quinta-feira, 26 de junho de 2014

De cara destapada

Sabe quem me conhece que sou, desde as eleições para a Constituinte, votante do PS. De “cara destapada” sempre, sem omissões nem hesitações, num meio não tão-somente conservador, mas acanhado, de direita a que até chama(va)m de Cavaquistão. E, ao mesmo tempo que, desassombradamente dizia aos PPD(s) da terra e da escola que se queixavam de determinadas condições – nos idos de 70 – «Eu não tenho a culpa, não votei AD!», também sempre fui bastante crítica de muitas ações levadas a cabo, de opções tomadas e de pessoas escolhidas pelo PS ao longo da sua existência. De tal modo que, um colega com quem trabalhei diariamente durante algum tempo, me chegou a perguntar «mas haverá alguém no PS de quem tu gostes?!»

Sofri com o descalabro que procedeu o aparecimento do PRD de má memória; lutei contra a liderança de Vitor Constâncio; nem sempre obedeci às casmurrices de Mário Soares; cheguei a vociferar contra algumas escolhas aqui do PS da terra e até votei fora do partido uma vez! Mas mantive-me sempre fiel aos meus/seus princípios.

Quando a crise financeira mundial quase nos submergiu, a direita viu que era chegada a altura para “ir ao pote” e em 2011, com os préstimos de uma determinada esquerda que sempre se considera especial, ficámos “sem chão”, já nos bastidores do PS havia algum tempo se perfilava, pressuroso, o camarada António José Seguro para agarrar as coisas e segurar as pontas. Alguém teria de o fazer – houve que o aceitar e apoiar, pois então!

Desde então tem sido aquele ramerrão a que se tem assistido próprio de uma figura mediana e com pouco rasgo a bem de um consenso que não interessa a ninguém, muito menos ao país, com alguns avanços ténues e mais uns tantos recuos – lembro-me de quando o partido esteve à beira de assinar por baixo os descalabros que este “governo” vem perpetrando ter escrito um vigoroso mail privado a uma das “nossas” deputadas eleitas por Leiria pedindo-lhe que «metessem algum juízo» na cabeça do “líder”. (Se assim tivesse acontecido, teria rasgado o meu cartão de trinta e tal anos – e, claro, não viria mal ao mundo nem ao PS se o tivesse feito…) E depois, lá se continuou a «dar-lhe o benefício da dúvida» mas sempre na expectativa de um rasgão, um abanão por parte do secretário-geral! Que nunca aconteceu.

Agora que, extemporaneamente ou não, o abanão veio de fora e as perspectivas são diferentes (melhores, bem melhores) para o partido e para o país, o secretário-geral não foi capaz de exibir a rectidão de carácter que eu acreditava que ele teria e mostrar o espírito democrático que é – ou deveria ser – apanágio de um partido como o PS abrindo caminho para uma escolha livre (pois não foi o que ele repetidamente pediu ao presidente da República para fazer em relação ao “governo”?).

Posso tentar fazer um esforço para compreender as razões que o levam a uma atitude destas. Agora o que eu não consigo nem quero tolerar é que, num ato de desespero desdenhoso e estúpido, venha agora (finalmente “de cara destapada”) mostrar todo o “desamor” (não ia dizer “ódio”!) que sempre sentiu pelo primeiro-ministro anterior e depois de saber como foi difícil e forçado aquele momento, dizer que «nunca teria assinado aquele memorando de 2011»!

(retirado do facebook)

13 comentários:

  1. ~
    ~ ~ Como o boneco mostra, AJS é, acima de tudo, de uma chocante imaturidade e,
    ~ lembro-me bem, foi esta a primeira impressão intuitiva que dele tive.

    ~ ~ Agora deu-lhe para golpes baixos!

    ~ ~ Não há uma alma caridosa que o ensine a portar-se com a conveniente dignidade.
    ~ Uma lástima!!

    ~ ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  2. Seguro é muito má rês. Ano passado, em Monfortinho, conheci uma pessoa que o conhece desde miúdo. O que me contou, só veio confirmar aquilo que sempre suspeitei. É um oportunista sem carácter. Vai destruir o PS e continuará, como os amigos Coelho e Relvas a dormir de consciência tranquila.

    ResponderEliminar
  3. ~
    ~ Carlos.

    ~ "Destruir o PS", é uma força de expressão demasiado forte!

    ~ ~ ~ Bom fim de semana. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  4. Desabafos (seus)à parte, acho que a Angela só saltará se ouvir chiar
    contra o tal Tratado, o resto é luta doméstica e crises existenciais... só isso, não mais!

    A propósito, Cavaco convocou o Conselho de Estado

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente são estes os políticos que temos.
    Um partido tão grande como o PS, há muito que tem problemas de liderança, isso está a pagar-se caro.

    ResponderEliminar
  6. Renegar o passado é muito feio e reflexo de mau carácter!
    Foi fácil ficar sentado lá atrás à espera que o poder lhe caísse no colo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. ~
    ~ ~ Rogério tem razão quando diz que este problema da liderança do PS,
    ~ é um problema irrelavante, acidental, de percurso.

    ~ ~ O tópico preferido dos media sensacionalistas que exacerbam a questão,
    ~ ora para denegrir o PS, ora para terem o prazer de manipular as opiniões
    ~ a seu contento, ora para deitarem lenha para a fogueira, porque enquanto
    ~ ela dura, andam ocupados com um trabalho de intrigas que os entusiasmam
    ~ e muito os diverte.

    ~ ~ ~ Bom fim de semana. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  8. De cara destapada e muito bem, Graça.
    Em todo o caso, neste momento tenho de Seguro uma imagem bem mais negra do que a que transparece do "post". Tão negra que, caso ele não seja posto a andar pelos militantes e simpatizantes do PS (categoria esta onde me incluo)e enquanto ele for lider do partido, o PS não contará com o meu voto.
    À luz do que se conhece hoje de tão mediocre figurante custa a crer que os militantes do PS o tenham eleito para líder. Medíocre e não só.

    ResponderEliminar
  9. Francisco, não conta com o seu voto nem com o de muita gente. E este Seguro não percebe ou não aceita isso!!

    Parece-me impossível!

    ResponderEliminar
  10. Seguro é pior do Passos e isso , realmente, não esperava - embora nunca me tivesse iludido coom ele.

    E agora acho inconcebível que recuse no Partido o que exige no país : eleições livres . E, para cúmulo, invente umas primárias não contempladas nos Estatutos, que tanto invoca, para um lugar que não existe.

    Parece-me , porém, que Costa não deveria ter aceite isto e que deve explicar claramente o que pretende fazer se e quando for Primeiro-Ministro.

    Como é possível que só agora venha Seguro dizer que tem andado a defender o que não acredita? Que confiança se pode ter nesta criatura?

    Se, porventura, continuar à frente do PS, não terá o meu voto nunca!!

    Sócrates fez asneiras? Fez, mas também foi vítima de uma campanha suja de Relvas e adjuntos , para quem tudo vale , pois não têm nem vergonha nem moral!Além disso, tentou tudo para a Troika não entrar enquanto Passos e Portas entoavam loas à intervenção estrangeira - e agora tudo piorou e o reformado de Boliqueime , cujo sentido de Estado é nulo, humilha o país dizendo ao Presidente alemão que Portugal aprendeu a lição!

    RAIOS OS PARTAM!!

    Peço desculpa pelo tamanho e pela expressão final, Graça.

    Fica bem

    ResponderEliminar
  11. Ao contrário de ti, não tenho partido há mais de 30 anos - na adolescência estive filiada no CDS,o que hoje em dia ainda me envergonha. Note-se, porém, que continuo a ter grande admiração por Freitas do Amaral, que muitos têm criticado por agora "ser de esquerda". (no meu entender, os partidos é que têm andado tanto para a direita, que o CDS de então é quase o PS de hoje).

    E com o PS de hoje, liderado por Seguro, também não me entendo: nos últimos 3 anos as críticas feitas ao governo têm sido demasiado frouxas e, muitas das vezes, só depois de todos terem criticado, parecendo que Seguro anda ao ralentie. E como costumo ter boa memória,lembro-me bem de uma entrevista ao "Expresso",com aquele seu ar de Calimero, que o que queria agora era ser deputado europeu e logo ali... não gostei do seu oportunismo! Mas foi, se bem que não tivesse feito lá nada que se tenha traduzido num rasgo de génio...

    Bom, mas como disse, não tenho partido,pelo que voto no que me parece mais adequado (ou menos mau) no momento. E de uma coisa estou certa: num gajo que utiliza estes subterfúgios pouco democráticos para se manter no poder, não voto! Mas sou capaz de votar em António Costa, que me parece bastante mais sensato! Agora é óbvio que o PS é que tem de decidir quem escolhe como lider. Pessoalmente, tenho tão má impressão de Seguro, que me parece capaz de prejudicar o próprio partido para se manter no poder... E com gente colada à cadeira, não consigo simpatizar!

    Enfim, espero que o teu partido escolha bem! :)

    Uma grande beijoca!

    ResponderEliminar