sábado, 14 de maio de 2011

Medley de notícias



 
(Lavadeiras da Ericeira)

De facto, esta semana foi pródiga em notícias absolutamente desconchavantes (o corrector linguístico diz que esta palavra não existe, mas passa a existir a partir de agora. Até porque a língua é um sistema vivo em constante evolução!) que me deram ideias para escrever não sei quantos textos para aqui publicar. Ora como não quero (nem devo) estar sempre aqui a matraquear na cabeça dos meus amigos e, por outro lado, com o desatino que foi em termos de Blogger (também já li hoje que os transtornos se deram graças à guerra entre o Google e o Facebook, o que me deixa, de algum modo, aliviada por constatar que afinal não somos só nós, Portugueses, a sermos invejosos...) resolvi escrever um medley ou mesmo um meddling – e desculpem-me os inglesismos! – sobre os acontecimentos que mais me chocaram nos últimos dias.

1. Sem qualquer preocupação de cronologias, tenho de começar por referir-me ao mais que chocante, mesmo abominável caso daqueles dois juizes da Relação do Porto que decidiram absolver aquele médico psiquiatra que violou uma das suas pacientes, que até estava grávida, porque consideraram que o arguido não usou de violência suficiente para colocar a senhora em situação de não poder reagir! Claro que uma mulher grávida, com problemas psíquicos mais ou menos graves recorre a um técnico de saúde certamente para receber algum conforto na sua vida e, em vez disso, é agredida pelo médico! Mas, como foi devagarinho... que mal é que tem?! Gostava, sinceramente gostava de saber se isto tivesse acontecido com uma filha de um desses juizezinhos da treta, se eles pensariam da mesma forma.

2. Mais que chocante, parece-me ignóbil e de baixa vileza terem comparado o Primeiro ministro ao Hitler. Podem vir com a falácia de que não foi o PM mas o candidato às próximas eleições o atingido. Mas mesmo assim. Nunca o ouviram comparar o João Jardim a Kadafi ou ao Mugabe, nem o ouviram comparar o Dias Loureiro ou o Oliveira e Costa ao Madoff!

Primeiro, arranjaram-lhe um caso com o Diogo Infante. Depois enredaram-no no caso de Freeport. A seguir foi a investigação à roda das suas habilitações académicas – que diga-se de passagem, não estarão muito distantes das do actual líder do PSD e de tantos e tantos outros que conhecemos sobejamente que num ápice se tornaram licenciados e mestrados e sei lá o que mais! A seguir veio a Dr.ª Ferreira Leite chamar-lhe mentiroso, apodo que rapidamente para sempre se colou ao seu carácter como característica indelével e inalienável . Que diriam os senhores daquele partido se tivesse sido o PM a ganhar aquela dinheirama toda que o Presidente da República ganhou sem querer nem saber com a venda daquelas acções do BPN...

Agora, vem aquele senhor de cabelos brancos – que nem por isso lhe trouxeram mais juízo para dentro da cabeça – dizer que o PM é como o Hitler, nazi, portanto!. Pelo amor de Deus! Apetece-me utilizar o tipo de linguagem que esse senhor tem utilizado ultimamente e dizer que só falta dizer que o homem tem chatos, piolhos, percevejos ou quiçá lepra – fujam dele! Estarão os senhores do PSD de cabeça perdida?

3. Chocante não, mas surpreendente foi o arco-íris que se formou em redor do Sol sem mesmo ter chovido, um fenómeno meteorológico raro, visível no Santuário de Fátima, por volta da uma da tarde, imediatamente antes da procissão do adeus à Senhora, enquanto os fieis assistiam a um filme sobre o recém beatificado João Paulo II. Fenómeno meteorológico, sem dúvida, naquele envolvimento sagrado, face à emotividade do momento que aqueles crentes viviam, foi naturalmente aceite como fenómeno sobrenatural, sinal dos céus, milagre vivido em directo. Quem sabe?



9 comentários:

  1. Já ninguém se choca com nada!
    Quando temos um Alberto João há anos a viver à custa do "contnente" e a insultar os portugueses do "rectângulo" com todos a assobiar para o lado, incluindo o PR, o que é que queres?
    Quanto ao fenómeno não dei por nada, passei o dia em casa, pior que estragada com o Blogger e o Facebook! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Graça, nem me deixaram saborear o teu comentário.... Blogger tomou a liberdade de suprimir todos os comentários e ter-me OFF mais de vinte e quatro horas: uma pena.

    Excelente trabalho o teu. Há muito que não vejo lavandeiras, pelo menos nos territórios nos que me movo.
    Nada nos pasma e menos desde o acordo ortográfica. Quanta força tem o número de habitantes! Estando de acordo em que a língua é viva...
    Os demais temas estão bem tratados e concordo plenamente.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Lamentamos, não foi possível concluir o seu pedido.
    Quando comunicar este erro ao Apoio Técnico ou ao Grupo de Ajuda do Blogger:

    Descreva o que estava a fazer quando ocorreu este erro.
    Forneça o seguinte código de erro e informação adicional.
    bX-ghqquc
    INFORMAÇÕES ADICIONAIS
    blogID: 2438558216060747054
    host: www.blogger.com
    postID: 3247241862310679515
    uri: /comment-iframe.do
    Esta informação irá ajudar-nos a localizar e resolver o seu problema específico! Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

    PROCURAR AJUDA
    Veja se mais alguém tem o mesmo problema: Pesquisar o Grupo de ajuda do Blogger por bX-ghqquc
    Se não obtiver resultados para essa pesquisa, pode começar um novo tópico. Certifique-se de que menciona bX-ghqquc na sua mensagem.
    -
    Sinceramente, Carol, depois de ter escrito um comentário que me pareceu que estava em conformidade com o nível do "post", o Blogger dá-me esta tampa.
    Já nem sei o que escrever mais.

    100% de acordo com as formulações apresentadas.

    Esta guerra de titãs é bem visível: Google, Facebook, Microsoft, uma luta de vida ou de morte, até parece.

    Um abraço
    António

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de elogiar a excelente escolha da imagem!
    De facto, há muito para lavar e pôr ao sol!
    "Ai bate, bate,
    Esfrega com a mão..."

    ResponderEliminar
  5. Olha minha querida, o mal foi mesmo geral e o meu sítio ficou mais pobre! A "avaria" comeu dois posts e vários comentários :( enfim...e em relação a Fátima eu gostava de acreditar que foi um milagre :) a ciência lá explicou que não mas às vezes é bom restaurar a fé e acreditar. Acreditar e ter fé. Em alguém ou alguma coisa, torna a viagem mais gratificante. Beijinhos. Paula

    ResponderEliminar
  6. Ah! foi isso que comeu meus comentários? Estou desolada.
    Como passei uns dias com a cabeça fora do ar não me liguei nisso. :(
    Quanto à Fátima eu peço desculpas aos cientistas e céticos, mas acho mesmo que DEUS nos mandou este presente. Meu coração nunca duvida das Glórias de NS Fatima, rainha e protetora nossa. Uma vez duvidei de um dos mistérios de Deus e uma senhora muito simples me bateu aos ombros e disse: "menina de pouca fé, pra DEUS nada é impossível". Aprendi a lição e nunca mais contestei as maravilhas da divindade. Acreditem ou não minha vida melhorou muito deppois disso.

    Digo sempre, como São João de La Salle: "viva Jesus em nossos corações. Para sempre!"

    Ler seu blog é uma delícia! parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Pelos vistos, este "apagão" no Blogger deu-nos cabo da cabeça a todos!...

    Obrigada pela visita Duarte; obrigada Mamãe (da Elisa) pelas belas palavras.

    Beijinhos a todos e boa semana que espero sem mais "apagões"...

    ResponderEliminar
  8. (Só agora cheguei)
    Gostei de a ler assim, sem papas na língua! Fazem falta mulheres como a Carol, para por os pontos nos íis e chamar os bois pelos nomes.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Rui! Sabe que por causa de por vezes "não ter papas na língua" levei umas boas bofetadas da minha mãe... E, o pior, é que ela própria também assim era...

    ResponderEliminar