precisar de adubo próprio para que a cor se acentue. Também há quem resolva a questão pondo pregos de ferro na terra, junto das raízes.
ResponderEliminarQuerida Carol, não tenho brancas, nem rosa forte. Nunca tinha visto as rosas forte, mas adorei. Vou procurar por aqui! As tuas estão lindas, todas elas :)
ResponderEliminarPara mim são todas bonitas!
ResponderEliminarNão tenho hortenses no meu micro-jardim... :-((
Quanto aos partidos, para te ser franca, não encontro réstia de beleza na maioria! :-((
Abraço
É difícil escolher.
ResponderEliminarSão todas bonitas.
Por mim escolhia as rosas mas... (as hortenses não têm espinhos, pois não?)
ResponderEliminar"As belas flores também murcham"...
e eu não sou "O Fiel Jardineiro".
:(
Que sorte a tua de viveres rodeada de tanto verde e flor bonita! Gostei mesmo :)
ResponderEliminarObrigada, meus queridos amigos. Também gosto muito das azuis, mas estas ainda estão fraquinhas. As rosa forte são próprias da zona da Beira Alta. Lá há delas e das azuis, quase roxas, lindas, lindas! E, claro, nos Açores! E das brancas e rosa pálido em Sintra que foi onde aprendi a amá-las!
ResponderEliminarMas, de facto, Rui, assim é: "As belas flores também murcham"... e ainda bem. Para nos lembrarmos de ser humildes...
Também sou uma grande fã de hortenses ou hortênsias ou ainda hidrângeas.
ResponderEliminarAs que me enchem de alegria são mesmo as rosa forte e as azuis. No meu jardim, porém, tenho imensa dificuldade em conseguir que elas floresçam com tanta exuberância. A água é extremamente calcária e o solo tem que ser super adubado.
Gostei de saber que és uma coleccionadora destas espécies.
Adoro jardins floridos
Tite, não sou coleccionadora... Apenas gosto de hortenses. E também gosto de jardins floridos. Mas sou incapaz de cortar as flores para as pôr em jarras... Isto, cada maluco tem a sua mania...
ResponderEliminarCarol,
ResponderEliminarEu também "era" assim. Agora, tenho tanta verdura com flor e sem ela que não perco a oportunidade de ter sempre jarras grandes e lindas com verdura bem matizada cultivada e colhida por mim. Não é o caso das hortenses que só as uso depois de secas em arranjos natalícios.
Mudei de ideias quando vi a minha Mãe fazer arranjos maravilhosos de plantas frescas colhidas no jardim da minha Tia.
Ó Tite, mas para isso, é preciso ter jeito e eu... não tenho... Que se há-de fazer?
ResponderEliminarCarolzinha,
ResponderEliminarÉ tudo uma questão de prática. Desde que tenhas árvores ou arbustos bem frondosos (lembra-te que eles devem ser podados de quando em vez para se desenvolverem) aproveita para cortar as hastes mais desengonçadas e, de preferência de tipos e cores diferentes. Mesmo que não saibas fazer arranjos, só o facto da mistura de espécies e cores, já faz uma jarra diferente e refresca o ambiente onde se coloca.É como se trouxéssemos um pedaço do jardim para dentro de casa. Vais ver que não custa nada.
Beijarokas