segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prendas lá em casa



Há muitos anos que a Consoada é cá em casa. As filhas casaram e trouxeram os maridos e depois vieram as crianças. Por vezes juntam-se os sobrinhos e os cunhados aqui vizinhos e a mãe do meu marido. Durante o dia juntamo-nos na cozinha e cada uma de nós faz os seus cozinhados habituais: o arroz doce, a mousse de chocolate e o salame de chocolate, o pudim de claras, o bolo inglês, a tarte de maçã, a tarte de amêndoa, as brisas e depois o prato de bacalhau e outro prato de carne para os que não gostam de comer bacalhau.

Depois do jantar, costumamos distribuir e abrir as prendas o que é sempre a maior confusão com a troca das prendas, com o rasgar dos papeis, com o burburinho dos miúdos.

No ano passado, as prendas eram mais que muitas.





Este ano foram muito menos!



A minha gata Branquinha continua, ano após ano, com a impressão que ela própria é uma prenda...

No próximo ano ... serão talvez menos, mercê dos cortes que diariamente se abatem sobre os nossos proventos e sobre a nossa alegria de viver. Mas ao pensar naquele amigo que, tão divertido, festejou o último Natal connosco e neste já não se encontra entre nós, ou naquela querida amiga de infância que, na tarde de 24, me disse com muita naturalidade: "... cá vou resistindo a ver se passo este Natal, porque no próximo já cá não estou...", mesmo que seja sem qualquer prenda, se conseguirmos juntar-nos todos de novo no 24 do próximo Dezembro, será mesmo muito bom.

Continuação de Boas Festas!


14 comentários:

  1. Este ano a inovação esteve na abertura das prendas no domingo depois do pequeno almoço com todos em pijama!
    O D. foi o recordista das prendas sem perceber o que se passava mas sempre foi dando umas risadas!:-))
    A noite de Natal foi muito atribulada... :-((
    O nosso amigo que partiu há dias era sempre o mais animado do grupo!
    Quantos cá estaremos para o próximo?! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Em minha casa as prendas não vão para a base da árvore. O Pai Natal faz questão de entrar na sala, cansadíssimo, com o saco às costas, porque há um neto de 2 anos e 3 de 8, dos quais uma delas ainda "acredita no Pai Natal" ! :)))
    Depois das prendas distribuidas ninguém as abre até todas distribuidas e a sequência de aberturas vai do mais novo para o mais velho, com toda a atenção, ordem e comentários! :)))
    .

    ResponderEliminar
  3. Uma grande verdade, Carol. As prendas são o menos importante do Natal. A maior tristeza é já não o poder festejar, ou não ter com quem o festejar.
    Um 2012 o melhor possível, é o que lhe desejo.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Carol, as prendas são de somenos importância, quando em causa está a presença e a saúde daqueles que amamos!

    Ia perguntar se o bichano também era prendinha quando vi as fotografias, mas já respondeste no texto! :)

    ResponderEliminar
  5. Carol,
    As prendas somos nós próprios! Que estejemos todos por aqui para o ano para desejarmos as Boas Festas uns aos outros.
    A falta de um amigo, de um familiar é sempre mais sentida nesta altura, é verdade.
    Continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  6. "As filhas casaram e trouxeram os maridos e depois vieram as crianças. Por vezes juntam-se os sobrinhos e os cunhados aqui vizinhos e a mãe do meu marido..."

    Prendas? Para quê?

    Continuação de Boas Festas

    ResponderEliminar
  7. Estou a ver que ninguém quer a gata, ou então alguém a voltou a dar! Coragem, Carol, pois coisa que não nos podem tirar é a esperança! Beijoca!

    ResponderEliminar
  8. Há muita semelhança entre a sua árvore e a disposição das prendas na árvore que estava em casa do meu filho... a emoção de abrir as prendas é maior quando a Maria João , minha neta , o fez...Fez 15 meses dia 6 , mas , como nasceu mal no hosp. de S. João e foi para a hipotermia induzida no hosp. de Santa Maria em Lisboa , onde passou 4o dias, qualquer gesto , graça, avanço é para nós uma benção.M.A.A.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida, ter saúde e quem se quer bem ao pé...é a melhor prenda!

    Pensei que a Branquinha(linda !) julçgasse que era ela a brir as prendas, rrss

    Um bom 2o12 para ti e quem desejares, linda

    ResponderEliminar
  10. Elas vão diminuindo.

    Há dois anos que diminuíram tanto que a mesa de rectangular passou a quadrada.

    Houve poupança mas de afectos, o que me fazem muita falta.

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. As prendas dão, de facto, um ar de festa e de alegria ao Natal, mas essa é uma alegria efémera... São os vínculos familiares que nos dão a felicidade/segurança duradoira de que precisamos, de que as nossas crianças precisam.
    A gatinha é de todas, a "prenda" mais bonita.

    Um beijo

    BOM ANO para toda a família.

    L.B.

    ResponderEliminar
  12. Sim, melhor que as prendas são as pessoas e talvez a "crise" tenha o mérito de nos (re)lembrar isso!

    ResponderEliminar
  13. Carol
    De todas as prendas gostei imenso da tua gatinha, não tivesse eu sete gatos, não me importava nadinha de ter mais uma,rss

    Pois é Carol não existe prenda melhor que a presença daqueles que amamos, essa á a melhor prenda na minha vida que quero continuar a ter durante todo o ano e se possivel muitos anos, nada melhor como ouvir minhas filhotas e os meus netos dizerem-me "amo-te tanto pa xempe", frase que lhes transmiti ainda muito pequeninas e que passou para os netos.
    Outros que gostaria de ter já partiram muito jovens, todos os dias os recordo e choro, as suas ausências aumenta a minha saudade.

    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  14. Os presentes (prendas) de Natal são o de menos. Bonito mesmo é ver a família e os amigos queridos reunidos, assim como acontece em tua casa. E aquela gatinha linda em frente a árvore de Natal é de uma preciosidade ímpar, não tem preço.
    Bjs

    ResponderEliminar