quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Os vampiros

Só lhes faltava mostrar os dentes pontiagudos de cada vez que sorriam – sorriam, não, que o sorriso é um sinal de amor, de compreensão, de satisfação benigna e eles queriam manifestar tudo menos isso.

Quais vampiros adejaram muitos e muitos dos nativos deste "país de gente culta e sabedora" por sobre as notícias que jorraram (e continuam a jorrar) por todos os lados sobre os resultados da vergonhosa, da desastrosa prova de avaliação de conhecimentos e capacidades a que os professores contratados foram submetidos, em busca dos erros, das falhas, dos chumbos que muitos deles sofreram.

Como se daí viesse a salvação do país ou mesmo do mundo, os resultados obtidos foram esquadrinhados ao milímetro para mostrar como os professores são uma cambada de energúmenos ignorantes e preguiçosos que não merecem nem sequer viver.

Imagine-se, disseram os vampiros, que houve não sei quantos professores que deram não sei quantos erros de ortografia e não sei quantos erros de pontuação – disse também o IAVE que, como o ministro (C)rato, considera que estes resultados “permitem verificar a importância de uma avaliação como esta”. E, de seguida, veio o puxa-saco do dito professor Ramiro Marques, da Escola Superior de Educação de Santarém – que foi daqueles sortudos a quem o Ministério mandou para Boston nos anos 80 fazer uns mestrados de três ou quatro meses de forma a poder semeá-los pelas recém-criadas Escolas Superiores de Educação – dizer, cheio de razão, que os alunos não trazem do Secundário hábitos «de escrita de textos com sentido» e que isto acontece «por causa da degradação progressiva do ensino da língua nas últimas décadas, da falta de rigor que passou a existir nas salas de aula (…)»

A chamada tutela e os seus puxa-sacos querem muito, por questões não só economicistas mas também e especialmente de ideologia, desvitalizar a chamada escola pública e desacreditar os professores junto do público é um processo fácil e produz efeitos.

Erros de ortografia, de pontuação, de sintaxe, de semântica, toda gente faz: uns mais, outros menos e os professores não são exceção. Muito mais graves serão os erros de didáctica, de pedagogia, de avaliação, de relação pedagógica, de entendimento psico-pedagógico da pessoa que é cada aluno. E com esses, o senhor (C)rato bem como o senhor Ramiro e outros quejandos não estão nada preocupados. Até porque esse tipo de erros o grande público nem entende.

Duas ou três coisas para concluir:

Primeiro é que os livros que li da autoria dos senhores acima citados, não tendo embora erros ortográficos, até porque foram sujeitos a correctores, não estavam mesmo nada bem escritos;

Em segundo lugar, do alto dos meus 40 anos de leccionação, da minha licenciatura de cinco anos, das minhas três pós-graduações em Ciências Pedagógicas e em Administração Escolar, e do meu estatuto de formadora de professores, continuo a dizer e a bradar aos quatro ventos que, se tivesse de ser submetida a essa espécie de prova de conhecimentos, poderia não dar os tais cinco erros, mas podem ter a certeza que chumbaria;

E, por último, uma pergunta retórica, naturalmente!: que percentagem alcançariam o senhor (C)rato e outros bons rapazes lá do ministério se, por uma qualquer ironia do destino, fossem também à dita prova submetidos?...


9 comentários:

  1. ~
    ~ ~ É, SEM DÚVIDA, O PIOR PROCESSO DE SELECIOMAR OS MELHORES DOCENTES FORMADORES, PARA PREENCHER AS RARAS VAGAS QUE EXISTEM...

    ~ ~ VINGA A POBREZA DE ESPÍRITO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO, EM SUMA, A NULIDADE CUTURAL DO ENSINO.

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  2. Assino, por baixo e coloco bold na afirmação: "Muito mais graves serão os erros de didáctica, de pedagogia, de avaliação, de relação pedagógica, de entendimento psico-pedagógico da pessoa que é cada aluno"

    Acrescento que fiquei arrepiado, lívido, quando me dei conta de que estão em prática conteúdos para a padronização de comportamentos de educação de ideologia neoliberal. Leia o
    "Guião de Educação para o Empreendedorismo" que linquei num post meu que não chegou a comentar...

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  3. (aquela vírgula a mais dava para eu chumbar?)

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  4. Perfeitamente. O exemplo deve vir de cima, como se dizia na tropa. Toca a por essa gente toda a fazer palavras cruzadas, a resolver problemas do tipo "quemdevintecincotira" e a dizer as serras, os rios e os seus afluentes. A começar pelo tal dos numaros.

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  5. Há coisas que não entendo, Graça.
    Uma delas é fazer gáudio desses resultados.
    Quem é que ganha com isso?
    Beijinhos e votos de bfds

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  6. #=»$**p<<~´*-""2@\|6%$»»»««º0=ª~~;.:


    ....e mais não digo!

    Bom final de semana, Graça!

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  7. Eu li, Rogerito! Arrepiante! Aliás, como está a ser arrepiante viver todos os dias neste país...

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  8. Quando estava a ler o post estava a pensar comentar exactamente com a pergunta que faz no último parágrafo.
    Bom FDS

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