terça-feira, 4 de setembro de 2018

História de gatos (mais uma...)


Isto quem tem – e sempre teve – muitos gatos (as minhas filhas chamam-me «a senhora dos gatos»…) tem sempre muitas histórias de gatos para contar.

A história de hoje é um bom bocado triste.

É sempre uma dor de cabeça quando vamos de férias porque tenho de arranjar alguém que me venha tratar (bem) dos gatos. Tenho arranjado, ao longo dos anos, boas almas que me ajudam a resolver o problema.

Na passada sexta-feira, quando regressámos, cá estavam as nossas bichanecas felizes e bem tratadas. A senhora que cá ficou com elas avisou-me, porém, que a Boneca – uma que adotei no ano passado depois de ter sido atropelada – não aparecera ainda para comer. De referir que elas têm liberdade de entrar e sair para o quintal, tendo liberdade de movimentos e de escolher outra dona, se lhes apetecer…


A Boneca

Mas a Boneca é, desde pequenina, tão medrosa e assustadiça que dificilmente procuraria outro lar. Chamei-a pelo quintal e pelo jardim e de Boneca, nada! É muito interessante verificar uma certa solidariedade entre os animais que lhes dá para ficarem atentos quando chamamos os amigos.

(Quando, há anos, a minha filha mais nova teve uma coelha de estimação que gostava de fugir para os quintais da vizinhança, a nossa gata Julinha subia ao terraço e olhava atentamente para o quintal da vizinha do lado que tinha imensas flores e muita vegetação quase apontando com o olhar para o canteiro em que a Sara, a coelha, se escondia.)

Do mesmo modo o meu gato Pantera, (o que já foi gata lembram-se?) empoleirou-se, juntamente com a Pipinha, em cima do muro do jardim que dá para a estrada enquanto eu chamava pela Boneca. Pareciam vê-la, mas da Boneca, nada!


O Pantera

Pode parecer mentira, mas, desde sábado de manhã, o Pantera não aparece em casa. Foi um fim de semana triste com o desaparecimento de dois dos meus gatinhos.

Mais triste, todavia, foi ver ontem, segunda-feira logo de manhã, (e chovia) a minha Bonequinha chegar, toda suja e pingada, a arrastar-se cheia de terra e, aparentemente, sem sensibilidade na cauda.

Está, desde que apareceu, na clínica veterinária. Terá sido atropelada. A cauda perdeu a sensibilidade como também a área nervosa em redor que controla os esfíncteres está insensível. Se não conseguir reagir ao tratamento, terá de ser eutanasiada. 

Os meus amigos podem rir-se de todos estes meus cuidados, mas dá uma imensa tristeza perder os nossos animais de companhia.       

18 comentários:

  1. Dá sim! Espero que possa recuperar ainda.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá! Está a melhorar mas ainda não há certezas... Obrigada.

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Ninguém se iria rir de uma coisa destas Graça!
    Lamento o que aconteceu com a tua boneca! E se ela não recuperar, tens de ter coragem. É um acto de caridade para com a bichinha.

    Beijinhos com esperança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei, Frô!!! Mas custa sempre... Já passei por isso algumas vezes e custa sempre muito.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Quem rir não tem coração, Graça.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Apesar de não ser uma “animal lover”, não me rio. Tenho observado o cuidado e carinho (a minha filha e o marido têm dois cães que vivem em casa) que as pessoas com animais de estimação têm por eles. Só tenho dificuldade é quando os chamam e dizem: venham à mãe ou ao pai.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas isso eu também não gosto nem faço!E sou uma "cat lover" daquelas!!!...

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Mas que ideia essa tua, Graça. Quem poderá rir de uma coisa tão natural, como a afeição que se dedica a um amigo de quatro patas?
    Claro que, por vezes, vemos exageros, mas cada um gosta deles à sua maneira.
    Desejo que o gato Pantera regresse, são e salvo, e que a gatinha melhore.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Não é história para se rir, Graça. Eu prefiro não me afeiçoar muito a animais. É uma espécie de cobardia, para não sofrer com situações dessas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes muito bem, Luísa! Mas isto é de família... A minha mãe já era assim e a minha filha mais nova vai pelo mesmo. Felizmente a mais velha é mais racional. Somos todos diferentes...

      Eliminar
  7. É claro que dá. Oxalá a Bonequinha consiga reagir ao tratamento e recuperar a autonomia necessária à sua sobrevivência.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver, Elvira amiga! Para já a recuperação está a ser muito lenta...

      Obrigada. Beijinhos.

      Eliminar
  8. é triste que o tráfico faz tantas vítimas entre os animais domésticos mas também entre as outras bestas quando têm de atravessar as estradas.
    Abrao

    ResponderEliminar