sexta-feira, 13 de abril de 2012

Uma festa!


A propósito do excelente esclarecimento que a ex ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues – aquela que conseguiu pôr os professores aos berros na rua só porque os quis avaliar – prestou na Assembleia da República sobre as obras realizadas em muitas das Escolas Secundárias deste país, o meu já muito citado cronista Ferreira Fernandes escreveu ontem assim:

 
Ponto prévio: sim, é uma festa

«Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação, foi ao Parlamento defender a empresa pública Parque Escolar que geriu um programa de obras nas escolas, e deste disse: "Foi uma festa." Fico-me por essas palavras. Aliás, não estou sozinho, o deputado Sérgio Azevedo escreveu no seu blogue o seguinte: "Maria de Lurdes Rodrigues acaba de afirmar na Comissão Parlamentar de Educação, a propósito do desvario da Parque Escolar, que foi 'uma verdadeira festa para arquitetos e construtores'." O deputado poderia ter inventado frase ainda com maior acinte: "Ela disse que foi uma festa para patos bravos." Mas a ex-ministra, de facto, disse: "Uma festa para as escolas, para os alunos, para a arquitetura, para a engenharia, para o emprego e para a economia." Ou, em outro momento da audição: "[...] uma festa para o País." Chicanas iguais à do deputado foram muito repetidas ontem, com esse nosso jeito para agarrar palavras dos outros e insultá-las. É o que eu venho fazer aqui, pela metade: agarrar palavras. E depois dizer que num país onde os particulares gastam em jantes de liga leve o que não gastam em livros e os públicos fazem da paixão pela educação um mero slogan, num país pobre com bancos ranhosos que oferecem juros de 136 por cento ao ano, reconstruir escolas é uma festa. É uma festa. Sim, é uma festa. Dito isto - não, ainda quero insistir: reconstruir escolas é uma festa -, dito isto, passemos aos candeeiros de Siza Vieira.»

 
Ah e já agora e também a propósito, deixem-me que vos mostre o automóvel (140 mil euros) que o “nosso” PM encomendou para seu uso diário só para não usar o que o seu antecessor tinha comprado em Maio de 2011 – podia ter alguma coisa que se lhe pegasse, sei lá! (Tomaria ele!)



Não, não é Siza Vieira! É mesmo Mercedes, classe não sei qual!

8 comentários:

  1. A deputada Gabriela Canavilhas desmontou ontem ou anteontem num canal da TV a tal frase e fê-lo muito bem - ouvi-a em directo.
    Maria de Lurdes Rodrigues limitou-se a responder à expressão usada por um deputado da maioria que, esse sim, é que disse em 1º lugar:
    Foi uma festa!
    E depois o que a ex-ministra disse foi descontextualizado e deu origem a este Carnaval!
    Haja paciência!



    Abraço

    ResponderEliminar
  2. ... e pelo andar da carruagem...(ops do carrão...) foi uma festa de arromba!!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  3. Não percebo nada de política e de carros ainda menos.
    Não serão demasiados cavalos?
    Parece-me...

    ResponderEliminar
  4. Gosto do carrão mas não me servia de nada, não opoderia sustentar, já me vojo grega para me desenrascar.
    Bom fim de semana querida

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  5. Bom gosto em carros!
    O senhor parece que esta a gozar alguem...
    Ab raco

    ResponderEliminar
  6. As escolas que foram intervencionadas pelo Parque Escolar estavam quase todas a cair de podres, a intervenção foi do agrado de professores, alunos e pais. Se foi festa, foi realmente no bom sentido, que ainda deu emprego a muita gente na construção civil.

    Calculo que como em todas as obras tenha havido alguns derrapanços de orçamento. Mas quer dizer, antes esses para o bem comum, que para o carrão XPTO do PM, de ministros ou gentalha do género, não é? Cambada!

    Beijocas!

    ResponderEliminar