sábado, 22 de setembro de 2018

Ai coitada da nossa Língua!


Podem os meus amigos ficar descansados que, por agora, não vou voltar ao acordo ortográfico, nem vou repetir que há na Língua aspetos mais determinantes que a ortografia.

Hoje realizou-se a festa do 21º aniversário do Museu Escolar de Marrazes em Leiria do qual, de alguma forma, faço parte. É habitual apresentar-se um tema relacionado com a escola e com a educação sobre o qual um ou dois convidados falam, seguindo-se uma visita ao Museu e um simpático beberete. Muitas vezes assiste-se a um momento musical ou de bailado. Este ano tivemos um grupo de jovens da Filarmónica que apresentou três belos temas de jazz.

O tema escolhido para este ano foi a Telescola – e porque há que ligar o Museu à atualidade para não dar a impressão que ficou preso nas teias do antigamente, pensou-se relacionar aquela realidade mais antiga com o atual e-learning a chamou-se ao evento “Ensino a Distância: da Telescola ao e- learning”.

A diretora técnica do Museu, que faz o favor de confiar no meu parco conhecimento da gramática, pôs-me a questão: “ensino à distância” ou “ensino a distância”?  Naturalmente que defendi a contração da preposição a com o determinante artigo definido a o que dá à – à distância, claro! O problema é que os documentos emanados do ensino superior que falam do e-learning que encontrámos pela net fazem-no em termos de a distância. E lá saiu o convite para a festa de aniversário com “ensino a distância” com a boca bem fechadinha –que é este o nosso destino: fecharmos as vogais o mais possível, não sei porquê…

Hoje, antes do evento, tive oportunidade de questionar a amável Professora Doutora que veio falar sobre o e-learning acerca da razão de usarem o “ensino a distância”. Parece-me que ficou um tudo nada perplexa, mas tratou de me explicar que foi para, de algum modo, encurtar as distâncias…

Deu-me vontade de rir… Lembrei-me logo da Costa de Caparica…

Assim se dão as evoluções semânticas – aos saltos!

Assim evolui a Língua – as Línguas – aos saltos…

















Algum dos meus amigos frequentou a telescola?

E já experimentaram o ensino a distância ou à distância?!  :))

15 comentários:

  1. Estas a ver Graça? É por estas e outras que detesto certos pseudo-doutores que tudo sabem e decidem a ponto de se tornarem ridículos.
    Se eu disser que ensino a distância é - para mim, que só sei o que sei - como se estivesse a dizer que a "distância" está a aprender algo. Perfeito disparate...agora se for ensino à distância já a frase tem o sentido exacto e preciso daquilo que significa.
    Lamento não me sentir com disposição, neste momento, para ser mais explícita, mas sei que entendes o que quero dizer. Afinal, é claro como água! :)
    Mania de complicar o que é tão simples...Livra!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Estranha escolha, essa de usar "a" em vez de "à"!

    Beijos, Graça :)

    ResponderEliminar
  3. Vai ver que a distância é uma aluna da nova geração.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Janita. Numa das situações, "ensino" é um nome e noutra é um verbo. É sempre desagradável ver alguém a iludir uma resposta e a fazer do outro tonto. Admitir seria muito mais fácil e aceitável.
    Domingo feliz.

    ResponderEliminar
  5. Eu diria à.... consultei o ciberdúvidas, preferem à

    ResponderEliminar
  6. É, de facto, bastante hilariante, minha Amiga...
    Rimos e ficamos com a boca amarga. É deveras triste.
    Esperamos sempre que os estudiosos da língua clamem
    contra estes desvios, pelo que, aplaudo o teu 'post'
    de hoje e todos os que vierem com o mesmo objetivo.
    Tem um outono tranquilo e aprazível.
    Beijinhos
    ~~~

    ResponderEliminar
  7. Pois Graça, eu sou muito mais radical do que tu nesse aspecto. Acho que voltava as costas e me vinha embora (digo eu !). Algo vindo do ensino superior com um erro desses :(((

    ResponderEliminar
  8. boca fechada? será o que nos espera, "a esta distância"?

    mas eu teimo em abrir a boca (ainda que saia asneira rss)
    "a mim ninguém me cala!" rss

    e julgo bem que a ti também ninguém cala, sobretudo com razão!

    adorei o episódio, "princesa do Lis"

    beijo

    ResponderEliminar
  9. Bela publicarão:))

    Do nosso amigo, Gil António:- Hoje » LÁGRIMAS ... ( Poetizando e Encantando )

    Bjos
    Votos de uma boa noite.

    ResponderEliminar
  10. A distância de certas pessoas em relação aos mais básicos conhecimentos linguísticos.
    Essa sim é uma dura realidade.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  11. Resolvem as coisas nos gabinetes e ficam distanciados daquilo que deviam saber…
    Uma boa semana, Graça.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. ... entretanto... em Serralves comandam os "criativos" engravatados

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada, amigos, pelos vossos comentários tão acertados e também bem humorados.

    Beijinhos "a distância"...

    ResponderEliminar
  14. Eu não perguntava, ensinava, não a distância que essa, todos, mais dia menos dia, aprendemos sem aulas, mas a escrita que que nos deve ser próxima.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
  15. Porventura, o e-learning nem sequer sabe avaliar a distância do professor ao/à aluno/a.
    Vai em modas ou, então, não houve revisão do texto.
    Gostei deste pico de Rosa. Brava!
    Bj.

    ResponderEliminar