sábado, 1 de setembro de 2018

Parabéns, António Lobo Antunes!

António Lobo Antunes, o nosso melhor escritor vivo, (digo eu...) completa hoje 76 anos de vida e não para de publicar romances.

Acabei há poucos dias a leitura de "Para aquela que está sentada no escuro à minha espera" e só vos digo que é um belo pedaço de literatura! Um emaranhado de memórias, de pedaços de vida de uma quantidade de personagens dado pelo pensamento silencioso de uma narradora que sofre da doença de Alzheimer e que não fala mas observa e recorda - sem nunca se perder o fio à meada, sem alguma vez deixar um fio solto. Um espanto de corrente de pensamento que não nos deixa interromper a leitura e que, embora algo deprimente, termina num imenso jorro de luz. 

Muito bom! (como todos os outros romances que dele li)

Pelos longos anos de vida plena que tem vivido e pelos muitos milhares de páginas de excelente escrita com que nos tem premiado, parabéns, António Lobo Antunes!




11 comentários:

  1. Tomei nota do título do livro que referes, Graça.
    Também aprecio muito o escritor e vou tentar adquiri-lo.
    Junto-me a ti, nesses votos de longa vida a António Lobo Antunes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a este grande Senhor, que a vida lhe proporcione muitos mais!

    Parabéns a ti minha querida, por me dares a conhecer o seu ultimo romance e pela bonita homenagem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li este romance do António Lobo Antunes, o melhor escritor português, também na minha opinião.

    Os meus melhores cumprimentos vão pela sua magnitude de escrever, que tanto prazer me dá ao ler.

    Continuação de um bom fim-de-semana 🏖 e excelentes leituras.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao escritor.
    Um abraço, bom fim-de-semana e um Setembro, pleno de alegria e harmonia para todos nós

    ResponderEliminar
  5. Um GRANDE Homem. Muitas felicidades:))

    Do nosso amigo, Gil António:- Noivos em Balouço de amor (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo

    ResponderEliminar
  6. Sua homenagem reflete sua dedicação às obras do autor. Parabéns ao aniversariante e à você, Graça!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. pois bem, gosto das meadas que Lobo Antunes tece.
    nos seus livros

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Gosto mais das crónicas, dos artigos na imprensa, do que dos livros, confesso.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao António Lobo Antunes, embora atrasados.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Ler António Lobo Antunes, nos seus muitos romances, é,para mim, um impulso seguido de pausas, às vezes longas, demasiado longas, tenho que convir. Mas tenho-os comigo, todos. O melhor escritor português e - arrisco - injustamente sem Nobel até à data.
    Beijinhos, Graça.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de saber que os meus amigos também apreciam a escrita de Lobo Antunes. E não apenas nas Crónicas - que são excelentes, claro!

    Boa noite e boas leituras.

    ResponderEliminar